andré, pelo que você disse acima, concordo com tudo, menos com uma coisa…
sobre vc alterar a fase ( sensor da roda fúnica ), em um carro original, pode ser ruim, pois não h? necessidade alguma.
mas agora, tomando como exemplo um carro turbo-adaptado usando álcool como combustável, sendo que antes era gasolina.
se conservar a i.e. original, só aumentando vazão de bicos ( e/ou bico auxiliar ), seria bom na fase aspirada, ajudando ( um pouco ) a compensar alguma eventual perda por causa da conversão do combustável.
claro, ficaria ruim para a fase pressurizada, onde é mais interessante se ter o ponto original do carro, e dependendo do nível de preparação, até mais atraso do ponto ( no caso, a maioria das controladoras de bico auxiliar possuem função de atraso de ponto ).
mas tomemos um exemplo mais simples: um carro convertido pro álcool. sómente alterando-se vazão dos bicos. ficaria interessante este avanço na roda fúnica, para se ter avanço na ignição. o fato do combustável ser injetado antes, até ajudaria, pois ao se tornar gasoso entrando em contato c/ as válvulas, auxiliam na mistura c/ o ar...
creio eu que seja isto... hehehe.