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Uma duvida q me persegue…

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  • R Offline
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    RodrigoLóke
    escreveu em última edição por
    #19

    o levante é sim relativo a folga dos tuchos. se tiver mais folga o espaço entre o came do comando e o tucho é maior, imagina a valvula toda aberta com x de folga e com 2x de folga.

    [snapback]596023[/snapback]

    pensando estaticamente sim porém dinamicamente as coisas são diferentes

    por este motivo que para motores que giram alto a folga de valvula deve ser maior.

    1 Resposta Última resposta
    • R Offline
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      RodrigoLóke
      escreveu em última edição por
      #20

      ele perde rendimento p q esquenta :ops:  e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

      qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh:  e queima o assentamento de válvulas............

      [snapback]596043[/snapback]

      você está certo, é isso também

      um motivo é o aquecimento dos componentes que gera dilatação, o segundo motivo é a propria din?mica do conjunto que em alta rotação consome a folga das valvulas.

      por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

      bote um motor com folga de valvulas original para girar 20-30% acima de sua rotação original e você provavelmente perder? compressão.

      portanto na prática com o motor em alta rpm essa folga é consumida pelas condições do conjunto naquele momento e o lift não se altera.

      por isso que dizemos que em um motor com o came de escape e adm no mesmo eixo, as únicas coisas que são inalter?veis é o lift e o lob center. duração é possível de se regular.

      hoje mesmo simulamos possíveis regulagens de un 6c e foi possivel alterar a duração em 9? no escapamento somente regulando folga de válvulas.

      abraço.

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      • G Offline
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        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #21

        por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

        fera,

        folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

        fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

        e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

        1 Resposta Última resposta
        • Q Offline
          Q Offline
          quarteto
          escreveu em última edição por
          #22

          fera,

          folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

          fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

          e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

          [snapback]596098[/snapback]

          isso é verdade e não funciona só pra motos não

          com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

          e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            RodrigoLóke
            escreveu em última edição por
            #23

            fera,

            folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

            fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

            e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

            [snapback]596098[/snapback]

            isso é verdade e não funciona só pra motos não

            com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

            e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

            [snapback]596106[/snapback]

            poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

            por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #24

              poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

              por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

              [snapback]596128[/snapback]

              f?la láke ;)

              só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

              carro turbo gosta de mais duração no escape.

              então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

              e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ??? :ham:

              eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera. :^^:

              abraço. :p

              1 Resposta Última resposta
              • Q Offline
                Q Offline
                quarteto
                escreveu em última edição por
                #25

                f?la láke   ;)

                só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                carro turbo gosta de mais duração no escape.

                então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

                eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

                abraço. :p

                [snapback]596248[/snapback]

                eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #26

                  …em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                  instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                  hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                  a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                  mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                  to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                  1 Resposta Última resposta
                  • Q Offline
                    Q Offline
                    quarteto
                    escreveu em última edição por
                    #27

                    instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                    hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                    a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                    mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                    to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                    [snapback]596296[/snapback]

                    ? verdade, tinha esquecido disso…bom, de qqer forma tem q se pensar direitinho ao mexer em folga de válvula de escape...

                    uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro...e isso pode influenciar

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      Adriano Sushi
                      escreveu em última edição por
                      #28

                      não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...

                      pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #29

                        uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro…e isso pode influenciar

                        sim…vc está totalmente certo....

                        p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                        caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                        mas a galera adora fazer o contrário :p

                        tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

                        1 Resposta Última resposta
                        • Q Offline
                          Q Offline
                          quarteto
                          escreveu em última edição por
                          #30

                          sim…vc está totalmente certo....

                          p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                          caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                          mas a galera adora fazer o contrário :p

                          tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

                          [snapback]596353[/snapback]

                          ainda assim normalmente a pressão fica mais alta no escape do q na admissão…? claro q a diferença de pressão escape/admissão não fica absurda como se usar uma caixa quente pequena pra aplicação do motor, mas ainda assim a pressão no escape é um pouco maior...

                          e o q o adriano postou tb procede....antes da turbina fica bem quente o escape...

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
                            T Offline
                            Tim
                            escreveu em última edição por
                            #31

                            instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                            hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                            a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                            mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                            to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                            [snapback]596296[/snapback]

                            ponto de ingição influencia tanto quanto mistura na temperatura do escape.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #32

                              ponto de ingição influencia tanto quanto mistura na temperatura do escape.

                              [snapback]596358[/snapback]

                              instalei a injeção perfect power no meu carro tem + de 1 ano.

                              faão viagens p sampa c o lambda meter ligado e o lap top no banco do passageiro

                              vou futucando no ponto daquê lá e não percebo diferença de temp no escape.

                              deve alterar sim…..mas tão pouco q nem percebo.

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                RodrigoLóke
                                escreveu em última edição por
                                #33

                                f?la láke   ;)

                                só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                                carro turbo gosta de mais duração no escape.

                                então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                                e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

                                eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

                                abraço. :p

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                                fala thiago,

                                não sei o que você quer dizer com apertar , mas quando menor a folga de válvula no escape, menor a duração do mesmo.

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
                                  ? Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #34

                                  eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                                  sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

                                  [snapback]596260[/snapback]

                                  teoricamente as valvulas de inox aguentam mais calor sem dilatar/deformar e ainda são um pouco mais leves.

                                  tem as de titanio também que elevam essas caracteristicas mais ainda…...agora o precinho.......... :p

                                  não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...

                                  pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...

                                  [snapback]596330[/snapback]

                                  lembrando que a valvula tá vendo a temperatura da camara de combustão e não na saida do escape…. :^^:

                                  fala thiago,

                                  não sei o que você quer dizer com apertar , mas quando menor a folga de válvula no escape, menor a duração do mesmo.

                                  [snapback]596362[/snapback]

                                  pra mim quanto menos folga mais duração…............. :ham:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
                                    R Offline
                                    RodrigoLóke
                                    escreveu em última edição por
                                    #35

                                    pra mim quanto menos folga mais duração…............. :p

                                    [snapback]596430[/snapback]

                                    tá certo…..? exatamente isso confundi....

                                    quanto maior a folga, menor a duração.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #36

                                      tá certo…..? exatamente isso confundi....

                                      quanto maior a folga, menor a duração.

                                      [snapback]596704[/snapback]

                                      então agora entra no racioc?nio e responde minha pergunta anterior :p

                                      :ham:

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        escreveu em última edição por
                                        #37

                                        então agora entra no racioc?nio e responde minha pergunta anterior   :p

                                        :ham:

                                        [snapback]596706[/snapback]

                                        quanto a dilatação térmica linear do material, vou dar uma verificada aqui no meu trabalho a respeito disso.

                                        porém a questão de usar válvula em inox está mais ligada a dissipação de calor do que propriamente ao coefici?nte de dilatação térmica. o aão inoxidável tem uma capacidade maior de transmissão de calor que o aão carbono.

                                        com relação a usar uma foga mais apertada que a recomendação do fabricante, minha opnião é que só vai te gerar problemas. quanto maior o giro do motor, menor será a folga, até que em uma determinada rotação você vai impedir a vedação da válvula com a sede o que vai te gerar perda de compressão.

                                        qual sua opnião a respeito ?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          RodrigoLóke
                                          escreveu em última edição por
                                          #38

                                          complementando,

                                          pode até ser que pelo fato da valvula de inox possuir uma troca térmica mais eficiente, ela se dilate menos e consequentemente permita trabalhar com uma folga menor do que a recomendada pelo fabricante. porém isso é só um achometro . tem que pagar pra ver

                                          1 Resposta Última resposta

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