Influ?ncia da temp. do combustável
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pessoal,
gostaria de saber a influ?ncia da temperatura do combustável (mais especificamente da gasolina) na performance do carro.
tenho visto alguns radiadores de combustável a venda, imagino que a temperatura do combustável tenha influ?ncia direta na performance do carro.
abraço,
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quanto mais frio o combustivel, mais frio fica a mistura, diminuindo a temperatura na camara de combustao.
a muito tempo atras, tinha dois monzas na arrancada de sp (um vermelho e um prata se nao me engano), eles usavam um sistema pra baixar a temperatura do alcool. (mais ainda), o combustivel passava por uma serpentina dentro de uma caixa com gelo e depois ia pro carbura.
nunca me aprofundei no assunto, uma pq era muito muleque naquela epoca e a preparacao de motores no brasil tava engatinhando ainda.
abracos
wagner luis
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o que emba?a mais é a temperatura e umidade do ar admitido. vc regula e chega no pico da afinação, ai qdo o tempo muda tem q fzr pequenos ajustes. agora, se vc não deixa o motor no pico, ai geralmente nem sente a mudança do rendimento qdo muda o clima.
wagner: lembro desse esquema da serpentina, algo super simples e bem bolado.
um tubo de cobre comum + um balde de gelo tampado (isolado com isopor por dentro) com gelo seco.
nesse tubo de cobre passava combustivel antes de chegar no carburador, o tal tubo ia pra dentro do balde, dava vaaaarias voltas dentro do gelo, e ai o tubo saia e entrava no carburador.
diziam que dava pra tirar mais rendimento do motor com esse esquema.
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? um assunto um bocado interessante.
quando pensa-se em combust?o, a gente tem diretamente na cabeça carbono © reagindo com oxig?nio (o2 ) resultando co2…
pensando assim, pensa-se em mols, e depois em massa.
então, o que importa na queima é a massa de c, mais a massa de o2, etc.
se vc esfria o combustável, vc aumenta a densidade dele. isto ?, mais massa, num mesmo espaço f?sico.
trocando em mi?dos, esfriando, vc pode até mandar o mesmo volume de combustável, mas neste volume tem mais ?tomos de c.
tudo muito legal se vc for pensar em termos de gasolina, que tem o ponto de fulgor baixo...
e no álcool, que tem o ponto de fulgor alto?
eu não sei
o que a minha pouca experiencia prática me mostrou, no meu carro, origineba de td, que se eu aqueão o combustável o danado anda melhor.
não sou capaz de fazer nenhum desenvolvimento te?rico sobre ponto de fulgor.
bom, tentei deichar meus 2 centavos.
[]s
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pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:
e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.
mas também não sei quanto é utilização com alcool.....
abraço.
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no alcool eu acho que tem que ser diferente…....o alcool deveria ser pré aquecido. você deveria injetar o alcool na temperatura de calor latente para que ele desenvolva maior rendimento.
preciso dar uma estudada em termodin?mica, eu acho que aquecimento / resfriamento de combustivel é algo que pode dar um plus quando falamos de carros preparados..
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isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.
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vou ver se essa semana dou uma pegada nas minas velhas apostilas pra estudar um pouco…...
sabendo o conceito dá para fazer alguma coisa mais prática........odeio ficar somente na teoria.....
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wagner: lembro desse esquema da serpentina, algo super simples e bem bolado.
um tubo de cobre comum + um balde de gelo tampado (isolado com isopor por dentro) com gelo seco.
nesse tubo de cobre passava combustivel antes de chegar no carburador, o tal tubo ia pra dentro do balde, dava vaaaarias voltas dentro do gelo, e ai o tubo saia e entrava no carburador.
diziam que dava pra tirar mais rendimento do motor com esse esquema.
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isso mesmo karol
faiz tempo isso
quando a arrancada em sp era mesmo arrancada e nao palha?ada, e era a noite ainda….
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pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:
e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.
mas também não sei quanto é utilização com alcool.....
abraço.
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seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…
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seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…
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blz, até ai eu consigo entender a ideia, mas acho q vc nao consegue variar tanto a densidade de um liquido diminuindo sua temperatura. gas é mais facil, mas liquido seria quase a bera de mudar o estado da materia em si.
quando a gelar o ar, acho q um adimissao mais fria, teria menos perdas. no caso o combustivel nao viria a esfriar o ar q entra e sim evitar q as peças q poderiam ficar quentes esquentem tanto.
uma ideia q todo mundo fala mal, sao os coletores de admissao de plasticos, mas se nao to mto errado, plastico transmite menos calor, logo a peça evita uma transmissao de calor para a mistura.
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foi exatamente isso que eu disse, o combustivel e dificil vc torna-lo mais denso mas o ar nao, e bem mais facil por se tratar de um gas…
toda a ajuda e bem vinda, combustivel gelado / intercooler / icecooler / watercooler.
tudo em prol de uma temp mais baixa, tanto no ar admitido quanto em pecas que tem contato com ele.
abracos
wagner luis
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pensando um pouco melhor…...acho que a temp de combustável mais fria pode ajudar a resfriar a camara de combust?o......diminuindo a chance de pré ignição....
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carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe
seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente
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tudo que estou falando…..? para gasolina...... para alcool a situação é diferente
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eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica
eu tenho uma posição quanto aisso:
lembram dos holley com injeção de água?
na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...
qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...
diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?
? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....
a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada
acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....
atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....
mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha
a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?
pra mim o princ?pio é o mesmo...
tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....
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alexandre, a injeção de agua (na verdade vapor d`agua - a injeção é feita a uma pressão alt?ssima como em motor diesel, e faz um leque fin?ssimo) era feita direto nas c?maras e não dentro do carburador, tb não era injetado agua junto com o combustivel.
essa que vende até hj (vara jection) não sei se é da holley ou da edelbrook, mas parece algo muito interessante.
conheão um cara que teve isso num viper.