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Uma duvida q me persegue…

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    RodrigoLóke
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    #20

    ele perde rendimento p q esquenta :ops:  e depois q esquenta perder? rendimento em qq rotação

    qdo a temp sobe as peças dilatan-se….a haste da válvula cresce e assim deixa a válvula aberta em pms....assim não tem compressão :ohoh:  e queima o assentamento de válvulas............

    [snapback]596043[/snapback]

    você está certo, é isso também

    um motivo é o aquecimento dos componentes que gera dilatação, o segundo motivo é a propria din?mica do conjunto que em alta rotação consome a folga das valvulas.

    por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

    bote um motor com folga de valvulas original para girar 20-30% acima de sua rotação original e você provavelmente perder? compressão.

    portanto na prática com o motor em alta rpm essa folga é consumida pelas condições do conjunto naquele momento e o lift não se altera.

    por isso que dizemos que em um motor com o came de escape e adm no mesmo eixo, as únicas coisas que são inalter?veis é o lift e o lob center. duração é possível de se regular.

    hoje mesmo simulamos possíveis regulagens de un 6c e foi possivel alterar a duração em 9? no escapamento somente regulando folga de válvulas.

    abraço.

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    • G Offline
      G Offline
      Gaucho
      escreveu em última edição por
      #21

      por isso que eu digo que estaticamente o levante é menor com maior folga de valvulas, mas essa folga é consumida com o motor em alta rotação.

      fera,

      folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

      fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

      e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

      1 Resposta Última resposta
      • Q Offline
        Q Offline
        quarteto
        escreveu em última edição por
        #22

        fera,

        folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

        fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

        e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

        [snapback]596098[/snapback]

        isso é verdade e não funciona só pra motos não

        com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

        e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          RodrigoLóke
          escreveu em última edição por
          #23

          fera,

          folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

          fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

          e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

          [snapback]596098[/snapback]

          isso é verdade e não funciona só pra motos não

          com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

          e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

          [snapback]596106[/snapback]

          poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

          por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #24

            poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

            por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

            [snapback]596128[/snapback]

            f?la láke ;)

            só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

            carro turbo gosta de mais duração no escape.

            então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

            e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ??? :ham:

            eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera. :^^:

            abraço. :p

            1 Resposta Última resposta
            • Q Offline
              Q Offline
              quarteto
              escreveu em última edição por
              #25

              f?la láke   ;)

              só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

              carro turbo gosta de mais duração no escape.

              então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

              e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

              eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

              abraço. :p

              [snapback]596248[/snapback]

              eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

              sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #26

                …em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                1 Resposta Última resposta
                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #27

                  instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                  hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                  a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                  mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                  to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                  [snapback]596296[/snapback]

                  ? verdade, tinha esquecido disso…bom, de qqer forma tem q se pensar direitinho ao mexer em folga de válvula de escape...

                  uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro...e isso pode influenciar

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Adriano Sushi
                    escreveu em última edição por
                    #28

                    não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...

                    pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #29

                      uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro…e isso pode influenciar

                      sim…vc está totalmente certo....

                      p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                      caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                      mas a galera adora fazer o contrário :p

                      tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

                      1 Resposta Última resposta
                      • Q Offline
                        Q Offline
                        quarteto
                        escreveu em última edição por
                        #30

                        sim…vc está totalmente certo....

                        p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                        caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                        mas a galera adora fazer o contrário :p

                        tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

                        [snapback]596353[/snapback]

                        ainda assim normalmente a pressão fica mais alta no escape do q na admissão…? claro q a diferença de pressão escape/admissão não fica absurda como se usar uma caixa quente pequena pra aplicação do motor, mas ainda assim a pressão no escape é um pouco maior...

                        e o q o adriano postou tb procede....antes da turbina fica bem quente o escape...

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          Tim
                          escreveu em última edição por
                          #31

                          instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                          hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                          a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                          mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                          to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                          [snapback]596296[/snapback]

                          ponto de ingição influencia tanto quanto mistura na temperatura do escape.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Gaucho
                            escreveu em última edição por
                            #32

                            ponto de ingição influencia tanto quanto mistura na temperatura do escape.

                            [snapback]596358[/snapback]

                            instalei a injeção perfect power no meu carro tem + de 1 ano.

                            faão viagens p sampa c o lambda meter ligado e o lap top no banco do passageiro

                            vou futucando no ponto daquê lá e não percebo diferença de temp no escape.

                            deve alterar sim…..mas tão pouco q nem percebo.

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              RodrigoLóke
                              escreveu em última edição por
                              #33

                              f?la láke   ;)

                              só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                              carro turbo gosta de mais duração no escape.

                              então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                              e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

                              eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

                              abraço. :p

                              [snapback]596248[/snapback]

                              fala thiago,

                              não sei o que você quer dizer com apertar , mas quando menor a folga de válvula no escape, menor a duração do mesmo.

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #34

                                eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                                sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

                                [snapback]596260[/snapback]

                                teoricamente as valvulas de inox aguentam mais calor sem dilatar/deformar e ainda são um pouco mais leves.

                                tem as de titanio também que elevam essas caracteristicas mais ainda…...agora o precinho.......... :p

                                não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...

                                pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...

                                [snapback]596330[/snapback]

                                lembrando que a valvula tá vendo a temperatura da camara de combustão e não na saida do escape…. :^^:

                                fala thiago,

                                não sei o que você quer dizer com apertar , mas quando menor a folga de válvula no escape, menor a duração do mesmo.

                                [snapback]596362[/snapback]

                                pra mim quanto menos folga mais duração…............. :ham:

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #35

                                  pra mim quanto menos folga mais duração…............. :p

                                  [snapback]596430[/snapback]

                                  tá certo…..? exatamente isso confundi....

                                  quanto maior a folga, menor a duração.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #36

                                    tá certo…..? exatamente isso confundi....

                                    quanto maior a folga, menor a duração.

                                    [snapback]596704[/snapback]

                                    então agora entra no racioc?nio e responde minha pergunta anterior :p

                                    :ham:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      #37

                                      então agora entra no racioc?nio e responde minha pergunta anterior   :p

                                      :ham:

                                      [snapback]596706[/snapback]

                                      quanto a dilatação térmica linear do material, vou dar uma verificada aqui no meu trabalho a respeito disso.

                                      porém a questão de usar válvula em inox está mais ligada a dissipação de calor do que propriamente ao coefici?nte de dilatação térmica. o aão inoxidável tem uma capacidade maior de transmissão de calor que o aão carbono.

                                      com relação a usar uma foga mais apertada que a recomendação do fabricante, minha opnião é que só vai te gerar problemas. quanto maior o giro do motor, menor será a folga, até que em uma determinada rotação você vai impedir a vedação da válvula com a sede o que vai te gerar perda de compressão.

                                      qual sua opnião a respeito ?

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                                      • R Offline
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                                        RodrigoLóke
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                                        #38

                                        complementando,

                                        pode até ser que pelo fato da valvula de inox possuir uma troca térmica mais eficiente, ela se dilate menos e consequentemente permita trabalhar com uma folga menor do que a recomendada pelo fabricante. porém isso é só um achometro . tem que pagar pra ver

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
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                                          #39

                                          respeitem as folgas minimas, e se for pro pau msm, usa as maiores. se quiser mais duracao, muda o comando.

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