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Pistões hipereut?ticos para turbos

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    Anderson Torres
    escreveu em última edição por
    #10

    qual a folga radial recomendada pelo fabricante dos pistões iapel ?

    [snapback]542031[/snapback]

    já vem neles 0,6 não bate nada

    1 Resposta Última resposta
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      rallye
      escreveu em última edição por
      #11

      um camarada me recomendou o uso de hipereuteticos

      se nao fosse girar muito, porem estou querendo bater

      os 8mil rpm e a cada novo gasto eu vejo o final do

      projeto mais distante, eu ja estou me mordendo aki..

      os forjados ainda terão gastos com retifica do bloco,

      novos aneis e usinagem para as cavas de valvulas.

      qual a folga radial recomendada pelo fabricante dos pistões iapel ?

      [snapback]542031[/snapback]

      pistão 86,00 vem 85,90mm, 86,50 vem 86,40mm

      os gm vem com 10 de folga, tanto iapel qto iasa, nao sei o resto.

      mas a folga vai depender do seu projeto.

      tem quem recomende de acordo com

      a pressão, outros com a cavalaria.

      acreditava que até o curso e limite de rotação tinha

      q entrar no calculo por causa da velocidade dos pistões

      mas nao faão ideia como esse calculo é feito.

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
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        RodrigoLóke
        escreveu em última edição por
        #12

        já vem neles   0,6    não bate nada

        [snapback]542063[/snapback]

        a folga radial não vem com o pistão…..não tem nem como.

        o que a fabrica faz é especificar a folga necessária entre pistão e cilindro (ou camisa) por conta da dilatação do material utilizado.

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
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          RodrigoLóke
          escreveu em última edição por
          #13

          um camarada me recomendou o uso de hipereuteticos

          se nao fosse girar muito, porem estou querendo bater

          os 8mil rpm e a cada novo gasto eu vejo o final do

          projeto mais distante, eu ja estou me mordendo aki..

          os forjados ainda terão gastos com retifica do bloco,

          novos aneis e usinagem para as cavas de valvulas.

          pistão 86,00 vem 85,90mm, 86,50 vem 86,40mm

          os gm vem com 10 de folga, tanto iapel qto iasa, nao sei o resto.

          mas a folga vai depender do seu projeto.

          tem quem recomende de acordo com

          a pressão, outros com a cavalaria.

          acreditava que até o curso e limite de rotação tinha

          q entrar no calculo por causa da velocidade dos pistões

          mas nao faão ideia como esse calculo é feito.

          [snapback]542065[/snapback]

          a verdade é a seguinte, não faz sentido ter pistões forjados se você não for realmente exigir o que eles tem a oferecer.

          pistão forjado possui uma folga maior devido a dilatação do material e se você não us?-lo dentro da temperatura correta, você terá um motor com folgas maiores do que realmente são necessárias. isso te trar? problemas a m?dio/longo prazo (desgaste prematuro da camisa, perda de compressão, etc).

          cada tipo pistão tem um porque de existir. o importante é você aplic?-lo corretamente as condições que seu carro será submetido.

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            marcioap
            escreveu em última edição por
            #14

            a folga radial não vem com o pistão…..não tem nem como.

            o que a fabrica faz é especificar a folga necessária entre pistão e cilindro (ou camisa) por conta da dilatação do material utilizado.

            [snapback]542069[/snapback]

            os pistão iapel são o seguinte, si tu tem un cilindro de exatos 81mm o pistão vem menor, ja prevendo a folga necessaria. o pistão original por ej, snme é 0.03 então os iapel vem 0.03mm menor que o original, ai somando esses 0.03 com os 0.03 da folga do original, se tem os 0.06mm q é o recomendado pela iapel.

            o objetivo deles com isso, é permitir ao cliente a simples troca de pistão sem ter q retificar os cilindros nem nada. logico q isso seria só no caso de un motor com pouca km. e outro motivo disso tamben é q quando vc for montar o motor original pra vender o carro por ej, vc tira teu pistão forjado, e vai encontrar un pistão original na medida certa sem ter q mexer en cilindro.

            abraços

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
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              RodrigoLóke
              escreveu em última edição por
              #15

              os pistão iapel são o seguinte, si tu tem un cilindro de exatos 81mm o pistão vem menor, ja prevendo a folga necessaria. o pistão original por ej, snme é 0.03 então os iapel vem 0.03mm menor que o original, ai somando esses 0.03 com os 0.03 da folga do original, se tem os 0.06mm q é o recomendado pela iapel.

              o objetivo deles com isso, é permitir ao cliente a simples troca de pistão sem ter q retificar os cilindros nem nada. logico q isso seria só no caso de un motor com pouca km. e outro motivo disso tamben é q quando vc for montar o motor original pra vender o carro por ej, vc tira teu pistão forjado, e vai encontrar un pistão original na medida certa sem ter q mexer en cilindro.

              abraços

              [snapback]542117[/snapback]

              ha sim…...agora está explicado mas a folga recomenda é 0,06mm ou 0,1mm ?

              se for 0,06 é bem razoável.....me parece dar pra rodar com forjado sem problema algum.....

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                marcioap
                escreveu em última edição por
                #16

                ha sim…...agora está explicado mas a folga recomenda é 0,06mm ou 0,1mm ?

                se for 0,06 é bem razoável.....me parece dar pra rodar com forjado sem problema algum.....

                [snapback]542159[/snapback]

                a folga q eles peden é 0.06 nos pistão iapel. 0.1 q seria 0.10 é a folga dos power tech.

                1 Resposta Última resposta
                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  um camarada me recomendou o uso de hipereuteticos

                  se nao fosse girar muito, porem estou querendo bater

                  os 8mil rpm e a cada novo gasto eu vejo o final do

                  projeto mais distante, eu ja estou me mordendo aki..

                  os forjados ainda terão gastos com retifica do bloco,

                  novos aneis e usinagem para as cavas de valvulas.

                  [snapback]542065[/snapback]

                  e qual o problema de girar 8000 rpm com os hipereut?ticos?

                  tinha gente aqui no fórum q tinha carro montado enchendo quase 2 bar de turbo, destaxado, girando 7750 rpm e com curso bem maior q o do gm 2.0 e não teve problema nenhum…

                  a não ser q vc queire montar um monstro de mais de 400 cv e além disso deseja ter taxa de compressão estática alta (o q a gente aqui tá careca de saber que não é a melhor solução pra turbo, mas isso não vem ao caso), não vejo razão pra vc usar forjados...

                  eu acho q os iapel pra gm 16v já vêm com as cavas de válvulas, anéis e pinos, mas não tenho certeza...alguém confirma?

                  e outra, turbinar sem abrir o motor, ainda mais pelo q vc falou q tem de intensões, é pedir pra quebrar...se vc tiver com folga axial, alinhamento de mancal de apoio e/ou folga radial um mpouquinho fora q seja, calos nos cilindros e/ou com compressão baixa, vc vai ter q retificar o motor...no mínimo uma troca de casquilhos é recomendável, mesmo q seu motor tenha baixa quilometragem...não é bom ficar regulando grana nesse tipo de coisa pq é o barato q sai caro depois....

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    RodrigoLóke
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    e qual o problema de girar 8000 rpm com os hipereut?ticos?

                    tinha gente aqui no fórum q tinha carro montado enchendo quase 2 bar de turbo, destaxado, girando 7750 rpm e com curso bem maior q o do gm 2.0 e não teve problema nenhum…

                    a não ser q vc queire montar um monstro de mais de 400 cv e além disso deseja ter taxa de compressão estática alta (o q a gente aqui tá careca de saber que não é a melhor solução pra turbo, mas isso não vem ao caso), não vejo razão pra vc usar forjados...

                    eu acho q os iapel pra gm 16v já vêm com as cavas de válvulas, anéis e pinos, mas não tenho certeza...alguém confirma?

                    e outra, turbinar sem abrir o motor, ainda mais pelo q vc falou q tem de intensões, é pedir pra quebrar...se vc tiver com folga axial, alinhamento de mancal de apoio e/ou folga radial um mpouquinho fora q seja, calos nos cilindros e/ou com compressão baixa, vc vai ter q retificar o motor...no mínimo uma troca de casquilhos é recomendável, mesmo q seu motor tenha baixa quilometragem...não é bom ficar regulando grana nesse tipo de coisa pq é o barato q sai caro depois....

                    [snapback]542393[/snapback]

                    turbinar sem abrir…..? coisa de mexanico.....

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      rallye
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      e qual o problema de girar 8000 rpm com os hipereut?ticos?

                      nao sei

                      mas ele me falou que quebrou pistoes mahle em carro aspro

                      e em turbo estavam segurando mais de 300hps medidos

                      na ponta do vira, porem girando menos de 6500rpm

                      a não ser q vc queire montar um monstro de mais de 400 cv

                      quero

                      eu acho q os iapel pra gm 16v já vêm com as cavas de válvulas, anéis e pinos, mas não tenho certeza…alguém confirma?

                      sim, tem cavas e eu provavelmente pegaria um pistao aspro pra usinar

                      e chegar a taxa que eu quero.

                      e outra, turbinar sem abrir o motor, ainda mais pelo q vc falou q tem de intensões, é pedir pra quebrar…

                      eu abri esse motor uma vez só pra ver as medidas e eram todas

                      standart troquei todas as bronzinas e os aneis, bomba de agua e óleo

                      nova, fiz o cabeçote, mas decidi montar 16v mesmo e vou abrir de

                      novo.. hoje ele tem cerca de 10mil km rodados.

                      vou de forjados.. nao tenho mais duvida…

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        RodrigoLóke
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        vou de forjados.. nao tenho mais duvida…

                        [snapback]542683[/snapback]

                        se vc pretende a potência q mencionou acima…....está no caminho certo.

                        1 Resposta Última resposta
                        • Q Offline
                          Q Offline
                          quarteto
                          escreveu em última edição por
                          #21

                          nao sei

                          mas ele me falou que quebrou pistoes mahle em carro aspro

                          e em turbo estavam segurando mais de 300hps medidos

                          na ponta do vira, porem girando menos de 6500rpm

                          quero

                          sim, tem cavas e eu provavelmente pegaria um pistao aspro pra usinar

                          e chegar a taxa que eu quero.

                          eu abri esse motor uma vez só pra ver as medidas e eram todas

                          standart troquei todas as bronzinas e os aneis, bomba de agua e óleo

                          nova, fiz o cabeçote, mas decidi montar 16v mesmo e vou abrir de

                          novo.. hoje ele tem cerca de 10mil km rodados.

                          vou de forjados.. nao tenho mais duvida…

                          [snapback]542683[/snapback]

                          pois é…

                          depois do nosso papo via msn é o mais sensato q vc deve fazer...

                          mas eu continuo não concordando com a sua idéia...

                          1 Resposta Última resposta
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                            * Caroline Stella *
                            escreveu em última edição por
                            #22

                            e qual o problema de girar 8000 rpm com os hipereut?ticos?

                            tinha gente aqui no fórum q tinha carro montado enchendo quase 2 bar de turbo, destaxado, girando 7750 rpm e com curso bem maior q o do gm 2.0 e não teve problema nenhum…

                            a não ser q vc queire montar um monstro de mais de 400 cv e além disso deseja ter taxa de compressão estática alta (o q a gente aqui tá careca de saber que não é a melhor solução pra turbo, mas isso não vem ao caso), não vejo razão pra vc usar forjados...

                            [snapback]542393[/snapback]

                            disso ai pra bem mais…

                            1 Resposta Última resposta
                            • N Offline
                              N Offline
                              neto-poa
                              escreveu em última edição por
                              #23

                              e-mail recebido da mahle, sobre pistões hipereut?ticos:

                              a mahle metal leve agradece o contato.

                              a empresa não trabalha com pistões hipereut?ticos no mercado de reposição

                              nacional, as peças são fabricadas de acordo com o produto original.

                              a mahle metal leve não orienta nenhum tipo de adaptação.

                              a empresa deixa é disposição o servião de atendimento ao consumidor

                              (s.a.c), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h ?s 18h, para

                              esclarecimentos de dúvidas técnicas, problemas técnicos, aplicações,

                              reclamações e sugestáes. a central atende atravṍs do 0800-0150015 ou ainda

                              atravṍs do endereão eletrúnico [email protected]

                              atenciosamente,

                              renata

                              mahle metal leve s.a. - aftermarket

                              sac / servião de atendimento ao consumidor

                              rodovia limeira-mogi-mirim, km103, 13.480-970, limeira, brasil

                              0800-0150015

                              [email protected], www.mahle.com.br

                              é fato que os pistões mahle aguentam muito em motores ap, alguém tem experiencia destes pistões em gm (300cv)??

                              1 Resposta Última resposta
                              • * Offline
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                                * Caroline Stella *
                                escreveu em última edição por
                                #24

                                e-mail recebido da mahle, sobre pistões hipereut?ticos:

                                a mahle metal leve agradece o contato.

                                a empresa não trabalha com pistões hipereut?ticos no mercado de reposição

                                nacional, as peças são fabricadas de acordo com o produto original.

                                [snapback]546394[/snapback]

                                então deixaram de fabricar ou o que o pessoal (inclusive eu) usa agora ficou para exportação, pq eles tem a letrinha (no código estampado no pistão) q identificam como hipereut?ticos, assim como nos dos gm conhecido como os mais resistentes da linha original .

                                inclusive pelo que ando vendo por ai, 300cvs em gm o pessoal nem troca os pistões q vem originais.

                                1 Resposta Última resposta
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                                  escreveu em última edição por
                                  #25

                                  e-mail recebido da mahle, sobre pistões hipereut?ticos:

                                  a mahle metal leve agradece o contato.

                                  a empresa não trabalha com pistões hipereut?ticos no mercado de reposição

                                  nacional, as peças são fabricadas de acordo com o produto original.

                                  a mahle metal leve não orienta nenhum tipo de adaptação.

                                  a empresa deixa é disposição o servião de atendimento ao consumidor

                                  (s.a.c), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h ?s 18h, para

                                  esclarecimentos de dúvidas técnicas, problemas técnicos, aplicações,

                                  reclamações e sugestáes. a central atende atravṍs do 0800-0150015 ou ainda

                                  atravṍs do endereão eletrúnico [email protected]

                                  atenciosamente,

                                  renata

                                  mahle metal leve s.a. - aftermarket

                                  sac / servião de atendimento ao consumidor

                                  rodovia limeira-mogi-mirim, km103, 13.480-970, limeira, brasil

                                  0800-0150015

                                  [email protected], www.mahle.com.br

                                  é fato que os pistões mahle aguentam muito em motores ap, alguém tem experiencia destes pistões em gm (300cv)??

                                  [snapback]546394[/snapback]

                                  bom.. essas informações sobre as letras nos pistoes eu peguei com um

                                  camarada das zoropas que tinha um documento da mahle impresso.

                                  infelizmente nao consegui uma c?pia, entretando eu conversei pelo telefone

                                  com um engenheiro da mahle chamado marcio imanisi que me confirmou

                                  isso ae, mas nao me recomentou nenhuma adaptação e que era possivel

                                  que eu nao conseguisse meu objetivo. me disse tambem que a mahle

                                  nao tem nenhum catalogo técnico a respeito de seus pistões, apenas

                                  catalogo de seus produtos online e impresso para revendedores.

                                  se alguem quiser conversar direto com ele a respeito, o e-mail

                                  que ele me passou foi o [email protected]

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                                    #26

                                    pois é, mandei este e-mail para mahle para tirar a duvida, pois eu tenho um jogo de pistões mahle para astra 2.0 8v guardado, e fui conferir a letra do codigo, e a letra é l . agora naum sei mais nada…

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #27

                                      http://www.preparados.com.br/forum/index.p…01&#entry529101

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                                        #28

                                        pois é, soh que o meu pistão tem a letra l

                                        1 Resposta Última resposta

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