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Escape para 1.6 com 288

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Vasco Soliani
    escreveu em última edição por
    #9

    essa questão de perda de torque é polemica… contra-pressão e tals...

    se fosse assim formula 1 tinha 2 metros de escape e não só uma curvinha...

    a questão é a faixa de giro que se quer ter maior rendimento... e com certeza que coloca um comando 288 quer giro alto e não giro baixo...

    logo, eu sou defensor do escape aberto e que se foda perca de torque... pq se fosse me preocupar em perder torque nem colocava comando

    se ele usa o carro em competição, acima de 4.500 rpm o tempo inteiro, anda sem escapamento, que se foda o barulho e perda em baixa, não precisa nem da curvinha do seu exemplo da formula 1. não existe nenhuma restrição quanto a ruido em provas tipo traking day.

    agora se o amigo usa o carro no transito, tem que ser pensado em todos os fatores.

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #10

      2,5 com 2 abafadores não fica barulhento e nem vai assassinar o torque como o pessoal radicaliza aqui… é isso que quero dizer resumidamente

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      • Q Offline
        Q Offline
        quarteto
        escreveu em última edição por
        #11

        2,5 em um motor com pouco deslocamento e pouco fluxo de cabeçote é ridiculamente superdimensionado pro motor…

        a um tempo atrás eu vi um gm 2.0 16v pra provas de endurance rendendo 280 cv e girando quase 10.000 rpm, e o carro usava um pedaço razoável de cano em 2 1/4 ...usar um escape maior em um motor muito menor e com muito menos fluxo de cabeçote é andar pra trás...

        teve um outro user aqui mesmo que tinha um vw 2.0 16v preparadinho com escape 2,5 que passou pra 3 : resultado, perda considerável de potência em quase toda a faixa útil de rpm, com um ganho irrisório de pico de potência máxima...como o carro não tem câmbio cvt, pra segurar em 6500 rpm e ir variando a relação de marchas, ele teve perdas

        se o carro perde rendimento a partir de 6000 rpm, é melhor rever o acerto antes de instalar um escape novo....pra um motor desse bem acertado, 1 7/8 com abafadores livres e poucas curvas atende muito bem a toda a faixa de rpm que esse motor é capaz de render com esse comando...

        outra coisa, sintonizar um escape envolve uma complexidade muito maior que só se preocupar com contra-pressão, e citar um carro de f1 não tem nada a ver, já que aquele motor está anos-luz de distância da realidade das ruas, e o escape dele é meticulosamente calculado e projetado para a aplicação do motor (20.000 rpm, altíssimo fluxo de admissão e exaustão)

        quanto maior, melhor é coisa de leitor de fú-páua

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        • F Offline
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          fisioluiz
          escreveu em última edição por
          #12

          eh … to vendo que eh melhor esperar alguem comprar o escape e mandar fazer outro menor...

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          • F Offline
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            fsobral86
            escreveu em última edição por
            #13

            como está o escape do carro? tirar catalizador e silenciadores ja é alguma coisa.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              fisioluiz
              escreveu em última edição por
              #14

              como está o escape do carro? tirar catalizador e silenciadores ja é alguma coisa.

              ta sem o cat… do resto original ainda...

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Adriano Sushi
                escreveu em última edição por
                #15

                essa questão de perda de torque é polemica… contra-pressão e tals...

                se fosse assim formula 1 tinha 2 metros de escape e não só uma curvinha...

                a questão é a faixa de giro que se quer ter maior rendimento... e com certeza que coloca um comando 288 quer giro alto e não giro baixo...

                logo, eu sou defensor do escape aberto e que se foda perca de torque... pq se fosse me preocupar em perder torque nem colocava comando

                olha só a curvinha… :olhos:

                anos e anos de engenharia $$ em cima disso ai.

                não tem nada a ver uma coisa com a outra cara, então o fiat do cara vira 18k rpm, e gera mais de 500 cv… pqp eh cada uma que eu tenho q ler...

                escape aberto não quer dizer q o carro anda mais não, pelo contrário.

                o carro dele vai perder torque pq provavelmente não tem a taxa ideal pra esse comando, e nem o fluxo nescessário pra adm.

                ta sem o cat… do resto original ainda...

                olha, eu não perderia tempo com isso agora, no maximo trocava os abafadores por uns menos restritivos. se o motor ta amarrando mt cedo, da uma olhada no acerto.

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  fisioluiz
                  escreveu em última edição por
                  #16

                  galera, vim tocar fogo no topico…

                  <center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/3mlbah2zgri"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/3mlbah2zgri" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>

                  http://www.youtube.com/watch?v=3mlbah2zgri</center>

                  esse uno anda com uma weber 40 , coletor 4x1 e escape de 2,5pol, o comando o cara disse que beira os 290 graus…

                  o civic eh um si chipado...

                  1 Resposta Última resposta
                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #17

                    postar um vídeo no youtube não significa q o carro esteja com o melhor setup possível.

                    ademais, é obrigação desses carros mexidos pequenos e leves darem pau no civic si…civic si mostra a que veio mesmo qdo passa a placa dos 100m e começam as curvas.

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                    • F Offline
                      F Offline
                      fisioluiz
                      escreveu em última edição por
                      #18

                      mas tambem nao esta ruim … afinal de contas com tudo isso ai , se tiver 120cv`s e muito...

                      e andar junto com um si, que tem(chipado) por volta de 210cv`s , com blocante, cambio de 6 marchas...

                      no minimo pra se pensar ...

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        fisioluiz
                        escreveu em última edição por
                        #19

                        o mesmo carro e um gol 1.6 turbo (nao sei specs)

                        <center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/qeuykcdtxdi"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/qeuykcdtxdi" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>

                        http://www.youtube.com/watch?v=qeuykcdtxdi</center>

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          andersonbastos
                          escreveu em última edição por
                          #20

                          os carros de turismo 1.6 andam apenas com a saída do coletor. poderiam andar com o resto do escapamento mas não andam. mas por que isso? porque o motor funciona basicamente em alta rotação e o escape livre (ou a falta dele) favorece o rendimento em alta em detrimento ao torque de baixa.

                          certa vez comprei um passat 1.6 que era aspirado (comando 49g, 4x1, taxa) e o carro já veio com um escape de 2,5 e um abafador.

                          andava bem o carro, bem mais que o original, mas era um pouco fraco de baixa,mas nada assustador. carro totalmente guiavel, mas talvez um escape de 2 ficasse melhor .

                          quando andei com um 2.0 aspirado a medida 2,5 ficou perfeita.

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
                            D Offline
                            DuKa
                            escreveu em última edição por
                            #21

                            luiz, o seu comando é circelli, ne?

                            se sim, ele tem o ponto exato pra ser enquadrado, nao pode ser nem mais nem menos, pois perde rendimento….. e esse ponto nao é o ponto 0 o comando...

                            ja andei nesse uno, é la da oficina que eu preparo o meu, e falo, esse uno é do mal.

                            1 Resposta Última resposta
                            • Q Offline
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                              quarteto
                              escreveu em última edição por
                              #22

                              mas tambem nao esta ruim … afinal de contas com tudo isso ai , se tiver 120cv`s e muito...

                              e andar junto com um si, que tem(chipado) por volta de 210cv`s , com blocante, cambio de 6 marchas...

                              no minimo pra se pensar ...

                              nego se esquece que carro não é só motor….o civic deve pesar pelo menos uns 400 kg a mais em relação a esse uno, fora q, pelo jeito, o uno tá com câmbio bem curtinho, pra arrancada mesmo...além disso, pelo q o duka falou, eu duvido q esse carro tenha apenas 120 cv

                              arrancada em 200m não serve de parâmetro pra nada

                              mas se vc não acredita na experiência do pessoal, monta lá, anda com o carro no trânsito comum, cronometra uns 0-100 e 1/4 de milha antes e depois do escape e compara pra ver se o custo-benefício valeu a pena...

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                Ricardo
                                escreveu em última edição por
                                #23

                                posso estar enganado, mas percebi uma sensível melhora na faixa de torque mais utilizável quando coloquei um flexível de 1 7/8 no escape do meu carro, que é de 2 1/4 .

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  Flavio Cruz
                                  escreveu em última edição por
                                  #24

                                  o mesmo carro e um gol 1.6 turbo (nao sei specs)

                                  <center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/qeuykcdtxdi"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/qeuykcdtxdi" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>

                                  http://www.youtube.com/watch?v=qeuykcdtxdi</center>

                                  que nojeira a largada desse gol (1.6????) turbo….

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • 0 Offline
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                                    036ullivan
                                    escreveu em última edição por
                                    #25

                                    na boa, esse gol 1.6 aí ta ruim, mas claro que o uno é muito bom, mas o gol que ta ruim isso ta

                                    pessoal ainda acha que escap maior em aspro é melhor… é aí que continuam se enganando.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
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                                      Adriano Sushi
                                      escreveu em última edição por
                                      #26

                                      como sempre, acham que tudo que eh maior eh melhor hehehe. mas na preparação, as veses mais eh menos…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • B Offline
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                                        biriba
                                        escreveu em última edição por
                                        #27

                                        achei o tópico procurando um outro assunto, mas esse é um assunto interessante.

                                        um tempo atrás quando tinha um uno 1.6 rmpi original fiz um 4x1 com 2 abafadores de 2 1/4. achei um phula dinheiro jogado fora. hoje no palio tenho escape de 2 também não vejo muita diferença. mas ai eu pergunto, quando eu retiro todo o escape e ando só com o 4x1 deveria sentir muita diferença? pq vejo que a diferença é tão pouca que acho besteira ficar se preocupando com esses detalhes. isso se tratando de um motor com o restante dos componentes originais neh.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • * Offline
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                                          * Caroline Stella *
                                          escreveu em última edição por
                                          #28

                                          com um 4x1 bem feito vc deveria sentir melhoras no desempenho.

                                          porem hj em dia existem carros com coletores originais muito bem dimensionados. nesse tipo de caso nem sempre vale a pena trocar o coletor.

                                          1 Resposta Última resposta

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