Saindo do forno
-
se vc tem 4 cornetas puxando ar do mesmo plano, isso gera turbulencia na parte de cima das cornetas (q fazem o efeito difusor). quando usamos uma de cada tamanho, cada uma puxa ar de um plano diferente, evitando encontro do ar admitido entre uma e outra
no corsa, a admissão fica virada para parede de fogo, onde não existe corrente de ar para minimizar o efeito turbulencia, daí a necessidade das cornetas assimetricas.
coisa mais sem pé nem cabeça…
ainda por cima, vai distribuir de forma desigual a quantidade de ar que cada cilindro aspira.
boa sorte.
-
ficamos ate agora acertando a mbe, deu trabalho mas fizemos bastante progresso lenta em 1.300 rpm e depois de 3 mil rpm o giro sobe tão rapido q lembra motor de motos esportivas
amanha vem a finalização
-
phoda parabéns ae. projeto aspro de verdade, coisa linda.
-
parabéns pelo carro
quais foram as modificações nos freios e suspensão?
freios de vectra e de suspensão o carro tem dois setups, um mais original para rua e um com molas e amortecedores bem mais duros e baixos, q só são usados em track day. a segunda opção é receita dos corsa de turismo mesmo, pq lá na oficina temos alguns desses.
-
freios de vectra e de suspensão o carro tem dois setups, um mais original para rua e um com molas e amortecedores bem mais duros e baixos, q só são usados em track day. a segunda opção é receita dos corsa de turismo mesmo, pq lá na oficina temos alguns desses.
pode falar um pouco mais do setup de suspo
não consegui ainda acertar o chão do meu corsa…
-
se vc tem 4 cornetas puxando ar do mesmo plano, isso gera turbulencia na parte de cima das cornetas (q fazem o efeito difusor). quando usamos uma de cada tamanho, cada uma puxa ar de um plano diferente, evitando encontro do ar admitido entre uma e outra
no corsa, a admissão fica virada para parede de fogo, onde não existe corrente de ar para minimizar o efeito turbulencia, daí a necessidade das cornetas assimetricas.
de onde é que tiraram isso ?
-
pode falar um pouco mais do setup de suspo
não consegui ainda acertar o chão do meu corsa…
de onde é que tiraram isso ?
em breve o dono do carro entra aqui e responde as duvidas eu estou só de fotografo e mensageiro ok? não é meu projeto
-
-
a mangueira não encosta não, é que nessa foto, tinhamos acabado de por o motor no cobre. depois empurramos a mangueira diretinho. esse 4x1 ai já foi muito utilizado no outro motor 16v q tava no carro, não da nada não…
o acerto da injeção quem faz é o andre, dono do carro.
-
a mangueira não encosta não, é que nessa foto, tinhamos acabado de por o motor no cobre. depois empurramos a mangueira diretinho. esse 4x1 ai já foi muito utilizado no outro motor 16v q tava no carro, não da nada não…
o acerto da injeção quem faz é o andre, dono do carro.
a ta.. blz… po, perdi a piada do portugues entao.
sabado to la vendo esse bichinho girar muuuuuuuuuuito.
abs
-
pq coletor 4x2x1 num bagulho que deve girar um bocado? é receita da sbd também?
-
pq coletor 4x2x1 num bagulho que deve girar um bocado? é receita da sbd também?
isso o américa pagou para a sbd enviar as especificações detalhadas.
-
o q ele tinha antes para gerar os 160 cvs ?
o dele eu num sei… mas andei estudando montar algo assim já a um bom tempo... pra tirar esse nivel de potência eu tinha adotado a seguinte receita:
parte de baixo 1.8 de montana/corsa flex
taxa de 12,5:1
4x1
plenum curto (tira o coletor longo na metade e faz um plenum com tbi de cerca de 50mm pelo menos- o original dos 1.8 8v é de 48mm snme)
já deve dar pra pelo menos chegar perto dos 160cv...
mas se ele tiver a receita já executada e medida e pudesse detalhar e até quem sabe passar um dinaplot a gente agradeceria e muito
-
o q houve no tdá quase não andou…
devido ao diluvio que caiu na quarta e quinta feira no rio, não deu para acertar a injeção e finalizar os ajustes, tentamos dar uma melhorada na pista, mas vimos q ia levar tempo e resolvemos não forçar, para fazer tudo com calma.
agora temos tempo
-
pois é anderson, realmente existem carros que mesmo de fábrica possuem diferenças entre o comprimento das cornetas como no caso do xsara vts, mas isso é dentro do plenum e o fato disso ocorrer é porque no lado oposto ao da borboleta existe uma diferença de pressão e para equalizar a admissão, a ultima corneta possui comprimento menor e gradativamente a diferença é diminuida em relação a primeira corneta, mas nao aleatoriamente como nesse caso.
se realmente voce tiver interesse em perguntar ao pessoal que está desenvolvendo e eles tambem tiverem interesse em responder a origem desses mod s, seja experiencia ou artigos técnicos, eu agradeceria bastante pois me interessa os resultados.
-
so agora que achei este tópico, eu sou o dono do carro, e ate tenho algumas informações novas.
primeiro em relação ao que o carro era antigamente, eu tinha um 4x1 (não dos melhores) e fiz o esquema de usar a parte inicial do coletor do corsa gsi com um plenum no estilo mantzel power box porem mais bem feitinha, usando uma borboleta de 60mm. comandos originais e cabeçote do retrabalho. o resultado foi de pouco menos de 160 hp s vindo perto dos 7.000 rpm, porem por algum motivo (aparentamente os meus comandos eram de fiat 1.8 16v) o carro não rendia muito depois de 7.000 rpm.
agora eu aproveitei e montei com as bielas e pistões forjados, a taxa foi para entre 13.5 - 14:1. os comandos são de uma prepadadora inglesa chamada sbd 284 na admissão e 278 no escape.
as cornetas agora estão todas do mesmo tamanho, não tinha gostado muito da idéia de serem asimétricas tambem.
o projeto todo na verdade é feito com base no kit desta empresa, a única diferenca é que ao invez de usar o kit de borboletas independentes deles (45mm) eu estou usando as borboletas de hayabusa que eu peguei com o matheusc20xe que são de 46mm. tive o cuidado de tentar manter toda as medidas dos coletores e tudo para fazer alguma coisa o meu proximo possivel do kit deles. a ecu utilizada é a mbe (mesma do kit deles).
fora isto estou com o pojeto do coletor de escape deles com todas as medidas e comprimentos, porem quero acertar primeiro com o atual para poder comprar os resultados de ambos depois.
o kit que eles vendem é para render na gasolina entre 180-190 hp s, com uma curva de torque ate que bem lisa, na foto abaixo mostra um resultado um pouco melhor com 196hp s:
no caso eles falam destes resultados usando o cabeçote original, e comentam que pode-se obter um ganho entre 15-20hp s com trabalho de fluxo no cabeçote, é que com aumento de taxa tambem se tem um ganho, fora o fato do alcool ajudar um pouco, por isto que o anderson estimou estes 220 hp s. que considero ate uma estimativa válida.
eu prefiro não ser tão otimista, apesar de saber que tem fundamento a estimativa dele, se eu conseguir 200 hp s ja fico feliz, menos do que isto é por que tem coisa errada.