Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Pressão de óleo -> medo

Pressão de óleo -> medo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
25 Posts 9 Posters 3.2k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • T Offline
    T Offline
    Tiagones
    escreveu em última edição por
    #2

    bom pessoal, ontem passei a tomada de pressão de óleo da turbina pro cabeçote e liguei o manometro….pra minha surpresa, tá vindo só 1 bar de pressão andando de boua e motor quente....subindo de giro só chega a 1.5 bar....

    se ficar na lenta um tempo ela baixa pra quase zero....alguma idéia do que pode estar acontecendo?

    to começando a entender pq dos galhos de desgaste prematuro em cabeçote gm f1....eita

    lembrando: motor 20000km, celta vhc, óleo pentosyl 5w40, filtro mahn....

    [snapback]508104[/snapback]

    essa pressão você leu onde, puxou pro man?metro do cabeçote?

    se for, ?s vezes a pressão na parte de cima é bem mais baixa que na parte de baixo do motor… precisaria consultar a especificação de pressão no cabeçote com o fabricante... essa do vhc eu não tenho aqui...

    tenta medir a pressão na parte de baixo, tipo no cavalete do filtro de óleo, que ali é logo após a bomba... se ali tiver baixa, pode ser a bomba de óleo que já era ou o motor com muito desgaste de folgas radiais e axiais perde pressão de óleo mesmo... o motor raja um pouco ou nada?

    1 Resposta Última resposta
    • L Offline
      L Offline
      Lucas Schneider
      escreveu em última edição por
      #3

      essa pressão você leu onde, puxou pro man?metro do cabeçote?

      se for, ?s vezes a pressão na parte de cima é bem mais baixa que na parte de baixo do motor… precisaria consultar a especificação de pressão no cabeçote com o fabricante... essa do vhc eu não tenho aqui...

      tenta medir a pressão na parte de baixo, tipo no cavalete do filtro de óleo, que ali é logo após a bomba... se ali tiver baixa, pode ser a bomba de óleo que já era ou o motor com muito desgaste de folgas radiais e axiais perde pressão de óleo mesmo... o motor raja um pouco ou nada?

      [snapback]508120[/snapback]

      motor a principio tá zerado…20000km originais...meu desde zero...

      o que me preocupa é essa pressão muito baixa no cabeçote mesmo

      e como to pegando a pressão de óleo da turbina ali a agora, fico meio assim...

      1 Resposta Última resposta
      • T Offline
        T Offline
        Tiagones
        escreveu em última edição por
        #4

        motor a principio tá zerado…20000km originais...meu desde zero...

        o que me preocupa é essa pressão muito baixa no cabeçote mesmo

        e como to pegando a pressão de óleo da turbina ali a agora,  fico meio assim...

        [snapback]508128[/snapback]

        a turbina não precisa de muita pressão de óleo não, nem é bom ter muita na turbina porque pode causar flood (alagamento) de óleo nos mancais e ela fumar…

        dá medo é o cabeçote mesmo, tuchos, mancais de comando, etc... mede a pressão embaixo pra ter uma idéia, ?s vezes alguns motores tám válvula de retenção no cabeçote e abaixa mesmo a pressão, tenta ir numa concession?ria e encher o saco dos mecânicos na oficina, para o carro no estacionamento e entra na oficina a po, ?s vezes os caras soltam se você perguntar...hehe

        já fiz isso algumas vezes e já consegui algumas informa??ezinhas internas de algumas marcas diferentes... mecânico geralmente tudo se entende bem... :ppteam:

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Lucas Schneider
          escreveu em última edição por
          #5

          a turbina não precisa de muita pressão de óleo não, nem é bom ter muita na turbina porque pode causar flood (alagamento) de óleo nos mancais e ela fumar…

          [snapback]508133[/snapback]

          no caso, passei a tomada de óleo pro cabeçote justamente porque estava tendo este problema com a turbina…..

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #6

            bom pessoal, ontem passei a tomada de pressão de óleo da turbina pro cabeçote e liguei o manometro….pra minha surpresa, tá vindo só 1 bar de pressão andando de boua e motor quente....subindo de giro só chega a 1.5 bar....

            se ficar na lenta um tempo ela baixa pra quase zero....alguma idéia do que pode estar acontecendo?

            to começando a entender pq dos galhos de desgaste prematuro em cabeçote gm f1....eita

            lembrando: motor 20000km, celta vhc, óleo pentosyl 5w40, filtro mahn....

            [snapback]508104[/snapback]

            vc fez o que é mais coerente, que é querer saber a pressão no ponto mais critico do circuito de lubrificação, e não de medir a pressão só da bomba ao ligar o manometro em cima do filtro.

            o oleo ta novo? vi carros subirem legal a pressão do oleo apos o oleo ser sido trocado. sim, trocado por um igual ao de antes. o oleo antigo ja tinha sido contaminado e afinou um pouco a ponto de perder significativamente a viscosidade, que é o q ajuda em manter a pressão no sistema.

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lucas Schneider
              escreveu em última edição por
              #7

              vc fez o que é mais coerente, que é querer saber a pressão no ponto mais critico do circuito de lubrificação, e não de medir a pressão só da bomba ao ligar o manometro em cima do filtro.

              o oleo ta novo? vi carros subirem legal a pressão do oleo apos o oleo ser sido trocado. sim, trocado por um igual ao de antes. o oleo antigo ja tinha sido contaminado e afinou um pouco a ponto de perder significativamente a viscosidade, que é o q ajuda em manter a pressão no sistema.

              [snapback]508140[/snapback]

              vou ver se troco o óleo esse findi, vou aproveitar pra trocar a marca do filtro de óleo tmb…

              hj de manhã vim tocando laão no celtinha...motor bem quente na lenta -> pressão quase zero.....uns 20 tipo de medo

              agora só na maciota até resolver isso.....

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Flavio Cruz
                escreveu em última edição por
                #8

                eu to achando esse seu óleo muito fino…

                está acendendo a luz do painel?

                onde vc ta pegando atomada eh exatamente onde fica a cebolinha do oleo?

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lucas Schneider
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  eu to achando esse seu óleo muito fino…

                  está acendendo a luz do painel?

                  onde vc ta pegando atomada eh exatamente onde fica a cebolinha do oleo?

                  [snapback]508508[/snapback]

                  a luz tá apagando….a principio a pressão no bloco tá blz....o que tá me preocupando é a do cabeçote mesmo.....

                  to pegandoa preção num tampão que tem no cabeçote do familia1, abaixo da bobina e acima do sensor de temperatura....

                  e tipo, óleo que a gm recomenda é 5w30......

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    lucas, não tem como vc ligar o manometro no lugar da cebolinha só pra comparar com a pressão desse local q vc ta usando agora?

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fahrell
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      lucas, não tem como vc ligar o manometro no lugar da cebolinha só pra comparar com a pressão desse local q vc ta usando agora?

                      [snapback]508513[/snapback]

                      isso… tomada perto da bomba, monitora a saúde dela e em parte do óleo/folgas do motor...

                      tomada no cabecote já serve como um todo, mas principalmente (se na saida da bomba estiver ok) entupimentos, folgas de motor e estado geral do óleo...

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        goleta 88
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        uma vez fiquei de perguntar aqui e acabei não perguntando, meu carro quando frio dá final de manometro, ele chega até o 7 e volta pro 6 bar, quando esta na temperatura normal de funcionamento, ele nunca baixou dos 2 bar, mesmo depois de dar varios couros no carro.

                        isso é bom ou pressão demais tbm é ruim.

                        a pressão ta sendo medida de tras do cabeçote em um bloco de 1.6 que eu abri e virou 2.0,não sei se influencia mas este bloco não tem o injetor de óleo por baixo dos pistoes.

                        1 Resposta Última resposta
                        • Z Offline
                          Z Offline
                          ZOEGA
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          a turbina não precisa de muita pressão de óleo não, nem é bom ter muita na turbina porque pode causar flood (alagamento) de óleo nos mancais e ela fumar…

                          [snapback]508133[/snapback]

                          tiagones, dá pra dizer +- quanto é o minimo e máximo de pressão de oleo que uma turbina pode ter???

                          1kg em ml seria normal?

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
                            T Offline
                            Tiagones
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            tiagones, dá pra dizer +- quanto é o minimo e máximo de pressão de oleo que uma turbina pode ter???

                            1kg em ml seria normal?

                            [snapback]508529[/snapback]

                            olha, depende muito da turbina, provavelmente por causa de di?metro de mancais, rpm de trabalho do turbo, etc…

                            mas sei que 1 bar em lenta não parece ruim não... esses motorezinhos modernos são meio diferentes... pra você ter idéia (não se assuste), o meu gol 1.0t preparado tem 2 bar de pressão de óleo a 8000 rpm... :ppteam: :lol: :lol: e nunca tive nenhum problema de lubrificação de nenhum tipo, nada está de acordo com o que a fábrica diz... mínimo 1,5 bar acima de 2500 rpm se não me engano...

                            volto a repetir, procure saber a especificação da fábrica... talvez nem esteja fora... pode acontecer do mínimo ser 0,8 na m.l. por ex... aí nem tá fora... se estiver fora, é só procurar saber onde está perdendo pressão...

                            e eu ainda mediria a pressão no cavalete do filtro de óleo, assim vc isola a bomba de óleo e já sabe pelo menos se tá perdendo dali pra frente ou se é a própria bomba que tá fraca...

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
                              T Offline
                              Tiagones
                              escreveu em última edição por
                              #15

                              ah sim, e como ka falou, é bom trocar o óleo (até o peso do óleo talvez…) por exemplo, se estiver usando 40, tente colocar um 50... ?s vezes isso influi um bocado também...

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
                                T Offline
                                Tiagones
                                escreveu em última edição por
                                #16

                                putz não tá querendo floodar o tópico não, mas é que não deu pra editar e esqueci uma coisa…(2 vezes rsrs)

                                pra turbina, até a altura da turbina em relação ao c?rter e o tipo de retorno utilizado influem na possibilidade de flood...

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
                                  L Offline
                                  Lucas Schneider
                                  escreveu em última edição por
                                  #17

                                  bom, fui revirar uns pdf que tinha aqui do celta vhc e pasmen:

                                  pressão normal de óleo em marcha lenta: 150kpa

                                  acima de 1400rpm: 410~490kpa

                                  acima de 3000rpm: 360~440kpa

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
                                    T Offline
                                    Tiagones
                                    escreveu em última edição por
                                    #18

                                    bom, fui revirar uns pdf que tinha aqui do celta vhc e pasmen:

                                    pressão normal de óleo em marcha lenta: 150kpa

                                    acima de 1400rpm: 410~490kpa

                                    acima de 3000rpm: 360~440kpa

                                    [snapback]508583[/snapback]

                                    então acima de 3000 rpm deve estar entre 3,6 e 4,4 bar… mas isso é onde, emcima no cabeçote, embaixo no cavalete do filtro? diz l

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
                                      D Offline
                                      daniel_fabricio
                                      escreveu em última edição por
                                      #19

                                      então acima de 3000 rpm deve estar entre 3,6 e 4,4 bar… mas isso é onde, emcima no cabeçote, embaixo no cavalete do filtro? diz lá?

                                      [snapback]508623[/snapback]

                                      provavelmente deve ser a pressão da bomba de óleo, isto ?, no cavalete…

                                      acredito que no cabeçote não venha muito mais que 1kg em marcha lenta, ou até menos que isso.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
                                        L Offline
                                        Lucas Schneider
                                        escreveu em última edição por
                                        #20

                                        então acima de 3000 rpm deve estar entre 3,6 e 4,4 bar… mas isso é onde, emcima no cabeçote, embaixo no cavalete do filtro? diz lá?

                                        [snapback]508623[/snapback]

                                        pelo que deu pra enteder, direto na bomba…

                                        vou trocar óleo/filtro o mais rápido possivel pra ver qual eras....

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • D Offline
                                          D Offline
                                          daniel_fabricio
                                          escreveu em última edição por
                                          #21

                                          alguém sabe que pressão de óleo que vem no cabeçote dos aps ?

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários