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Uma duvida q me persegue…

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    RodrigoLóke
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    #7

    como faz isso é aumenta a regulagem de folga delas ?

    [snapback]594965[/snapback]

    sim, quando você aumenta a folga de válvula você diminui a duração do comando. é facil imaginar que quanto maior a folga, maior o tempo para o comando consumir a folga e começar a abrir a válvula. esse tempo para consumir a folga muda a duração em alguns graus.

    dá para calcular a duração do comando (por exemplo a admissão do primeiro cilindro) para cada folga de valvula ( 0,30 - 0,35 - 0,40 - 0,45mm ). mas só é possivel fazer isso com relógio comparador e disco de grau.

    essa é a melhor forma pra enquadrar o motor (fazer com que todos cilindros tenha a mesma duração no escape e na admissão). você monta uma tabela de duração para todos os cames x folga de valvula. ai você coloca diferentes folgas de valvula para cada cilindro fazendo que todo os cilindros trabalhem com a mesma duração tanto na adm quanto no escape.

    se não fizer isso o motor não trabalha equalizado. vc consegue imaginar um motor que possua durações diferentes ao longo dos cilindros é eu não consigo.. :cry:

    1 Resposta Última resposta
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      * Caroline Stella *
      escreveu em última edição por
      #8

      se não fizer isso o motor não trabalha equalizado. vc consegue imaginar um motor que possua durações diferentes ao longo dos cilindros é eu não consigo.. :cry:

      [snapback]594969[/snapback]

      sem contar que em certos casos o motor nem funciona caso somente se faça a troca de comando sem verificar a folga nas pastilhas. vc da na partida e sente o motor de arranque leviiiinho… :) :cry:

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      • G Offline
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        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #9

        sim, quando você aumenta a folga de válvula você diminui a duração do comando. é facil imaginar que quanto maior a folga, maior o tempo para o comando consumir a folga e começar a abrir a válvula. esse tempo para consumir a folga muda a duração em alguns graus.

        se fizer isso além de fazer barulho de válvulas batendo (folga na regulagem)

        o motor não vai render tudo q pode….......abrindo menos a válvula o motor aspira menos mistura............maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanco. :cry:

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
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          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #10

          sem contar que em certos casos o motor nem funciona caso somente se faça a troca de comando sem verificar a folga nas pastilhas. vc da na partida e sente o motor de arranque leviiiinho… :cry: :)

          [snapback]594973[/snapback]

          se montar c as válvulas enforcadas não tem compressão

          mas isso é coisa de amador :cry:

          1 Resposta Última resposta
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            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #11

            se montar c as válvulas enforcadas não tem compressão

            mas isso é coisa de amador :cry:

            [snapback]594986[/snapback]

            pior q acontece. pior ainda é qdo isso é feito em oficina e dizem que não precisa regular as valvulas antes de testar um comando novo. pode ficar com mta folga (ai o carro não rende mesmo e condenam o comando), ou pode ficar com todas as valvulas abertas e o motor nem funcionar por falta de atenção em não medir eixo dos dois comandos antes mesmo de iniciar a transfusão.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
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              RodrigoLóke
              escreveu em última edição por
              #12

              se fizer isso além de fazer barulho de válvulas batendo (folga na regulagem)

              o motor não vai render tudo q pode….......abrindo menos a válvula o motor aspira menos mistura............maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanco. :cry:

              [snapback]594984[/snapback]

              não….pera ai não estou falando para deixar uma folga fora da especificação da fábrica.

              normalmente a fabrica especifica um range de folga que é possivel utilizar. você vai fazer as regulagens baseadas nesse range e não colocar folgas fora da especificação.

              por exemplo na tabela q tenho aqui do ap diz que a as folgas na admissão com motor frio são de 0,15 a 0,25 e no escapamento de 0,35 a 0,45. entá voce vai ajusta dentro destes limites.

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
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                RodrigoLóke
                escreveu em última edição por
                #13

                sem contar que em certos casos o motor nem funciona caso somente se faça a troca de comando sem verificar a folga nas pastilhas. vc da na partida e sente o motor de arranque leviiiinho… :cry: :)

                [snapback]594973[/snapback]

                hahahaha…........o motor não comprime.......o motor de arranque fica brincando de girar o motor hahha

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  PaSqUaLe
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  huuumm… agora sim,nunca peguei um comando tucho hidraulico e um mecanico na mão pra ver a diferença

                  brigadão a todos...

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    Dr.147
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    com a regulagem de vêvulas, conforme o loke disse, somente pode haver alteração na duração do comando ?? e o levante?

                    isso vale mais para comandos difertentes do original? pode conseguir algum benefício em comandos originais?

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      RodrigoLóke
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      com a regulagem de vêvulas, conforme o loke disse,  somente pode haver alteração na duração do comando ?? e o levante?

                      isso vale mais para comandos difertentes do original? pode conseguir algum benefício em comandos originais?

                      [snapback]595069[/snapback]

                      desculpa demorar a responder, estava entupido de trabalho e não tive tempo.

                      vou responder sua pergunta com outra pergunta :ohoh: para todos entenderem usando a própria cabeça :ops:

                      porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)

                      dica: o lift (levante) é uma constante. não é alterado pela folga de válvula.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fernando_221
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)

                          ele perde rendimento p q esquenta :ops: e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

                          qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh: e queima o assentamento de válvulas............

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            RodrigoLóke
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

                            [snapback]596023[/snapback]

                            pensando estaticamente sim porém dinamicamente as coisas são diferentes

                            por este motivo que para motores que giram alto a folga de valvula deve ser maior.

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              RodrigoLóke
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              ele perde rendimento p q esquenta :ops:  e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

                              qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh:  e queima o assentamento de válvulas............

                              [snapback]596043[/snapback]

                              você está certo, é isso também

                              um motivo é o aquecimento dos componentes que gera dilatação, o segundo motivo é a propria din?mica do conjunto que em alta rotação consome a folga das valvulas.

                              por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

                              bote um motor com folga de valvulas original para girar 20-30% acima de sua rotação original e você provavelmente perder? compressão.

                              portanto na prática com o motor em alta rpm essa folga é consumida pelas condições do conjunto naquele momento e o lift não se altera.

                              por isso que dizemos que em um motor com o came de escape e adm no mesmo eixo, as únicas coisas que são inalter?veis é o lift e o lob center. duração é possível de se regular.

                              hoje mesmo simulamos possíveis regulagens de un 6c e foi possivel alterar a duração em 9? no escapamento somente regulando folga de válvulas.

                              abraço.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                Gaucho
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

                                fera,

                                folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                                fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                                e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
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                                  quarteto
                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  fera,

                                  folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                                  fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                                  e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                                  [snapback]596098[/snapback]

                                  isso é verdade e não funciona só pra motos não

                                  com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

                                  e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    RodrigoLóke
                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    fera,

                                    folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

                                    fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

                                    e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

                                    [snapback]596098[/snapback]

                                    isso é verdade e não funciona só pra motos não

                                    com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

                                    e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

                                    [snapback]596106[/snapback]

                                    poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

                                    por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      #24

                                      poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

                                      por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

                                      [snapback]596128[/snapback]

                                      f?la láke ;)

                                      só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                                      carro turbo gosta de mais duração no escape.

                                      então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                                      e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ??? :ham:

                                      eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera. :^^:

                                      abraço. :p

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • Q Offline
                                        Q Offline
                                        quarteto
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                                        #25

                                        f?la láke   ;)

                                        só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                                        carro turbo gosta de mais duração no escape.

                                        então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                                        e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

                                        eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

                                        abraço. :p

                                        [snapback]596248[/snapback]

                                        eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                                        sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

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                                          #26

                                          …em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                                          instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                                          hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                                          a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                                          mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                                          to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                                          1 Resposta Última resposta

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