Uma duvida q me persegue…
-
como faz isso é aumenta a regulagem de folga delas ?
[snapback]594965[/snapback]
sim, quando você aumenta a folga de válvula você diminui a duração do comando. é facil imaginar que quanto maior a folga, maior o tempo para o comando consumir a folga e começar a abrir a válvula. esse tempo para consumir a folga muda a duração em alguns graus.
dá para calcular a duração do comando (por exemplo a admissão do primeiro cilindro) para cada folga de valvula ( 0,30 - 0,35 - 0,40 - 0,45mm ). mas só é possivel fazer isso com relógio comparador e disco de grau.
essa é a melhor forma pra enquadrar o motor (fazer com que todos cilindros tenha a mesma duração no escape e na admissão). você monta uma tabela de duração para todos os cames x folga de valvula. ai você coloca diferentes folgas de valvula para cada cilindro fazendo que todo os cilindros trabalhem com a mesma duração tanto na adm quanto no escape.
se não fizer isso o motor não trabalha equalizado. vc consegue imaginar um motor que possua durações diferentes ao longo dos cilindros é eu não consigo..
-
se não fizer isso o motor não trabalha equalizado. vc consegue imaginar um motor que possua durações diferentes ao longo dos cilindros é eu não consigo..
[snapback]594969[/snapback]
sem contar que em certos casos o motor nem funciona caso somente se faça a troca de comando sem verificar a folga nas pastilhas. vc da na partida e sente o motor de arranque leviiiinho…
-
sim, quando você aumenta a folga de válvula você diminui a duração do comando. é facil imaginar que quanto maior a folga, maior o tempo para o comando consumir a folga e começar a abrir a válvula. esse tempo para consumir a folga muda a duração em alguns graus.
se fizer isso além de fazer barulho de válvulas batendo (folga na regulagem)
o motor não vai render tudo q pode….......abrindo menos a válvula o motor aspira menos mistura............maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanco.
-
sem contar que em certos casos o motor nem funciona caso somente se faça a troca de comando sem verificar a folga nas pastilhas. vc da na partida e sente o motor de arranque leviiiinho…
[snapback]594973[/snapback]
se montar c as válvulas enforcadas não tem compressão
mas isso é coisa de amador
-
se montar c as válvulas enforcadas não tem compressão
mas isso é coisa de amador
[snapback]594986[/snapback]
pior q acontece. pior ainda é qdo isso é feito em oficina e dizem que não precisa regular as valvulas antes de testar um comando novo. pode ficar com mta folga (ai o carro não rende mesmo e condenam o comando), ou pode ficar com todas as valvulas abertas e o motor nem funcionar por falta de atenção em não medir eixo dos dois comandos antes mesmo de iniciar a transfusão.
-
se fizer isso além de fazer barulho de válvulas batendo (folga na regulagem)
o motor não vai render tudo q pode….......abrindo menos a válvula o motor aspira menos mistura............maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanco.
[snapback]594984[/snapback]
não….pera ai não estou falando para deixar uma folga fora da especificação da fábrica.
normalmente a fabrica especifica um range de folga que é possivel utilizar. você vai fazer as regulagens baseadas nesse range e não colocar folgas fora da especificação.
por exemplo na tabela q tenho aqui do ap diz que a as folgas na admissão com motor frio são de 0,15 a 0,25 e no escapamento de 0,35 a 0,45. entá voce vai ajusta dentro destes limites.
-
sem contar que em certos casos o motor nem funciona caso somente se faça a troca de comando sem verificar a folga nas pastilhas. vc da na partida e sente o motor de arranque leviiiinho…
[snapback]594973[/snapback]
hahahaha…........o motor não comprime.......o motor de arranque fica brincando de girar o motor hahha
-
com a regulagem de vêvulas, conforme o loke disse, somente pode haver alteração na duração do comando ?? e o levante?
isso vale mais para comandos difertentes do original? pode conseguir algum benefício em comandos originais?
[snapback]595069[/snapback]
desculpa demorar a responder, estava entupido de trabalho e não tive tempo.
vou responder sua pergunta com outra pergunta para todos entenderem usando a própria cabeça
porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)
dica: o lift (levante) é uma constante. não é alterado pela folga de válvula.
-
o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.
-
porque, quandos se monta um motor com folga de válvulas próximo de zero (praticamente sem folga) o motor perde rendimento em alta é (conceito de folga de válvulas)
ele perde rendimento p q esquenta e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação
qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão e queima o assentamento de válvulas............
-
o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.
[snapback]596023[/snapback]
pensando estaticamente sim porém dinamicamente as coisas são diferentes
por este motivo que para motores que giram alto a folga de valvula deve ser maior.
-
ele perde rendimento p q esquenta e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação
qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão e queima o assentamento de válvulas............
[snapback]596043[/snapback]
você está certo, é isso também
um motivo é o aquecimento dos componentes que gera dilatação, o segundo motivo é a propria din?mica do conjunto que em alta rotação consome a folga das valvulas.
por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.
bote um motor com folga de valvulas original para girar 20-30% acima de sua rotação original e você provavelmente perder? compressão.
portanto na prática com o motor em alta rpm essa folga é consumida pelas condições do conjunto naquele momento e o lift não se altera.
por isso que dizemos que em um motor com o came de escape e adm no mesmo eixo, as únicas coisas que são inalter?veis é o lift e o lob center. duração é possível de se regular.
hoje mesmo simulamos possíveis regulagens de un 6c e foi possivel alterar a duração em 9? no escapamento somente regulando folga de válvulas.
abraço.
-
por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.
fera,
folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.
fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.
e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.
-
fera,
folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.
fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.
e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.
[snapback]596098[/snapback]
isso é verdade e não funciona só pra motos não
com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar
e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe
-
fera,
folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.
fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.
e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.
[snapback]596098[/snapback]
isso é verdade e não funciona só pra motos não
com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar
e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe
[snapback]596106[/snapback]
poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.
por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.
-
poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.
por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.
[snapback]596128[/snapback]
f?la láke
só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )
carro turbo gosta de mais duração no escape.
então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???
e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???
eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.
abraço.
-
f?la láke
só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )
carro turbo gosta de mais duração no escape.
então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???
e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???
eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.
abraço.
[snapback]596248[/snapback]
eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....
sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?
-
…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....
instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?
hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.
a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável
mistura pobre = quente.............rica = frio
to falando de 1 motor todo original de fábrica