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Quebrei o motor…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • B Offline
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    barata_cefet
    escreveu em última edição por
    #1

    então pessoal, hoje subi a pressão da turbina para 2,0kgf/cm^2 estava acertando o carro, tinha dado umas puxadas de leve acompanhando a pressão/sonda/gtreco, percebi que tinha acertado a pressão mas a mistura ainda estava fina

    indo pra casa para engordar o carro passou um passat turbo por mim, resolvi não perder a oportunidade, resultado: dei uma das melhores sapatas que já dei com esse carro, mas 5?~6000rpm escuto um estouro, pelo espelho vejo alguma coisa picando na rodovia e tapo a rod 277 de fuma?a

    resultado: dois pistões quebrados, cabeçote trincado…

    desculpem a foto ruim, mas até minha m?quina quebrou hoje rsrs

    agora vamos ao que interessa:

    vou montar um cabeçote melhor, com um trabalho mais elaborado, o motor é chevette 1.6 com comando 286? e 2e 22/26.

    preciso de dicas:

    **qual turbina compro?

    a - biaggio aut 917, frio .50r ?53,5mm / quente .63m ?52mm

    b - biaggio aut 916, frio .50r ?53,5mm / quente .50m ?58mm**

    por favor quem tiver 1.6/1.8 animado ou carreta posta aí para que eu poder escolher e comprar a turbina ainda este mes

    se escolher a segunda, me faça feliz e diga que meu motor consegue enche-la rs

    **qual pistão coloco:

    a - chevette novamente e fico com algo próximo de 8,0:1 de taxa

    b - ap 2.0 e vou pra algo próximo de 6,8:1 de taxa**

    acho que vou tentar mais uma vez sem forjados rs

    qualquer dúvida na configuração do meu carro ou informações é só falar

    abraço,

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    • O Offline
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      O Esmerilhador
      escreveu em última edição por
      #2

      ai é embassado hein truta, carro sem acerto e esticar 4? ou 5? é certeza total que quebra nao tem jeito, ainda mais com essa pressão, nos classificados tem um cabeçote de ap 2.0 é venda acho que estava 300 ou 350 reais, confere lá

      eu ja quebrei algumas veses agente acelera sabendo que vai quebrar mais acelera srrs eu ja coloquei rpessão total total em uma turbina apl 240 e dosador pequeno e giclagem pequena naoi faão idéia da pressão mas de 3? quando a turbina quebrou muito forte ja eram 3 pistoes rsrsrsrrs mas nunca me esqueão daquela puxada foi muito forte e ignorante ehhehe boa sorte da proxima vez, mas parece que nem é agente que acelera o carro as veses rsrsrs

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      • B Offline
        B Offline
        barata_cefet
        escreveu em última edição por
        #3

        pior que nem estava t?o fino, já tinha subido 10 pontos de gicle e baixado um pouco o econostato, mas fazer o que né, a emoção contou mais que a raz?o, agora vem a conta rs pelo menos que venha com up rs

        lembrando que é motor de chevette

        abraço,

        1 Resposta Última resposta
        • * Offline
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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #4

          complicado andar com menos q 7:1 de taxa num motor 1.6. não tem como usar os pistões de ap 2.0 (sempre da mahle) e rebaixar um pouco o bloco até chegar em ~8:1?

          qto as opções de turbo, a 917 é a q eu escolheria entre as duas.

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            Carbon
            escreveu em última edição por
            #5

            rotor maior que eixo???

            não conheão coisas boas assim..

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
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              DuKa
              escreveu em última edição por
              #6

              qual é a turbina atual? eu uso uma k24 eixo 53 rotor 47 e estou muuuito feliz com ela

              e sobre adaptar o cabeçote de monza, muito complicado?

              quanto vc andava de pressao antes de aumentar? atrasou o ponto depois do aumento?

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
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                danielparati
                escreveu em última edição por
                #7

                olha so eu não sou muito a favor de usar eixo menor que rotor, mas como vc esta com a taxa la em baixo seu carro vai ficar ruin de torque e em baixa rpm.

                se vc puder deixar esse carro com mais de 8 de taxa eu aconselharia vc usar uma .50r com 52mm rotor .58bi com 54 ouy 56 mm de eixo ai teria que testar as configs e ver no que dava mas ainda eu iria de 56mm hehehe

                abraçosssssss

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                • F Offline
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                  Flavio Cruz
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  chevete é torcudo… nao se teocupem com taxa nao...

                  eu colocaria pistao fojedo pra andas com esses 2k ai...

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    barata_cefet
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    agora estava com apl frio .42 ?44mm / quente .48 ?49,5mm.

                    tem um vizinho meu que usa uma k24 em um fiat 1.6, realmente é muito bom o carro, mas será ela encaixa perfeitamente no coletor que eu tenho?

                    antes estava com 1,6kgf/cm^2.

                    no momento da quebra estava com 18?i-26?f de ponto, mas não acredito que foi este o motivo, já que eu estava percebendo uma diminuição na sonda mesmo

                    quanto a cabeçote de monza acho que fica muita adaptação, eu prefiro gastar esta grana com outros upos

                    então fl?vio, quero tentar mais uma vez com pistão original pois quando abri o motor me pareceu claro que o que quebrou foi falta de acerto e não resistencia do pistão

                    abraço,

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                    • D Offline
                      D Offline
                      DuKa
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      o pezinho da k24 é igual de t2, so que invertido… vc teria que fazer uma flange, ou adaptar uma caixa quente de t3 nela....

                      o que eu mais gostei nessa turbina, foi a eficiencia termica... antes, com a gt-25 e intercooler, a temp de ar chegava facilmente a 60graus na estrada.. agora, raramente eu vejo passar de 45... so quando pego transito pesado, pois o meu escape fica em baixo da pressurização... ai nao tem geito...

                      outro dia, que tava frio pra cacete aqui em sp, voltei de sp pra casa (atibaia) subindo a serra, a temp maxima que chegou fou 17graus... devia ta uns 12 a 13 graus naquela noite...

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
                        barata_cefet
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        já estou montando o motor novo, com vêrios ups :ninja:

                        mas acho legal dividir esta foto com o pessoal, o fato de estar fino colaborou muito para a quebra, mas olha só o que aconteceu com o pistão impressionante rs

                        1 Resposta Última resposta
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                          * Caroline Stella *
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          parece mais quebra por falta de resistencia mecânica do q por mistura pobre.

                          como se vc tivesse extra?do mais potencia do q o pistão suporta.

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
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                            Rix
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            ? mesmo… parece fratura por esforco mecânico....

                            1 Resposta Última resposta
                            • H Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #14

                              geralmente por falta o pistão da uma derretidinha ali nas canaletas, não?

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                ruiak
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                a mistura pobre ao meu ver soh foi o suficiente pra ficar otima e quebrar o pistao por excesso de potencia

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  geralmente por falta o pistão da uma derretidinha ali nas canaletas, não?

                                  [snapback]637216[/snapback]

                                  muitas vezes chega a furar a caneleta e gruda os anéis na canaleta também.

                                  o fato de ter rompido próximo ao furo do pino dá a impressão de que a força de tração (perpendicular ao pino) foi tão alta que acabou rompendo a parede do pistão. tópico de alta potencia + alta rotação.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    pessoal nada a ver, mas me digam quais sao essas 3 marcas na lateral do pistao, canaleta, anel, sei la os nomes

                                    a 1? e 2? vindo da cabeca parecem iguais, a 3? q parece ser diferente

                                    muito interessante ver em detalhe o q quebrou realmente no pistao, eu q nao manjo nada e nao conheco, fiquei meio impressionado

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • B Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      a 1? e 2? marcas são anéis de compressão e a 3? que é mais larga é o anel raspador de óleo.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        pela foto, eu tb truco q foi mt potencia e ou mt ponto… qual a taxa desse motor mesmo?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • D Offline
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                                          #20

                                          quer uma receita???

                                          compra pistão iapel forjado (com os pinos forjados)

                                          medida original de chevette: 82 mm (nos aps é 1 mm é mais)

                                          diametro do pino: 20mm (no chevette é 23 mm, mas é só embuchar as bielas)

                                          altura do pino: 32,30 (fica 0,93 mm abaixo do topo do bloco)

                                          cilindrada original: 1.599,10 cm3

                                          taxa vai ficar entre 8,5~9,0 se tiver usando cabeçote de 1.4

                                          eu uso essa configuração no meu chevette, e 2,5 bar ele aguenta fácil, só a caixa de marcha q sofre estou na 3a caixa e tentando uma melhor solução

                                          uso cabeçote de 1.4 trabalhado com valvulas de monza 2.0, comando jpf indeco 296/280 (esc/adm), polia regulavel, bla bla bla

                                          ahhhh, estou vendendo o carro xd

                                          1 Resposta Última resposta

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