Igni?
-
eu chamo de state-of-art da preparação.
não é pq vc não sabe como funciona nem pq nunca experimentou que é perfumaria .
funciona sem? funciona. mas como já dizia o ditado: o diabo são os detalhes .
em carros fortemente preparados, da uma boa diferença sim. mas não estou aqui pra catequizar ninguem, cada um acredita no que quer.
abraços.
[snapback]287697[/snapback]
nao é q eu nao saiba como funciona e nem muito menos tenha experimentado…
mas os detalhes realmente fazem a diferença, tbem nao to querendo forçar ninguem a aceitar é força o q eu digo, estou apenas dando a minha opinião...
o problema é q existem muitos detalhes q ?s vezes nao sao o primordial de um determinado produto com tem sido postas as multicentelhas aqui... como se fossem o grande trufo da msd, mas isso, nem de longe...
-
olha, eu acho a ideia boa apenas se usada com uma bobina preparada pra isso.
as bobinas originalmente indutivas não são preparadas para descargas capacitivas.
teve um kra que apareceu num outro forum bem conhecido, que teve a bobina derretida por esse módulo do cm.
no modulo que eu estou desenvolvendo, estou pensando em coloca um ajuste do tempo de indução da bobina, assim se poderia variar a potencia da faisca, mas o problema é que quando se altera o tempo de indução, se altera o ponto tambem. se aumentando o tempo de indução, a faisca só ocorre quando a indução é interrompida, entao quando maior a indução, mais atrasada a faisca… bom, vou testar na pratica, ai ver se vale a pena.
digo isso pois apenas se aumentar a indução de 2ms que é o normal em uma injecao moderna, pra 2.5, se terá uma faisca mais forte, nao tanto quanto uma capacitiva, e vale lembrar que a janela entre cada faisca, em uma bobina simples (ap por exemplo) em um motor a 7000 rpm é de 4,28 ms
o fogo é que se 4,28ms equivalem a 180 graus do virabrequim a 7000 rpm, 0.5ms equivalem a 20 graus. entao pra aumentar a indução 0.5ms (25% a mais) se atrasaria o ponto em 20 graus...
-
coisa que eu não consigo entender:
- porque dizem que msd não serve pra nada e ao mesmo tempo ele é usado pela maioria de carros preparados fortes mundo afora é são todos burros gastando dinheiro atéa ?
sinceramente fico impressionado as vezes com o ceticismo de alguns daqui … contestar é fácil, mas provar a contestação ...
-
olha, eu acho a ideia boa apenas se usada com uma bobina preparada pra isso.
as bobinas originalmente indutivas não são preparadas para descargas capacitivas.
teve um kra que apareceu num outro forum bem conhecido, que teve a bobina derretida por esse módulo do cm.
no modulo que eu estou desenvolvendo, estou pensando em coloca um ajuste do tempo de indução da bobina, assim se poderia variar a potencia da faisca, mas o problema é que quando se altera o tempo de indução, se altera o ponto tambem. se aumentando o tempo de indução, a faisca só ocorre quando a indução é interrompida, entao quando maior a indução, mais atrasada a faisca… bom, vou testar na pratica, ai ver se vale a pena.
digo isso pois apenas se aumentar a indução de 2ms que é o normal em uma injecao moderna, pra 2.5, se terá uma faisca mais forte, nao tanto quanto uma capacitiva, e vale lembrar que a janela entre cada faisca, em uma bobina simples (ap por exemplo) em um motor a 7000 rpm é de 4,28 ms
o fogo é que se 4,28ms equivalem a 180 graus do virabrequim a 7000 rpm, 0.5ms equivalem a 20 graus. entao pra aumentar a indução 0.5ms (25% a mais) se atrasaria o ponto em 20 graus...
[snapback]287720[/snapback]
por isso que:
1- injeções tem o dwell mapeado por giro e carga, se não tem carga num precisa de dweel grande…e se tem giro mais elevado tem que compensar
2- tem muito xipeiro (com x mesmo) que faz a enorme cagada de mexer na curva de dwell achando que é de ponto parcializado...já imagina a cagada que ele faz né ?
-
nao é bem assim, é q se pode agregar valor a um determinado produto utilizando-se de certos artificios que podem ate nao trazer muitos beneficios, mas q aumentam a qualidades de um produto, eu costumo chamar de perfumaria …
[snapback]287687[/snapback]
não fui mto claro. o que entendi pela resposta do leo é q msd em geral não serve pra nada. tb gostaria de saber o pq q os carros gringos preparados até o talo usam sistemas assim. sera q la fora só tem isso pra vender?
eu chamo de state-of-art da preparação.
não é pq vc não sabe como funciona nem pq nunca experimentou que é perfumaria .
funciona sem? funciona. mas como já dizia o ditado: o diabo são os detalhes .
em carros fortemente preparados, da uma boa diferença sim. mas não estou aqui pra catequizar ninguem, cada um acredita no que quer.
abraços.
[snapback]287697[/snapback]
claro, de grão em grão a galinha enche o papo. nesses detalhes é que se consegue alguns pocot?s a mais, que fazem uma grande diferença…
isso…
perfumaria sim... americano adora uma novidade pra poder fazer propaganda em cima… e se for algo patenteado, melhor ainda, vai virar a unica coisa que presta no mundo..
eh que nem shopping… se tem um que tem musica ao vivo na praca da alimentacao e outro nao, o que tem logico que eh melhor na visao dos senhores de marketing...
adivinha pra qual shopping eu vou
[snapback]287700[/snapback]
ixi, nem me fala…e tb tem muito brasileiro q tb gosta de ser iludido...basta ver alguns kits vendidos la fora como sendo a oitava maravilha do mundo.
tenho um video de dois carros acelerando, dois vws 1.8t, só q um com kit da apr stage 3+++ x um outro, com kit q o cara mesmo montou em casa. sem chance pro carro com o car?ssimo apr...
-
coisa que eu não consigo entender:
- porque dizem que msd não serve pra nada e ao mesmo tempo ele é usado pela maioria de carros preparados fortes mundo afora é são todos burros gastando dinheiro atéa ?
sinceramente fico impressionado as vezes com o ceticismo de alguns daqui … contestar é fácil, mas provar a contestação ...
[snapback]287915[/snapback]
no resto do mundo, o pessoal tem muito dinheiro. já os tupiniquins não são tão bem assim de grana e recorrem ao que já é bem conhecido em nossa terra: jeitinho brasileiro.
nessa tentativa de dar jeito nas coisas faz o pessoal pensar, indagar, buscar e trazer a teoria a prática.
-
não cleber.
wasted park significa fa?sca perdida. é um sistema muito usado nos carros mais moderos que contam com bobina dupla. cada metade da bobina fica responsável por dar energia para metade dos cilindros. num carro 4 cilindros, cada metade dessa bobina vai dar fa?sca pra dois cilindros alternadamente.
mas na hora da ignição, essas duas metades mandam energia pra vela. ou seja, uma fa?sca vai ocorrer no cilindro certo, enquanto a outra vai ocorrer num cilindro que esteja em outra parte do ciclo, não fazendo efeito algum. por isso o nome fa?sca perdida.
já o sistema de m?ltiplas fa?scas, faz disparar vêrias fa?scas no mesmo ciclo. quando chega no ponto de dar a fa?sca, ela é liberada e em seguida é disparada mais algumas fa?scas até que o pistão alcance o pms. caso a primeira fa?sca ocorra de maneira satisfatéria, ?timo. porém, muitas vezes essa faisca pode não acontecer, mas com o sistema de m?ltipla centelha pode ser que a fa?sca seguinte ocorra, se não a seguinte. isso minimiza a probabilidade de que alguma fa?sca falhe.
[snapback]287618[/snapback]
hehehe valeu streit, ja me esclareceu 2 coisas aqui…
voltando aos modulos, o pessoal ai ta bem dividido....msd vs original vs cm, esse topico so me deixou com + duvidas ahhuahuahu
-
no resto do mundo, o pessoal tem muito dinheiro. já os tupiniquins não são tão bem assim de grana e recorrem ao que já é bem conhecido em nossa terra: jeitinho brasileiro.
nessa tentativa de dar jeito nas coisas faz o pessoal pensar, indagar, buscar e trazer a teoria a prática.
[snapback]288119[/snapback]
nesse caso o jeitinho brasileiro consegue ser melhor que um modulo que é usado por todos, tido como um dos melhores?
falar que é melhor é embassado.
-
será que dá para ter uma idéia de comparação de um módulo para outro usando só um alicate amper?metro no negativo da bobina? ou o tempo de carga dela é curto demais para se medir a corrente dessa forma? ou ainda medir só a corrente é pouco para se comparar um módulo com o outro?
-
[snapback]288119[/snapback]
até aí tudo bem. o jeitinho de vez em quando realmente faz milagres. porém, simplesmente dizer que um produto como o msd que é utilizado por milhares de carros fortes ao redor do mundo não serve pra nada soa extremamente exagerado.
-
não fui mto claro. o que entendi pela resposta do leo é q msd em geral não serve pra nada. tb gostaria de saber o pq q os carros gringos preparados até o talo usam sistemas assim. sera q la fora só tem isso pra vender?
ka,
não disse que msd não serve pra nada
eu disse que se o seu motor estiver em ordem sem nenhum problema no seu sistema de ignição e ajustar o ponto e a mistura com o sistema original e com msd vai encontrar os mesmo resultados
um sistema msd é util para motores modificados o bastante que o sistema de ignição original não atende aos requisitos de centelha
pode não paracer mas são duas coisas bem diferentes
vender a ideia que um msd vai promover ganho de potencia num motor qualquer é pura enganação
comparar um kit da apr com um modelo artesanal é o mesmo que comparar um porsche bi-turbo original x um porsche feito para competição pela porsche motorsport, brincadeira neh
-
ka,
não disse que msd não serve pra nada
eu disse que se o seu motor estiver em ordem sem nenhum problema no seu sistema de ignição e ajustar o ponto e a mistura com o sistema original e com msd vai encontrar os mesmo resultados
um sistema msd é util para motores modificados o bastante que o sistema de ignição original não atende aos requisitos de centelha
pode não paracer mas são duas coisas bem diferentes
vender a ideia que um msd vai promover ganho de potencia num motor qualquer é pura enganação
comparar um kit da apr com um modelo artesanal é o mesmo que comparar um porsche bi-turbo original x um porsche feito para competição pela porsche motorsport, brincadeira neh
[snapback]288230[/snapback]
aaaahhh sim leo, agora vc chegou ao ponto. ai sim, simplesmente trocar um sistema original que esta dando conta do recado num motor tb original, ao meu ver não é negócio.
qto ao apr x tabajara gringo hehehe pow, o que o cara gastou no apr dava pra comprar quase dois do que o cara do outro carro (um gti) gastou no kit q ele mesmo selecionou.
-
um módulo como o cm em carro original pelo que dizem pelo menos economia de combustivel faz diferença. já li e ouvi tanta gente falando que abria um carro, agora abre 3, num é possivel ser psicol?gico.
-
aaaahhh sim leo, agora vc chegou ao ponto. ai sim, simplesmente trocar um sistema original que esta dando conta do recado num motor tb original, ao meu ver não é negócio.
qto ao apr x tabajara gringo hehehe pow, o que o cara gastou no apr dava pra comprar quase dois do que o cara do outro carro (um gti) gastou no kit q ele mesmo selecionou.
[snapback]288234[/snapback]
desculpe ter que escrever dessa maneira … mas a nao ser que o cara ja tivesse todo o material e o know-how pra montar as coisas o custo de fazer artesanal foi mto superior... mao de obra no exterior eh incrivelmente cara caio sorte a nossa que um trampo com solda plasma, pra um coletor por exemplo, nao eh tao caro dessa maneira eh possivel agente montar as coisas artesanais e ter um desempenho melhor do que em producao em massa (fds passado tava conversando c/ o diretor d eng. da opel na europa e asia sobre producao em massa x qualidade)... soh que soh tem um detalhe, o que agente faz eh totalmente novo, pode nao dar certo, ou pode durar menos, ou mais, do que um produto feito em serie cuja performance jah foi testada.
qnto aos kits prontos ... que vc acha desse turbo é grande ou pekeno pro 1.8 20v tá
abs
-
desculpe ter que escrever dessa maneira … mas a nao ser que o cara ja tivesse todo o material e o know-how pra montar as coisas o custo de fazer artesanal foi mto superior... mao de obra no exterior eh incrivelmente cara caio sorte a nossa que um trampo com solda plasma, pra um coletor por exemplo, nao eh tao caro dessa maneira eh possivel agente montar as coisas artesanais e ter um desempenho melhor do que em producao em massa (fds passado tava conversando c/ o diretor d eng. da opel na europa e asia sobre producao em massa x qualidade)... soh que soh tem um detalhe, o que agente faz eh totalmente novo, pode nao dar certo, ou pode durar menos, ou mais, do que um produto feito em serie cuja performance jah foi testada.
qnto aos kits prontos ... que vc acha desse turbo é grande ou pekeno pro 1.8 20v tá
abs
[snapback]288290[/snapback]
pois é daniel, vc mesmo sabe q os apr são caros mesmo la fora, e pra alguem montar algo individual pra ficar mais forte não precisa gastar o mesmo do q se gasta comprando um kit deles. ja viu os kits da spa pra exportação? coisa de 6/7 mil reais. se vc mesmo montar um kit em casa sai muito menos e com mais cavalaria.
qto a esse turbo, não tem nada de pequeno na foto não. não questiono o que os caras fazem, mas sim o que eles cobram. pra mim vale dinheiro investido x resultado no ch?o. se é kit bonito ou feio não me importa em nada.
-
[snapback]288230[/snapback]
voce quer dizer q com o cm vc ganha ?
por modulo desses em carro original é o msm q falar q chip da 10 cavalos em carro mil.
-
pera gente… vcs nao estao pegando o espirito da coisa...
o leo nao falou que msd nao serve pra nada... apenas que num motor que a ignicao jah dah conta do maximo possivel de centelhamento... pode botar uma solda eletrica que nao vai mudar nada., da mesma forma q ignicoes cdi mundo afora... como a cm, mallory, nology etc etc etc...
a questao eh: na grandessissima maioria das vezes o sistema de ignicao do seu carro nao aguenta uma modificacao das caracteristicas originais, e falha... alem da conta... seja ele uma maior abertura... uma maior taxa... mais combustivel... turbo... etc...
nesse caso uma ignicao, qualquer uma, msd, mallory, cm, ultrasparxninjatabajareitor centelha vai recuperar essas falhas...
e no caso especifico da cm, o simples fato de vc instalar ela isolando o sistema de forma superdimensionada, abrindo os eletrodos devido a maior potencia da fagulha (ou pelo menos deixando abertura original no caso dos turbos brabos) vai sim mudar o comportamento do carro... se nao dando mais potencia, pelo menos diminuindo absurdamente a carbonizacao...
num carro absolutamente original que instalou a cm e o dono disse que o carro melhorou, possivelmente a ignicao original jah estava falhando alem do limite... nesse caso o merito nao eh da cm e sim do defeito que existia antes e foi sanado com folgas pela nova ignicao... o detalhe eh... ela eh tao forte que permite que vc faca mais coisas... como por exemplo aumentar absurdamente a distancia entre as velas ou rodar com alcool...