Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Calculo.

Calculo.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
20 Posts 12 Posters 6.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • C Offline
    C Offline
    CrasH
    escreveu em última edição por
    #1

    galera gostaria de saber a formula para se o diametro dos tubos de um coletor de escape dimensionado.

    alguem tem?

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      Mozart
      escreveu em última edição por
      #2

      tb gostaria de saber

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        RodrigoLóke
        escreveu em última edição por
        #3

        acho meio complexo demais este assunto para se resumir a uma formula.

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #4

          não existe formula teoricamente calculada, mas até tem uma formula empirica que dá a noção do tamanho dos dutos, saiu numa autopower de um ou dois anos atrás… se eu achar ela na coleção eu posto, mas adianto que é mais tentativa e erro do que realmente uma conta fechada.

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            daniel_fabricio
            escreveu em última edição por
            #5

            chuto que o di?metro do cano não deve ser muito maior que o duto de escape em si.

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #6

              opa, dei uma mancada…a formula é pra calcular o comprimento dos tubos prim?rios e não o di?metro... aí snme não tem formula,

              acho que realmenbte vc usa dutos de di?metro próximos aos internos do cabeçote, se usar muito menor vira uma restrição se usar muito maior perde velocidade...

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                PrEsA
                escreveu em última edição por
                #7

                a maneira para calcular o tubo é tentar sincronizar cada exaustão do motor (2 a cada volta para um 4 cil) com a frequencia de resson?ncia do fluido neste tubo….

                mas como temos a temperatura variando muito, e nem ao certo sabemos qual a composição correta do fluido no escape, isto é muito difácil de se calcular, apesar de eu já ter visto algumas formulas.

                o método erro/acerto tem sido mais vêlido que o cálculo, sem contar que temos a experiencia contando muito neste caso.

                1 Resposta Última resposta
                • T Offline
                  T Offline
                  TuningBrasil
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  acho que o thiagones tem a manha… :p

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Adriano Sushi
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    acho isso um assunto q da mt pano pra manga, pq em turbo ja vi coletor de scap com canos de 2,5 o_o vide o gol da belquip

                    mas pra aspro acredito q pouca coisa maior q o diametro dos dutos do cabeçote seja sulficiente, ja q maior q isso os gases perderiam o fluxo e com isso reduziria a velocidade deles…

                    falow

                    adriano nogueira

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

                      este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

                      agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        Adriano Sushi
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

                        este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

                        agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

                        [snapback]532713[/snapback]

                        bom over o caso q citei la eh de um carro exclusivo pra pista então pegar mais tarde não eh tanto problema…

                        mas esse caso q vc cito ai não amarra o motor não? pq coletor menor q os dutos isso não gera aquecimento não sei la restringe em um lugar q não deveria, e eu acredito q isso tb faria a turbina enxer mais tarde...

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          Adriano Sushi
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          opa desculpa ae, entendi errado (dutos do tamanho dos do cabeçote, tinha entendido q eram menores….) e não deu pra editar....

                          mals ae

                          adriano nogueira

                          1 Resposta Última resposta
                          • H Offline
                            H Offline
                            HMF
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            pessoal, aí estão duas f?rmulas, retiradas de uma revista.

                            são aproximações práticas de cálculos complexos, então só testando

                            para saber se funciona.

                            seria interessante se alguém pudesse testar e nos informar os resultados…

                            f?rmulas publicadas na revista hot né 52:

                            cr?dito: sórgio pires, da sórgio performance

                            cálculo para um motor 2.0 com rotação máxima de 6.500 rpm

                            comprimento do cano = (13.000 x duração do escape no comando) / (rpm máxima x 6)

                            ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                            atenção: o comprimento acima conta a partir da válvula no cabeçote - então, segundo a revista, num motor ap tem de descontar 7 cm, que é a dist?ncia

                            entre a válvula até a face em que o coletor é aparafusado.

                            então, o comprimento do coletor é de 86,3 cm.

                            di?metro do cano = 2 x raiz quadrada de ( (2 x volume do cilindro) / (3,14 x comprimento) )

                            ex.: 2 x raizquad ( (2x500) / (3,14 x 93,3) ) = 3,69 cm de di?metro interno

                            f?rmula editada em 26/agosto a pedido do autor do post

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              RodrigoLóke
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              acho que o thiagones tem a manha… :p

                              [snapback]532702[/snapback]

                              tem sim…... :d

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                Mozart
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                                pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                                1 Resposta Última resposta
                                • H Offline
                                  H Offline
                                  HMF
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                                  pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                                  [snapback]532812[/snapback]

                                  caraca :p

                                  digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                                  a f?rmula correta é :

                                  comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                                  ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
                                    ? Offline
                                    Visitante
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    caraca   :p

                                    digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                                    a f?rmula correta é :

                                    comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                                    ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                                    [snapback]533238[/snapback]

                                    editado la conforme seu pedido.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • H Offline
                                      H Offline
                                      HMF
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      valeu

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
                                        A Offline
                                        AIRpower
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        nossa bastante interessante a f?rmula, mas acredito que só a experiencia e as tentativas podem resultar em uma escolha perfeita, já que acho meio estranho definir o di?metro somente pela duração do comando e rotação máxima. e quando for turbo, independe do turbo compressor/pressão utilizada? :p mas de qualquer forma f?rmulas foram feitas para serem usadas, só que nessa caso, ao menos pra mim só como base.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
                                          P Offline
                                          porva
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          dura?ao do comando com que folga?

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários