Quebrei o motor…
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parece mais quebra por falta de resistencia mecânica do q por mistura pobre.
como se vc tivesse extra?do mais potencia do q o pistão suporta.
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geralmente por falta o pistão da uma derretidinha ali nas canaletas, não?
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muitas vezes chega a furar a caneleta e gruda os anéis na canaleta também.
o fato de ter rompido próximo ao furo do pino dá a impressão de que a força de tração (perpendicular ao pino) foi tão alta que acabou rompendo a parede do pistão. tópico de alta potencia + alta rotação.
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pessoal nada a ver, mas me digam quais sao essas 3 marcas na lateral do pistao, canaleta, anel, sei la os nomes
a 1? e 2? vindo da cabeca parecem iguais, a 3? q parece ser diferente
muito interessante ver em detalhe o q quebrou realmente no pistao, eu q nao manjo nada e nao conheco, fiquei meio impressionado
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a 1? e 2? marcas são anéis de compressão e a 3? que é mais larga é o anel raspador de óleo.
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pela foto, eu tb truco q foi mt potencia e ou mt ponto… qual a taxa desse motor mesmo?
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quer uma receita???
compra pistão iapel forjado (com os pinos forjados)
medida original de chevette: 82 mm (nos aps é 1 mm é mais)
diametro do pino: 20mm (no chevette é 23 mm, mas é só embuchar as bielas)
altura do pino: 32,30 (fica 0,93 mm abaixo do topo do bloco)
cilindrada original: 1.599,10 cm3
taxa vai ficar entre 8,5~9,0 se tiver usando cabeçote de 1.4
eu uso essa configuração no meu chevette, e 2,5 bar ele aguenta fácil, só a caixa de marcha q sofre estou na 3a caixa e tentando uma melhor solução
uso cabeçote de 1.4 trabalhado com valvulas de monza 2.0, comando jpf indeco 296/280 (esc/adm), polia regulavel, bla bla bla
ahhhh, estou vendendo o carro xd
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dudu o que quebra no seu cambio?
um preparador aqui de cps garantiu q cambio de chevas eh estremamente forte, o q pifa eh o rolamento mesmo… ele falou q eh facil adaptar um rolamento de opala, mas falou q tb abre o bico quando o motor eh bem forte...
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eu truco rpm, que no ponto mais baixo do curso a biela tem ação de lado no pistao…
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obrigado pela receita mas não vou colocar pistão forjado por enquanto, acredito que ainda posso tirar mais uns pangar? com o pistão original, como estou usando o pistão próximo do limite vai ver era uma aquecida a mais o que ele precisava para diminuir a resistencia e quebrar
o meu motor tem uma configuração muito parecida com o teu, pequenas diferenças, tipo valvula 40x36 aos invós da 41x35, comando 280x286 ao invós do 280x296, …
tambem tinha problema com caixa, depois que coloquei a carca?a, com os rolamentos do opala não quebrou mais, agora é o diferencial que está me deixando de cabelo em po rs (tem um tópico que postei fotos da caixa aberta)
já tinha andado com pressão alta antes e acredito que aguenta, mas não tolera tanto erros como se eu estivesse com forjados, estou diminuindo a taxa para algo próximo de ~7,8, antes era ~8,3, e colocando um pistão mais reforçado da linha chevette mesmo para ver se aguenta os ups que ele recebeu...
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uhu agora sim ehehehehe turbina grande eh vida
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a 1? e 2? marcas são anéis de compressão e a 3? que é mais larga é o anel raspador de óleo.
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valeu barata, assim vou me posicionando…..
agora qnd se diz anel quebrou, alinhou, ou canaleta quebrou eu ja tenho uma nocao exata do q aconteceu, o efeito colateral eu ja sei....
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meu problema na caixa é exatamente esse, estoura o rolamento do prim?rio vaza o óleo todo e fode a caixa, e eu só sinto qdo a caixa ta dura sem óleo e começa é não entrar a 2a marcha
geralmente vai os rolamentos e sincronizadores, dificilmente quebra dente, mas mesmo assim, na 1a caixa, estourou tudo, dente de 3 marchas comidos, esgar?ou a caixa onde fica o rolamento, o eixo prim?rio ficou comido
já coloquei rolamento de opala, estoura
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foi o q eu pensei mesmo…
e como falei o de opala estoura tb... mas eh mais resistente...
preciso de engrenagens de chevas no meu gol
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quando estoura o rolamento do primario quebra toda a caixa, se ela começou a guspir óleo ou ejetou a tomada do velocimetro o rolamento ainda não quebrou, mas é ind?cio que a bucha de bronze do final da tampa da caixa está danificada, aí ela começa a fletir, desalinha o trem de engrenagens e coloca toda a força no último rolamento e a quebra é questão de tempo
somente instalar o rolamento do opala não é o suficiente, é preciso trocar a bucha da sa?da, no meu caso deixei até mais apertado que o original, somente 0,08mm de folga na bucha, colocar rolamento novo no virabrequim para dar rigidez ao primario tambem é muito importante
qual carca?a você esta usando na caixa dudu?
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original de chevette 1.6 5 marchas (não é clark)
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talvez o fato de eu utilizar a carca?a do opala ajude a dar rigidez, já que alem do rolamento ser bem diferente a carca?a tem alguns refor?os a mais né
você tem alguma foto do trabalho do teu cabeçote para me dar uma ajuda?
estou fazendo um cabeçote novo, só fiz o desbaste da sede, agora vou começar a acertar os dutos…