Golf 1,6 turbo
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dando uma de detetive
seus bicos são maiores (ou abertos) caso contrário não alimenta quase nada a mais então deve estar usando algum artificio pra alimentar abaixando o combustável em giro e carga baixa tipo :
1- hpi com pressão mais baixa inicial e mais alta final.
2- maf de di?metro maior (mas de carga baixa fica chato um bom acerto sem apelar pra remapeamento)
qualquer uma das formulas explica porque alimenta e não o erro da central … acredite a central com maf é excelente pra pequenas alterações de volume admitido.
não sei especificamente sobre essas siemens (que não se conhece tão bem qto motronic da bosch) mas meu palpite é que a estratégia é a mesma, qdo o maf sai de escala a central busca os valores de injeção baseando apenas no mapa por posição da borboleta (chamado em outros fabricantes de mapa de torque) que dependendo do caso pode empobrecer ou enriquecer (depende do tamanho dos bicos), mas o ponto fica no valor de carga máxima e não cai, exceto pela correção de temperatura do ar que continua vêlida... se o ar for muito aquecido aí provavelmente a correção ao sair do valor vai enriquecer o carro...só que o ponto aumenta (e não diminui)
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dando uma de detetive
seus bicos são maiores (ou abertos) caso contrário não alimenta quase nada a mais então deve estar usando algum artificio pra alimentar abaixando o combustável em giro e carga baixa tipo :
1- hpi com pressão mais baixa inicial e mais alta final.
2- maf de di?metro maior (mas de carga baixa fica chato um bom acerto sem apelar pra remapeamento)
qualquer uma das formulas explica porque alimenta e não o erro da central … acredite a central com maf é excelente pra pequenas alterações de volume admitido.
não sei especificamente sobre essas siemens (que não se conhece tão bem qto motronic da bosch) mas meu palpite é que a estratégia é a mesma, qdo o maf sai de escala a central busca os valores de injeção baseando apenas no mapa por posição da borboleta (chamado em outros fabricantes de mapa de torque) que dependendo do caso pode empobrecer ou enriquecer (depende do tamanho dos bicos), mas o ponto fica no valor de carga máxima e não cai, exceto pela correção de temperatura do ar que continua vêlida... se o ar for muito aquecido aí provavelmente a correção ao sair do valor vai enriquecer o carro...só que o ponto aumenta (e não diminui)
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vamos lá over
uso bicos c/ 63% a mais de vazão que os originais ( 5,88g/s contra 3,6g/s ), com hpi. pressão inicial ( sem vêcuo ) de 1,0 bar e final de 3,2bar ( a 0,8 bar de pressão de turbo ).
o maf é o original do meu carro.
agora, me tira uma dúvida: no meu carro, como que a ecu lá temperatura do ar ??? pelo maf mesmo ???
falow?s
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melhor pedir prum moderador mover essa parte aqui… hehehe
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isso, o povo esqueceu que estavamos todos falando que o carro da primeira pagina levo lenha pra xsara…
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vamos lá over
uso bicos c/ 63% a mais de vazão que os originais ( 5,88g/s contra 3,6g/s ), com hpi. pressão inicial ( sem vêcuo ) de 1,0 bar e final de 3,2bar ( a 0,8 bar de pressão de turbo ).
o maf é o original do meu carro.
agora, me tira uma dúvida: no meu carro, como que a ecu lá temperatura do ar ??? pelo maf mesmo ???
falow?s
[snapback]548936[/snapback]
não me parece muito certo naum….
odeio fazer essas contas porque nego acaba achando que hpi funciona bem dessa forma (como único elemento que enriquece a mistura pra turbo) e que a teoria é 100% o que se vê na pratica:
originalmente o dosador é referenciado a pressão atmosf?rica, dessa forma um de 3 bar:
1- em marcha lenta tem cerca de 2,5bar
2- plena carga teria 3 bar
3- com digamos 0,8bar de turbo teria que ter 3,8bar pra compensar a diferença (ou seja menos que isso empobrece a mistura em relação ao desejado)
assim usando digamos 1bar inicial e 3,2 final comparando com o original a gasolina:
1- enriquece apenas 3%
2- empobrece 6%
3- enriquece 50%
ou seja não passa pra alcool na fase aspro e não alimenta na fase turbo nem se fosse exclusivamente a gasolina.
alguem daki tava com um golf desses com defeito na central e estava extremamente rico, talvez seja por aí o caminho porque na teoria vc num deveria estar conseguindo andar no alcool naum, se bem que medir bico é sempre foda, dependendo da laténcia dele essas maquinas de limpar dão resultados obscenos (até postei algo sobre isso a algum tempo vou resumir abaixo na obs:)
obs: um dia fui medir bicos diferentes e acabei de farra comparando diversos bicos, em um par deles o primeiro (o maior que eu desejava achar algo parecido) nos primeiros instantes de medição ?ra bem superior tipo uns 30 ou 40% que o segundo... aí uma hora eu deixeio teste ir até o final com todas as variações de rpm e tempo que a maquina fazia no autom?tico...no final do teste o bico menor ultrapassou o maior em uns 10 ou 20% (não lembro)...repeti o teste com outros 2 bicos (vai queum estava aberto ou travando né ?) e obtive o mesmo resultado... minha conclusão, o bico menor tinha tanta laténcia que a partir de certa frequência (duty cicle) não fechava mais ficando aberto direto, já o bico maior deveria ter uma laténcia menor e por isso continuou pulsando, por isso o bico menor deu mais vazão que o maior.. na pratica isso nunca ia acontecer.
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num deu tempo de editar…
os valores de 3, -6 e 50% são para o seu caso de bicos 63% maiores
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over, confesso que não entendi muito bem os valores que você postou…
hehehehe.
tem como dissertar um pouco mai é
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a formula é simples
p1/p2 = (v1/v2)
em ml 1bar onde antes ?ra 2,5bar
1/2,5 = (v1/v2)? => v2 = 0,632
v2 = 1,63 x 0,632 = 1,03 ou seja enriqueceu 3% sobre o original a gasolina
e refaz as contas pras outras condições, vai chegar a valores próximos
[snapback]548960[/snapback]
agora clareou, vc postou essa mesma f?rmula em outro tópico, eu bobeei nessa.
mas, e o hallmeter que acusa mistura boa ??
ah, hall ligado na mesma sonda original.
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olha uns 4 posts pra cima aonde eu calculei os valores
acho que ?ra o semcontrole aqui do forum… tinha um defeito e por isso ficava extremanente rico... vc pode ter algo parecido no seu carro aí explica porque o carro é xoxo como vc disse um pouco antes...
a verdade é que tá muito fora do esperado com apenas estes bicos e pressão de linha
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ta brincando q tu anda com 0,8 e sem suplementar e sem controle de ponto
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eu tb? ? o q q tem?
a curva de ponto do carro era originalmente p gasolina. ao inves de vc colocar ponto, qdo usando no alcool, vc coloca ar sob pressao (hehehe).
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olha uns 4 posts pra cima aonde eu calculei os valores
acho que ?ra o semcontrole aqui do forum… tinha um defeito e por isso ficava extremanente rico... vc pode ter algo parecido no seu carro aí explica porque o carro é xoxo como vc disse um pouco antes...
a verdade é que tá muito fora do esperado com apenas estes bicos e pressão de linha
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cara, eu dei uma fu?ada no fórum, mas não achei nada do semcontrole, é ele mesmo q teve o problema.
vc sabe me dizer como faão p/ testar o módulo ??
falow?s
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2 bar de pressão com turbina limão não é a mesma coisa que 2 bar com turbina grande…
e a sua sonda está certinha???
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2 bar de pressão com turbina limão não é a mesma coisa que 2 bar com turbina grande…
e a sua sonda está certinha???
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da? tristonho concordo, uma coisa é soprar 2 bar numa seringa, outra coisa é 1 boteco num tubo de 3 hehehehehe. sei como é
sobre a minha sonda, sim, ela está certa. é nova, ali?s.
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sim over qnd deu o problema na minha central, ficava rico, no scaner pegava temp da agua e do ar em graus negativos, ponto com atraso de 30? carro nao segurava lenta, passou a fazer coisa de 6km/l normal faz entre 11 e 12km/l
diagnostico era chicote em curto, mas ai levei aki perto de casa e ele pegou o defeito na central, tentou levar pra repararem, mas nada feito, até vi com vc se encontrava uma central mnha, mas achei por 550,00 ai trocamos
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eu tb? ? o q q tem?
a curva de ponto do carro era originalmente p gasolina. ao inves de vc colocar ponto, qdo usando no alcool, vc coloca ar sob pressao (hehehe).
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vc tmb roda com 0,8 sem mais nada, so pendurar a turbina e sair na rua feliz da vida?