Projeto bora t 2006
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caros amigos, estou comprando o que falta para poder parar o carro e montar o kit e me surgiram algumas duvidas.
nao queria espirro, mas o cara da spa disse que pelo fato do meu carro ter maf, nao posso colocar uma prioridade normal ( espirro ) e nem a sem espirro, que teria que colocar uma bov ( blow of de pistao ). bom, para colocar a bov deles, eu prefiro colocar uma igual a do ka ( da folego ) ou da ancona como o proprio ka me disse nao me lembro a razao. primeiro pq acredito que essas da ancona/folego conseguem descarregar os gases com muito mais eficiencia do que a da spa que acredito ser pekena perto dessas outras, e segundo, alguem pode me explicar qual o problema que o maf tem com essas valvulasó me falaram que essas bov grandes tem que ficar 100% vedadas para nao dar problema.
outra duvida é quanto a pressao de oleo, instalei os manometros de pressao de fuel e oleo, e me preocupei qdo esses dias parei na garagem la de casa e vi que em marcha lenta a pressao de oleo vai pra 1.3kg mais ou menos.. e lembrei do topico do zoega que falava que a pressa, em marcha lenta tem que ser no minimo de 2kg. e agora? o que fazer?
outro detalhe é da turbina, nao vou mais comprar agora, pois como tem esse monte de feriados em abril, só vou poder parar o carro pra turbar ( se comprar o resto das coisas ) em meados de maio, e nao to a fim de perder esses meszinho de garantia.
abs
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a sua presão de óleo em lenta com o carro quente tá boa…
o problema dos carros q tám maf é q a turbina tem que descarregar o ar após o maf, senão dá problema (o maf lá um fluxo de ar e entra no motor menos q o maf leu, a mistura engorda demais e o carro engasga)
portanto, use qualquer válvula de prioridade q dá pra colocar uma mangueira na sa?da dela ligando col algum lugar antes da turbina mas depois do maf...
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a sua presão de óleo em lenta com o carro quente tá boa…
o problema dos carros q tám maf é q a turbina tem que descarregar o ar após o maf, senão dá problema (o maf lá um fluxo de ar e entra no motor menos q o maf leu, a mistura engorda demais e o carro engasga)
portanto, use qualquer válvula de prioridade q dá pra colocar uma mangueira na sa?da dela ligando col algum lugar antes da turbina mas depois do maf...
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no caso, teria que ser antes do maff, pra ele naum contabilizar uma quantidade de ar que passou e naum será utilizada….
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no caso, teria que ser antes do maff, pra ele naum contabilizar uma quantidade de ar que passou e naum será utilizada….
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se o ar sair antes do maf ele ler? 2x a mesma quantidade de ar, e engordar? ainda mais a mistura…
tem q ser depois do maf mas antes da turbina...
aquela fluxo de ar q o maf leu tem q ir para o motor, mesmo q demore um pouco mais q o previsto, senão a mistura engorda e o carro engasga...se ele ler 1x, aquele ar q passar por ele de novo na descarga da prioridade e ir para o motor, ele ler? um fluxo e ar 2x maior do que foi para o motor naquele determinado tempo e vai mandar mais combustável pra queimar todo aquele ar q o sensor acha q foi para o motor, sendo que foi metade daquilo...
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se o ar sair antes do maf ele ler? 2x a mesma quantidade de ar, e engordar? ainda mais a mistura…
tem q ser depois do maf mas antes da turbina...
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explica melhor isso ai….
talvez, só se ele utilizar prioridade com sistema de retorno do ar que sai por ela
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pensa comigo
ele tá acelerando e a turbina puxando o ar, o maf fica no meio do caminho entre o filtro de ar e a boca da turbina…
ele acelerando e o ar passando pelo maf, ele vai fazer uma leitura x de fluxo de ar e a central, utilizando outros par?metros, sabe q tá indo um volume x de ar pra dentro do motor, assim, ela já sabe quanto cada bico vai ter q pulsar para alimentar o motor...
na hora q ele tirar o po, a prioridade abre e joga um bom volume de ar pra fora da pressurização, com isso, aquela leitura x de fluxo (e por consequência, de volume) será muito maior que o fluxo de ar assim q ele pisar no acelerador de novo, já q a pressurização perdeu um bom volume de ar na descarga da prioridade...
se a válvula de prioridade, ou blow off ou o que quer que seja, descarregar todo esse volume de ar depois do maf, mas antes da boca da turbina, a leitura x do maf não será invólida, já que todo o volume q o a central leu antes ainda continua entre o maf e o coletor, que é o q a central espera...
se a válvula descarregar antes do maf, o sensor registrar? um fluxo de ar que já foi registrado antes, assim, a central vai entender que tem muito mais ar do q efetivamente h? entre o sensor e o coletor, assim, vai aumentar tempo de injeção e vai engordar ainda mais a mistura, piorando a falhadeira...
se alguém q tem carro turbo e maf quiser testar e relatar o que aconteceu pra nés será uma boa...
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pensa comigo
ele tá acelerando e a turbina puxando o ar, o maf fica no meio do caminho entre o filtro de ar e a boca da turbina…
ele acelerando e o ar passando pelo maf, ele vai fazer uma leitura x de fluxo de ar e a central, utilizando outros par?metros, sabe q tá indo um volume x de ar pra dentro do motor, assim, ela já sabe quanto cada bico vai ter q pulsar para alimentar o motor...
na hora q ele tirar o po, a prioridade abre e joga um bom volume de ar pra fora da pressurização, com isso, aquela leitura x de fluxo (e por consequência, de volume) será muito maior que o fluxo de ar assim q ele pisar no acelerador de novo, já q a pressurização perdeu um bom volume de ar na descarga da prioridade...
se a válvula de prioridade, ou blow off ou o que quer que seja, descarregar todo esse volume de ar depois do maf, mas antes da boca da turbina, a leitura x do maf não será invólida, já que todo o volume q o a central leu antes ainda continua entre o maf e o coletor, que é o q a central espera...
se a válvula descarregar antes do maf, o sensor registrar? um fluxo de ar que já foi registrado antes, assim, a central vai entender que tem muito mais ar do q efetivamente h? entre o sensor e o coletor, assim, vai aumentar tempo de injeção e vai engordar ainda mais a mistura, piorando a falhadeira...
se alguém q tem carro turbo e maf quiser testar e relatar o que aconteceu pra nés será uma boa...
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bom, eu ainda acho que seria melhor o maf na presurização, pra ele já ler o fluxo com a devida temperatura e afins, e a prioridade antes dele…...
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bom, eu ainda acho que seria melhor o maf na presurização, pra ele já ler o fluxo com a devida temperatura e afins, e a prioridade antes dele…...
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? uma opção…
mas eu não sei se o maf segura a onda legal trabanhando sob pressão ...hehehe
ainda mais pq o q o clega tem em mente não é nada modesto...
a? já q o carro vai ter prioridade q funciona calada, deixa o maf trabalhando de acordo com o previsto pelo fabricante e ele compra uma blow-off e puxa uma mangueira dela e coloca entre o maf e a boca da turbina...
mas vc entendeu a explicação?
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? uma opção…
mas eu não sei se o maf segura a onda legal trabanhando sob pressão ...hehehe
ainda mais pq o q o clega tem em mente não é nada modesto...
a? já q o carro vai ter prioridade q funciona calada, deixa o maf trabalhando de acordo com o previsto pelo fabricante e ele compra uma blow-off e puxa uma mangueira dela e coloca entre o maf e a boca da turbina...
mas vc entendeu a explicação?
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entendi, só postei no caso uma outra opção…....hehehehehehehe
mas a principio, os dois modos funcionam né? hehehe
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quarteto, entao tanto com a prioridade sem espirro como uma blow of tipo folego teriam que ter suas saidas de ar depois do maf e antes da turbina, seja a liga?ao original da prioridade sem espirro, seja a adapta?ao na corneta das blow of, é isso?
pergunto: nao sei se todos ja viram a prioridade sem espirro da spa ( só vi essa ), mas acho que ela nao da conta de aliviar todo o ar que essa minha turbina estará empurrando nao… acho que vai freiar o rotor... to mais inclinado a por essas blow of da vida e adaptar uma mangueira na corneta e ligar na admissao depois do maf.
o que acham?
abs
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exato, gili….
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vlw cara.. agora, de maior, falta comprar:
turbina: a principio a biagio na dnt com setup
wastgate da spa, modelo compact
prioridade sem espirro da spa ou blow off da ancona para adaptar a corneta na admissao de volta.
abs
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nao sei se vou de blow off da ancona ou da folego ( r$ 250,00 ), como o caio disse que usa a da folego e que tem mais vazao que as outras… acho que vou de folego mesmo.
caio, qual era akele eskema da mola mesmo? tem que pedir com a mola mais mole um pouco?
abs
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então, pra ligar uma mangueira que leve o som da descarga pro filtro, seria melhor a da ancona por ter a corneta parafusada. pra rendimento (mais descarga), a da folego tem o bocal muito maior.
a mola da minha veio dura, mas achei (com o tempo) q ficou bom assim.
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então, pra ligar uma mangueira que leve o som da descarga pro filtro, seria melhor a da ancona por ter a corneta parafusada. pra rendimento (mais descarga), a da folego tem o bocal muito maior.
a mola da minha veio dura, mas achei (com o tempo) q ficou bom assim.
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cara, andei hoje num astra de um amigo que tem essa bov da ancona, sinceramente eskeci de ver essa parada da corneta parafusada, mas fiquei bolado com a vazao de ar que tem essas valvulas, o carro parado e acelerando com a mao no cabo, saia muito ar.
bom, tbm me chamou aten?ao o pouco barulho que ela faz, se bem que ele ta com 0,6 bar só… mas é muito baixo mesmo, bem akilo que vc tinha falado.
a ideia da mangueira acho que vou deixar pra la, ate porque o unico espaço que vimos pra valvula é perto do intercooler, bem longe do filtro de ar para ligar a mangueira e a corneta é bem grande para fazer isso, alem de que o barulho é muito sussegado.. relax total,... principalmente quando nao se quiser fazer barulho.
bom, mais um detalhe resolvido. blow off da folego inside hehehe
abs