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Turbinando o sevel 1.9

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    svcglobal
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    #278

    lancia a minha turbina garrett já veio de fábrica com a entrada de óleo com um furo calibrado… porém a antiga apl o furo tinha os mesmos 4,5mm do aeroquip e fumava...

    como a sua é spa, acredito que a entrada de óleo dela seja calibrada... se não seria bom ligar na spa e conversar com algum engenheiro e ver o que recomendam

    falei nesta manhã com a spa e garantiram que esta turbina não tem problema de pressão.

    contanto que se limite em 8 bar no máximo é só ligar o aeroquipe da saída da cebolinha do óleo.

    bom, como está na garantia não vejo porque não tentar dessa maneira.

    capitulo ii, junta do cabeçote:

    não consegui achar sabó, nem na loja que tinha até ontem.

    então, me lembrei de uma de aço que comprei uns 4 anos atrás e estou com ela na mão.

    composta de uma junta central de aço inox mais duas bem finas onde existem o-rings estampados em alto relevo e as três então formando um sanduíche.

    salvo erro ou omissão, o vendedor disse para apertar nos valores convencionais 4 + 90° + 90°, ligar o motor em ml e aquecê-lo até chegar na temperatura normal porém sem a tampa do reservatório de modo a manter a pressão da água baixa enquanto a tinta cor violeta das faces dela não curar .

    confere?

    e estes o-rings estampados não irão magoar a superfície do cabeçote de alumínio irreversivelmente?

    ah os parafusos de cabeçote taranto, que imaginei ser outro parto para conseguir, achei numa loja aqui de teresópolis e o preço foi de r$30,00. fantástico.

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      menegotto
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      #279

      lancia, não machuca o cabeçote não… são esses relevos que garantem a vedação...

      eu usaria junta de papel... pois ela é o fusível do motor... se tiver algum problema no acerto de ponto (detonação em turbo nem se houve só vê a fumaça pelo escape) a junta de aço aguenta muito mais, e daí alguém tem que se entregar né... melhor perder uma junta do que um jogo de pistão/anél...

      eu uso sabó com 1 kg de turbo e 8,3:1 de taxa, sem maiores problemas...

      me diga para quando precisa da junta que tenho ela aqui, só me confirme seu endereço amigo lancia

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      • M Offline
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        marcossilvass
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        #280

        fiquei devendo uma puxada boa e verificar a temperatura do ar com o meu intercooler que aliás fica no mesmo lugar do intercooler no a3, bom mesmo com o parachoque novo paralelo que tem os frisos menores para entrada de ar, andei uns 30min com uma boa parte do trajeto com o pé embaixo com 1,3bar de turbo e deu 85cº ponto final 31,5º no alcool taxa de 8,7:1.

        espero que ajude

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        • S Offline
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          svcglobal
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          #281

          menegotto, aceito sim com máximo prazer, porque como disse, está difícil de achar uma sabó nas minhas bandas.

          mas confirme se tem 2,0mm porque já vi algumas com 1,4mm e até com 1,6mm.

          acho que tem umas para álcool, outras para cabeçote retificado, sem falar na gasolina.

          com 2,0mm fico com 9,5:1 e com as outras acima de 10 que é o que estou rodando atualmente.

          e outra, a sabó não necessita de retorque como algumas taranto precisam (+30° após 1000km).

          marcos, 85°c na temperatura do ar admitido depois do intercooler, correto?

          mensagem meia telegráfica mas foi o que entendi.

          qual foi a temperatura ambiente?

          se no futuro achar que deva por intercooler eu faria como muitos americanos fazem num honda.

          eles recortam o para-choque e deixam o intercooler à vista.

          não parece muito feio não.

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          • M Offline
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            marcossilvass
            escreveu em última edição por
            #282

            estava falando de temperatura do ar por isso não mencionei, ah após a borboleta (admitido), temperatura ambiente não sei estava bem quente, se conseguir colocar o intercooler como esse ai, é o melhor local.

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
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              menegotto
              escreveu em última edição por
              #283

              lancia ela é de 1,4mm, padrão original

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              • S Offline
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                svcglobal
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                #284

                se tem 1,4mm é igual a taranto nova que tenho em estoque, ou seja, vai dar mais que 10:1.

                todas as sabó que comprei na nafil são de 2,0mm. tenho três já usadas antes da modificação de 1.6 para 1.9.

                bom, como só resta a de aço, será ela mesmo a escolhida.

                ou tenho uma branil novinha, também com 2,0 mm - serve? não tenho experiência prática com esta marca.

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                • S Offline
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                  svcglobal
                  escreveu em última edição por
                  #285

                  estava falando de temperatura do ar por isso não mencionei, ah após a borboleta (admitido), temperatura ambiente não sei estava bem quente, se conseguir colocar o intercooler como esse ai, é o melhor local.

                  ok, intercooler será matéria para se pensar assim que conseguir juntar todas as pontas deste novelo e botar tudo para funcionar…

                  tá fácil não, é muita coisinha, muitos detalhes, testes, perguntas, etc... mas chegaremos lá.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
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                    menegotto
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                    #286

                    branil, fuja para as colinas hehehehe muitooo ruim

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #287

                      branil, fuja para as colinas hehehehe muitooo ruim

                      menegotto, já está longe, fique tranquilo. vou usar a de aço mantendo a adequada atenção para não expelir bielas pela estrada…

                      bom, como já tenho todas as peças para juntar neste quebra-cabeças, comecei ontem encaixando no lugar os coletores no cabeçote recém chegado da retífica.

                      aparentemente está tudo dando certo como se vê nas fotos.

                      a wg que inventei de colocá-la diretamente sobre o coletor de escapamento não colidiu com os tubos da admissão.

                      a saída dela será ligada no topo do downpipe da spa. este se vê em primeiro plano na primeira foto.

                      é só furar o downpipe por cima e soldar o cano da wg curvo que aparece só apontado na foto.

                      como este downpipe tem saída para 3 irei cortá-lo gradativamente até caber justo um tubo inox de 2 1/2 . depois o encaixo e soldo tig.

                      e este downpipe faz o milagre de só crescer 70mm para o lado do alternador.

                      como este espaço é de aproximadamente 100mm sobram 30mm dando uma boa folga para o alternador.

                      agora que o peso pendurado gerado pela turbina é grande, isso é.

                      provavelmente é devido a isso que coletores tenham trincado.

                      imagino uns 40 kg total com saída de escape e tudo. antes de montá-lo definitivamente vou passar uma balança para satisfazer a curiosidade.

                      no cabeçote aspirado se consegue colocá-lo com as mãos, já este novo conjunto só com guincho e removendo-se o capô.

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                      • F Offline
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                        Flavio Cruz
                        escreveu em última edição por
                        #288

                        essa tranqueira vai entrar no cofre?

                        no tipo a turbina fica pra frente assim como no palio?

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
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                          marcossilvass
                          escreveu em última edição por
                          #289

                          esse corpo de borboleta é de qual carro?

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
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                            biriba
                            escreveu em última edição por
                            #290

                            tá com cara de ser de palio 16v

                            esse corpo de borboleta é de qual carro?

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #291

                              essa tranqueira vai entrar no cofre?

                              no tipo a turbina fica pra frente assim como no palio?

                              flávio, sinceramente? não sei rsrsrs, na hora tento por uma vaselina…

                              a turbina fica na parte de trás no tipo. tanto o escapamento como a admissão ficam entre o motor e a parede corta-fogo.

                              vai ser que nem lata de sardinha mas deve entrar sim.

                              o motor foi projetado assim de modo a colocá-lo no cofre do fiat 128 bem encostado no para-choque dianteiro e assim permitir colocar-se o pneu step por trás e dentro do cofre também, que nem nos fiat 147. maluquices comerciais da fiat, vai entender.

                              eu teria preferido um cabeçote cross-flow e um step na mala, que nem os outros 99.9% dos fabricantes.

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #292

                                esse corpo de borboleta é de qual carro?

                                marcos, é de tempra 2.0 16v (a mesma da injeção g7).

                                ele tem borboleta com abertura parcial em curva exponencial.

                                ou seja abre pouco nos primeiros 45° e depois disso abre proporcional até os 90°.

                                reduz muito o consumo e cria mais dirigibilidade.

                                outra vantagem é a boca de 3 (76,2mm).

                                sem falar no custo, r$100,00 em qualquer desmanche.

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  marcossilvass
                                  escreveu em última edição por
                                  #293

                                  imaginei que fosse do tempra…ehehe 3 é bruto essa entrada heim...kkkk para a fase turbo fica exelente e como tem esse esquema de abertura parcial você acaba tendo um torque bom em baixa né, a borboleta do fiat tipo 1.6 mpi também é assim? analizando o dispositivo de abertura da borboleta aquela roldana meio ovalizada.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • J Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #294

                                    lancia,

                                    e quanto a alimentação? salvo engano não lembro de ter falado nada sobre bicos, bombas, linha de combustivel, etc.

                                    já está definido?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      #295

                                      jonas, para a parte aspirada serão os mesmos novos bicos plásticos da marelli para fiat dobló ipe019 e que já estou usando.

                                      para a parte gerenciada pelo his efic estou pensando em usar inicialmente os iwp143 que tenho guardado.

                                      se forem demais passo para o iwp119.

                                      bomba por enquanto a mesma, 3 bar bosch e que tem vazão razoável.

                                      e vou ajustar/balancear tudo de acordo com a wideband.

                                      marcos, não me lembro muito bem da borboleta do tipo mpi.

                                      mas basta dar uma olhada na borboleta: se uma parte permanece fechada enquanto a outra está abrindo seria exponencial.

                                      o nome não é bem exponencial para esta característica (seria mais gradativa) mas é o que me está vindo em mente.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • J Offline
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                                        jonas_102
                                        escreveu em última edição por
                                        #296

                                        qual o diâmetro interno dos tubos do alambique? e qual o processo de soldagem que o sr. usou?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
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                                          marcossilvass
                                          escreveu em última edição por
                                          #297

                                          sua bomba tem quanto de vazão? acho que não vai dar conta mesmo usando gasolina.

                                          1 Resposta Última resposta

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