Será q explode?
-
ok, ja tinha comentado uma vez mas dessa vez agora é serio… lendo uns outros posts aki do forum me sugiu a ideia de novo...
hj tenho um ap 1.8 aspirado com 1,5mm de taxa no kbe?ote e agora peguei uma turbina... ela esta lá no mew quarto, todo dia olhando pra min...
o principal impedimento pra tubar hj é a taxa, mas minha ideia era, msm q tivesse fazer o motor, continuar no alcool/alcool pq quero ter saida legal e andar de baixa pressão. agora me veio: ok, eu rebaixei 1,5mm o kbe?ote mas uso junta de aío isso deve estar amenizando a taxa com cteza... tb não pretendo tirar mew comando 288 de aspro, outra coisa q ajudaria baixar a taxa. minha ideia agora é turbar ele do geito q esta, apenas fzendo uma curva de ponto 18-20/21, o que manteria o canhão q o gol é de saida e depois jogar um boost de 500gr nele... motor bem alimentado e tal como deve ser... ser??ser??ser??
-
o comando tem 11,2 de levante…
calculei a taxa dinamica, supondo q a taxa estatica não passe de 14, vai dar 21 de taxa dinamica... não sei qto de taxa tem mew motor.... mas eh pistão alcool/alcool do carburado ( 12,3 de taxa com kbe?ote origi ).
penso em usar uma garret monofluxo q .48 f.42 nele e coletor embaixo.
-
taxa din?mica pra motor ap limite é 25.
o problema ai nem é só esse, de vc usar pouca pressão e ja ter taxa din?mica alta.
o problema vai ser o rendimento em si. o enchimento volum?trico do motor será muito biaxo. o certo seria mesmo trocar os pistões por de 8:5. mesmo com uns 9,5/10:1 de taxa (devido ao cabeçote rebaixado) daria pra andar com 1,2/1,5 bar.
-
entao… não sei, hj acredito q mew carro tenha seus 130/135 cvs...
sera q dah pra chegar nuns 160/170?
o q esta me animando é q penso q mantendo os 18 graus iniciais e a taxa, vai ser como é hj de saida.... chamou na embreagem ele vem... e não vou ter tanta potencia final a ponto de moer embreagem, cambio etc... vai fika um motorzinho mais linear...
-
uuuhm… interessante, eu nunca tinha parado pra pensar nisso...
eu achava bom turbinar um motor taxado.. tirando o risco de quebras...
nem pensei q motor taxado tem menos volume... e menos volume menos potencia...
então o melhor mesmo eh um motor com baixa taxa, e um turbão empurrando a maior pressão q aguentar?? perde na aspirada, mas recupera na pressurizada neh??
legal...
abraços
-
li um artigo na turbomagazine (de muitos anos atras) sobre boost vs compression (pressão x compressão).
chegaram a conclusão que mesmo com menor taxa, a potência final é maior do que um motor taxadão e com pressão menor por limitação mecânica.
falaram algo sobre efici?ncia ou enchimento volum?trico maior no motor com menor taxa e explicaram ser esse o motivo do rendimento maior.
mesmo em simuladores, vc com menor taxa e maior pressão consegue um enchimento volum?trico final bem maior e com isso a potência tb cresce na mesma proporção.
resumindo é nossa realidade: se pegar um motor com 12:1 de taxa e socar 1,0 bar (que chega a 24:1 de taxa din?mica), voce tem um enchimento de 3723,70 cc.
ja com 8,5:1 de taxa estática, pra vc chegar em 24:1 de taxa dinúnica (como aconteceu @ 1 bar com 12:1 de taxa estática) vc precisa por 1,82 bar. e nisso o enchimento vai pra 5461,11 cc.
nem precisa perguntar quem vai anda mais, mesmo com a mesma taxa din?mica e mesmos riscos de quebra por sobre-pressão.
e uma turbina pra encher 1 bar e uma pra encher 1,8 bar não tem tanta diferença em termos de turbo-lag.
o lance é fazer um acerto caprichado na fase aspirada do motor pra ter ele esperto antes do turbo se fazer presente. isso não é coisa de outro mundo.
-
se fizer mesmo o q falei não pretendo mudar o geito de tocar ele, ainda mais q o comando fica, vo continuar passando marcha a 7000, 7500 rpm…
-