Igni?
-
esse é um dos modelos de ignição multicentelha … mais fraco que a maioria dos originais ...
sds
gustavo
-
pera gente… vcs nao estao pegando o espirito da coisa...
o leo nao falou que msd nao serve pra nada... apenas que num motor que a ignicao jah dah conta do maximo possivel de centelhamento... pode botar uma solda eletrica que nao vai mudar nada., da mesma forma q ignicoes cdi mundo afora... como a cm, mallory, nology etc etc etc...
a questao eh: na grandessissima maioria das vezes o sistema de ignicao do seu carro nao aguenta uma modificacao das caracteristicas originais, e falha... alem da conta... seja ele uma maior abertura... uma maior taxa... mais combustivel... turbo... etc...
nesse caso uma ignicao, qualquer uma, msd, mallory, cm, ultrasparxninjatabajareitor centelha vai recuperar essas falhas...
e no caso especifico da cm, o simples fato de vc instalar ela isolando o sistema de forma superdimensionada, abrindo os eletrodos devido a maior potencia da fagulha (ou pelo menos deixando abertura original no caso dos turbos brabos) vai sim mudar o comportamento do carro… se nao dando mais potencia, pelo menos diminuindo absurdamente a carbonizacao...
num carro absolutamente original que instalou a cm e o dono disse que o carro melhorou, possivelmente a ignicao original jah estava falhando alem do limite… nesse caso o merito nao eh da cm e sim do defeito que existia antes e foi sanado com folgas pela nova ignicao... o detalhe eh... ela eh tao forte que permite que vc faca mais coisas... como por exemplo aumentar absurdamente a distancia entre as velas ou rodar com alcool...
[snapback]288423[/snapback]
entao agora é vc q ta dizendo q o cm faz e o msd nao faz …
-
de volta a fam?lia…....
(até reinstalar e configurar o proxy server aqui do trampo.. )
tá pensando em 3 situações estereotipadas pra fazer um exerc?cio de como eu poderia ganhar algo ou nad com os amplificadores de centelha
situação 1. turbo
ao meu ver não vou ter ganho com um módulo desses...
meus picos de torque e potencia serão na mesma rpm de antes..eu simplesmente não preciso faiscar mais 0,3ms
continuo pulsando 2ms 3000x por minuto
só me seria interessante fa?scar mais forte se eu tivese um carro extremamente gordo a ponto de atrapalhar a queima...ou no caso daquele bico estuprado q o leque sai todo disforme e se bobear até com algumas gotejadas..
a? talvez eu precise de fa?scas a 2,3ms..
mas mesmo assim, eu tenho q levar em conta q é de praxe eu atrsar ponto num setup desses...
nesse caso meu módulo poderia fa?scar 2,3ms 2500x por minuto q talvez aguentasse do boa
situação 2. aspro
aqui eu vejo uma boa utilidade pros módulos
....seu pico de rpm era 5200rpm e vc obriga o bichinho centelhar a 6,5k...bem..a? eu provavelmente possa precisar de u módulo desses..mas acho q nesse caso a preocupação é mais em reduzir o tempo entre as centelhadas em 0,3ms do q fazer a fa?sca centelhar por mais 0,3ms
se eu fizer centelhar mais 0,3ms eu vou entrar na situação de ponto atrasado ...isso não me interssa muito num carrinho girador bem acertado q não esteja com excesso de taxa e grilando...de 2ms 3000x por minuto eu forão ele a dar faiscadas de 2,3ms 4000x por minuto..vai abrir o bico
a? o módulo de ignição origes não vai dar conta de fazer os pulos sa?rem 0,3ms mais rápidoe garantissem q ele tivesse um tempo e intensidade de duração pra queimara mistura sem dificuldades....
a? vai valer alguma coisa meu módulo q pulsa mais forte ...mas a razão principal é q meu intervalo entre as fa?scas é menor..
a? eu vou recorrer aso mallory da vida pra pulsar 2,3ms 4000x por minuto
situação 3. turbo+ aspro..
aqui eu tenho duvidas se valeria ou não a pena esses módulos..
ok..eu preciso de um intevalo menor entre os pulsos...mas ao memso tempo eu tenho a preocupação de atrasar ponto pra evitar detonação...
talvez se eu apenas fizesse a estratégia de forçar a bobina origes a faiscar mais tempo..segurar a centelha..
nesse caso eu entro no lance de atrasar ignição...não seria nenhuma m?gica se a bobina origes desse conta deste caso..afinal estou com um ponto atrasado em relação ao setup novo (girando a 6,5k), mas q takvez seja bem próximo ao original a 5200 rpm..
não vou pulsar 4000x por minuto como no aspro..vou pulsar menso vezes em razão do caracol...
vou ficar numa situação mais proxima do original doq do caso turbo ...mas bem mais longe do caso turbo+aspro
-
nas situações hipot?ticas acima citadas só foi levado em conta o aumento de rpm, foi esquecido um detalhe importante: tanto num aspro forte como num turbo tám-se um aumento da taxa de compressão, e tanto é fato que isso dificulta o centelhamento que existe uma tabela orientativa no manual da msd (pequena, mas tem ) especificando qual o gap em função da taxa.
ou seja, pra turbo também é importante fa?sca mais forte sim
-
entao agora é vc q ta dizendo q o cm faz e o msd nao faz …
[snapback]288886[/snapback]
nao mega, vc esta confundindo algo que eu e o leo dissemos… ou talvez eu nao esteja conseguindo me expressar... eu quiz dizer exatamente o que eu escrevi no topico... e isso nao pode ser resumido numa unica frase como vc quer resumir...
faaala amarchetti... tb fiquei sumido do forum um tempo...
vó só... suas situacoes hipoteticas ilustram bem o que eu quiz dizer... ressaltando que mesmo o mais acertdinho dos carros, normalmente tem alguma gordura pra queimar e/ou mais pressao/pol dentro da camara pra dificultar a centelha..
o um exemplo... dificilmente vc deixa o gap original quando turbina um carro... um golzinho com mais de 1 kg por exemplo... normalmente se fecha um pouco as velas pq ele vai falhar em alta e com pressao + combustivel rico...
se o cara tivesse uma ignicao melhor que a original seja la ela qual for, entao o fato de poder deixar o gap original ou ate mesmo maior, sem falhar... eh um grande melhorador do desempenho... ou melhor... não é um piorador do desempnho que estaria ll? se não houvesse a falha no inicio da combustao...
ah... jah escrevi muito... isso cansa...
-
fala ric…a gente tá batendo kb?a aqui de bobeira
eu considerei a dificuldade da centelha no turbo...a situação tá descrita como menor qtdade se pulsos...se eu vou fazer pulsar 2500x eu posso estender os pulsos..
2500 pulsos de 2,3ms. ao invós dos 3000pulsos de 2ms originais...
? algo q a bobina original provavelmente dá conta de boa...
no aspro nossa linha tá igual...a ignição origes não vai dar conta....pq pra ela pulsar 4000x, só resta a ela reduzir o tempo dos pulsos...e isso é problema pra nés...
fala fahrel...eu só consigo acessar o pp de casa....aqui do trampo eu tá com umas dificuldades, mas digamos q eu tenha um rota alternativa q tá usando agora......
-
pera gente… vcs nao estao pegando o espirito da coisa...
o leo nao falou que msd nao serve pra nada... apenas que num motor que a ignicao jah dah conta do maximo possivel de centelhamento... pode botar uma solda eletrica que nao vai mudar nada., da mesma forma q ignicoes cdi mundo afora... como a cm, mallory, nology etc etc etc...
a questao eh: na grandessissima maioria das vezes o sistema de ignicao do seu carro nao aguenta uma modificacao das caracteristicas originais, e falha... alem da conta... seja ele uma maior abertura... uma maior taxa... mais combustivel... turbo... etc...
nesse caso uma ignicao, qualquer uma, msd, mallory, cm, ultrasparxninjatabajareitor centelha vai recuperar essas falhas...
e no caso especifico da cm, o simples fato de vc instalar ela isolando o sistema de forma superdimensionada, abrindo os eletrodos devido a maior potencia da fagulha (ou pelo menos deixando abertura original no caso dos turbos brabos) vai sim mudar o comportamento do carro... se nao dando mais potencia, pelo menos diminuindo absurdamente a carbonizacao...
num carro absolutamente original que instalou a cm e o dono disse que o carro melhorou, possivelmente a ignicao original jah estava falhando alem do limite... nesse caso o merito nao eh da cm e sim do defeito que existia antes e foi sanado com folgas pela nova ignicao... o detalhe eh... ela eh tao forte que permite que vc faca mais coisas... como por exemplo aumentar absurdamente a distancia entre as velas ou rodar com alcool...
[snapback]288423[/snapback]
na verdade os sistema de ignicao originais sao muito bons, mas nao sao imunes a defeitos e tambem nao duram a vida toda.. alguns aproveitam a oportinidade e comparam um sistema original defeituoso x um tabajara novo
apesar disso , ainda duram muito mais e sao muito mais confiaveis que um tabajara da vida….
este tipo de modulo nao tem nenhuma tecnologia, geram centelhas acima da capacidade de isolamento das velas, cabos etc... geram ruidos de todos os tipos... nao tem vida util e por ai vai.....
comparar um msd a um tabajara eh brincadeira de mal gosto.....
-
os k&n (assim como varias marcar gringas) ficam comparando seu produto com algo ja original do carro e ainda por cima em estado deplorável, como comparar um filtro sujo e todo entupido com um filtro esportivo. ai é claro q vai ser melhor o esportivo .
-
os k&n (assim como varias marcar gringas) ficam comparando seu produto com algo ja original do carro e ainda por cima em estado deplorável, como comparar um filtro sujo e todo entupido com um filtro esportivo. ai é claro q vai ser melhor o esportivo .
[snapback]291328[/snapback]
exato ka, e digo mais… toda propaganda hoje usa de alguma forma exageros desse tipo, e isso fica escondido do publico na maioria das vezes...
-
na verdade os sistema de ignicao originais sao muito bons, mas nao sao imunes a defeitos e tambem nao duram a vida toda.. alguns aproveitam a oportinidade e comparam um sistema original defeituoso x um tabajara novo
apesar disso , ainda duram muito mais e sao muito mais confiaveis que um tabajara da vida….
este tipo de modulo nao tem nenhuma tecnologia, geram centelhas acima da capacidade de isolamento das velas, cabos etc... geram ruidos de todos os tipos... nao tem vida util e por ai vai.....
comparar um msd a um tabajara eh brincadeira de mal gosto.....
[snapback]291216[/snapback]
leo , me desculpe , mas senti algo de vingativo na sua afirmação , e também no nome que citou ao invós da marca que realmente estava citando .
o fato do fabricante das ignições cm racing falar que unichip não presta foi o causador deste seu comentário ?
percebi pelos seus posts aqui que você tem bastante conhecimento técnico , mas a afirmação que você fez acima está longe de ser técnica .
se fosse assim , não posso turbinar um carro pois isso geraria gases acima da capacidade de escapamento do carro original , temperaturas acima das originais , potência muito acima da capacidade da embreagem … e etc .
e porque afirma que não tem vida útil ?
sds
gustavo
-
golzin mi, como está o consumo do seu carro com a ignição cm? melhorou? quanto?
-
golzin mi, como está o consumo do seu carro com a ignição cm? melhorou? quanto?
[snapback]296909[/snapback]
rapaz, fiz o teste, ui pra bsb e voltei. enchi o tanque, deu pra ir e voltar.
fez uma media de 10,5km/l na estrada, numa media de 130km/l
na cidade ele tá fazendo 5km/l co o po no fundo
e 7,5 a 8 km/l andando de boa
-
o q o leo quis dizer qto a vida útil é a capacidade resistiva das velas
uma vela tem uma ?rera de x mil?metros de metal condutor pra faiscar..
kda faiscada gera calor e desgasta o eletrodo…
e a cer?mica tem uma capacidade de isolação..
qdo uma vela original q não previs tal uso começa a faiscar 4000x em vez de 3000x q era o previsto vc já tá trazendo um desgates maior pra ela...
mas enquanto estou com minha fa?sca original minha isolação e minha área de condução estão lá trabalhando é turras e segurando a onda..
na hora q eu tiver um amplificador de centelha, a vela original vai ter a mesma ?rreea pra dar uma centelha de maior intensidade e ainda terá o agravante das 4000x pulsando..
quer dizer...o stress do material condutivo será bem maior q o previsto...e tua velinha vai aguentar 5k em vez dos 20k previstos...emas antes dos 5k já te trar? uma perda de corrente acima do previsto...,
como exmplo: o sistema original te dava um esforão similar a 1a a cada faiscada..
o amplificado simples e coxo te faz esfor?os de 1,8a a cada faiscada
uma comparação meio joselita..vc tem um chuveiro muito distante dos disjuntores e a fiação perde muito no caminho...
teu chuveiro não rende...
o normal seria vc aumentar a bitola dos cabos...
vc simplesmente enfiou pros cabos mais amperagem pra q na outra ponta (o chuveiro) eu consiga chegar o qto precisa...
não precisa dizer q a fiação vai esquentar até dizer chega e os disjuntores ou fus?veis vão desarmar toda hora...
quer dizer..em 5mkm apedar do módulo amplificador de fa?sca, eu estarie faiscando tão bem qto aquela vela origes encrustada de óleo com 30k de uso...
a? que tá o lance do amplificador de fa?sca..ele tem q ter uma espocie de resist?cnia, como um supressor, que filtra o pulso q vai pra vela...
com isso vc dá a faiscada sem elevar a temperatura, afinal não estarei mandando excesso de carga ..
a questão é saber se o cm ou outros nacionais tem esse supressor pra evitar isso
-
segundo o fabricante as velas duram mais que o normal, e o mesmo fala pra conferir em manuais da ngk por exemplo.
ambos tem argumento, no que acreditar?
-
mas amarchetti, a idéia é exatamente não usar supressor, resistor, capacitor nenhum… exatamente pra chegar esse excesso de carga na vela sim...
eletricamente isso não representa um esforão maior pras velas não... desde que o isolamento da ceramica aguente, pra nao haver perda de desempenho ao inves de bom funcionamento...
não é a centelha que esquenta a vela e sim a combustao... se a centelha eh tao forte que acaba com a carbonização, acaba por reduzir a temperatura com o passar do tempo...
se a vela dura mais que antes eu nao sei...