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Quebrei o motor…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • B Offline
    B Offline
    barata_cefet
    escreveu em última edição por
    #9

    agora estava com apl frio .42 ?44mm / quente .48 ?49,5mm.

    tem um vizinho meu que usa uma k24 em um fiat 1.6, realmente é muito bom o carro, mas será ela encaixa perfeitamente no coletor que eu tenho?

    antes estava com 1,6kgf/cm^2.

    no momento da quebra estava com 18?i-26?f de ponto, mas não acredito que foi este o motivo, já que eu estava percebendo uma diminuição na sonda mesmo

    quanto a cabeçote de monza acho que fica muita adaptação, eu prefiro gastar esta grana com outros upos

    então fl?vio, quero tentar mais uma vez com pistão original pois quando abri o motor me pareceu claro que o que quebrou foi falta de acerto e não resistencia do pistão

    abraço,

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    • D Offline
      D Offline
      DuKa
      escreveu em última edição por
      #10

      o pezinho da k24 é igual de t2, so que invertido… vc teria que fazer uma flange, ou adaptar uma caixa quente de t3 nela....

      o que eu mais gostei nessa turbina, foi a eficiencia termica... antes, com a gt-25 e intercooler, a temp de ar chegava facilmente a 60graus na estrada.. agora, raramente eu vejo passar de 45... so quando pego transito pesado, pois o meu escape fica em baixo da pressurização... ai nao tem geito...

      outro dia, que tava frio pra cacete aqui em sp, voltei de sp pra casa (atibaia) subindo a serra, a temp maxima que chegou fou 17graus... devia ta uns 12 a 13 graus naquela noite...

      1 Resposta Última resposta
      • B Offline
        B Offline
        barata_cefet
        escreveu em última edição por
        #11

        já estou montando o motor novo, com vêrios ups :ninja:

        mas acho legal dividir esta foto com o pessoal, o fato de estar fino colaborou muito para a quebra, mas olha só o que aconteceu com o pistão impressionante rs

        1 Resposta Última resposta
        • * Offline
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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #12

          parece mais quebra por falta de resistencia mecânica do q por mistura pobre.

          como se vc tivesse extra?do mais potencia do q o pistão suporta.

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            Rix
            escreveu em última edição por
            #13

            ? mesmo… parece fratura por esforco mecânico....

            1 Resposta Última resposta
            • H Offline
              H Offline
              HaUcK33
              escreveu em última edição por
              #14

              geralmente por falta o pistão da uma derretidinha ali nas canaletas, não?

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                ruiak
                escreveu em última edição por
                #15

                a mistura pobre ao meu ver soh foi o suficiente pra ficar otima e quebrar o pistao por excesso de potencia

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  RodrigoLóke
                  escreveu em última edição por
                  #16

                  geralmente por falta o pistão da uma derretidinha ali nas canaletas, não?

                  [snapback]637216[/snapback]

                  muitas vezes chega a furar a caneleta e gruda os anéis na canaleta também.

                  o fato de ter rompido próximo ao furo do pino dá a impressão de que a força de tração (perpendicular ao pino) foi tão alta que acabou rompendo a parede do pistão. tópico de alta potencia + alta rotação.

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #17

                    pessoal nada a ver, mas me digam quais sao essas 3 marcas na lateral do pistao, canaleta, anel, sei la os nomes

                    a 1? e 2? vindo da cabeca parecem iguais, a 3? q parece ser diferente

                    muito interessante ver em detalhe o q quebrou realmente no pistao, eu q nao manjo nada e nao conheco, fiquei meio impressionado

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      barata_cefet
                      escreveu em última edição por
                      #18

                      a 1? e 2? marcas são anéis de compressão e a 3? que é mais larga é o anel raspador de óleo.

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        Adriano Sushi
                        escreveu em última edição por
                        #19

                        pela foto, eu tb truco q foi mt potencia e ou mt ponto… qual a taxa desse motor mesmo?

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          DuDu_Civic
                          escreveu em última edição por
                          #20

                          quer uma receita???

                          compra pistão iapel forjado (com os pinos forjados)

                          medida original de chevette: 82 mm (nos aps é 1 mm é mais)

                          diametro do pino: 20mm (no chevette é 23 mm, mas é só embuchar as bielas)

                          altura do pino: 32,30 (fica 0,93 mm abaixo do topo do bloco)

                          cilindrada original: 1.599,10 cm3

                          taxa vai ficar entre 8,5~9,0 se tiver usando cabeçote de 1.4

                          eu uso essa configuração no meu chevette, e 2,5 bar ele aguenta fácil, só a caixa de marcha q sofre estou na 3a caixa e tentando uma melhor solução

                          uso cabeçote de 1.4 trabalhado com valvulas de monza 2.0, comando jpf indeco 296/280 (esc/adm), polia regulavel, bla bla bla

                          ahhhh, estou vendendo o carro xd

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            Adriano Sushi
                            escreveu em última edição por
                            #21

                            dudu o que quebra no seu cambio?

                            um preparador aqui de cps garantiu q cambio de chevas eh estremamente forte, o q pifa eh o rolamento mesmo… ele falou q eh facil adaptar um rolamento de opala, mas falou q tb abre o bico quando o motor eh bem forte...

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Flavio Cruz
                              escreveu em última edição por
                              #22

                              eu truco rpm, que no ponto mais baixo do curso a biela tem ação de lado no pistao…

                              1 Resposta Última resposta
                              • B Offline
                                B Offline
                                barata_cefet
                                escreveu em última edição por
                                #23

                                obrigado pela receita mas não vou colocar pistão forjado por enquanto, acredito que ainda posso tirar mais uns pangar? com o pistão original, como estou usando o pistão próximo do limite vai ver era uma aquecida a mais o que ele precisava para diminuir a resistencia e quebrar

                                o meu motor tem uma configuração muito parecida com o teu, pequenas diferenças, tipo valvula 40x36 aos invós da 41x35, comando 280x286 ao invós do 280x296, …

                                tambem tinha problema com caixa, depois que coloquei a carca?a, com os rolamentos do opala não quebrou mais, agora é o diferencial que está me deixando de cabelo em po rs (tem um tópico que postei fotos da caixa aberta)

                                já tinha andado com pressão alta antes e acredito que aguenta, mas não tolera tanto erros como se eu estivesse com forjados, estou diminuindo a taxa para algo próximo de ~7,8, antes era ~8,3, e colocando um pistão mais reforçado da linha chevette mesmo para ver se aguenta os ups que ele recebeu...

                                ->

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
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                                  Adriano Sushi
                                  escreveu em última edição por
                                  #24

                                  uhu agora sim ehehehehe turbina grande eh vida :pix:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    SemControle
                                    escreveu em última edição por
                                    #25

                                    a 1? e 2? marcas são anéis de compressão e a 3? que é mais larga é o anel raspador de óleo.

                                    [snapback]637364[/snapback]

                                    valeu barata, assim vou me posicionando…..

                                    agora qnd se diz anel quebrou, alinhou, ou canaleta quebrou eu ja tenho uma nocao exata do q aconteceu, o efeito colateral eu ja sei....

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
                                      D Offline
                                      DuDu_Civic
                                      escreveu em última edição por
                                      #26

                                      meu problema na caixa é exatamente esse, estoura o rolamento do prim?rio vaza o óleo todo e fode a caixa, e eu só sinto qdo a caixa ta dura sem óleo e começa é não entrar a 2a marcha

                                      geralmente vai os rolamentos e sincronizadores, dificilmente quebra dente, mas mesmo assim, na 1a caixa, estourou tudo, dente de 3 marchas comidos, esgar?ou a caixa onde fica o rolamento, o eixo prim?rio ficou comido

                                      já coloquei rolamento de opala, estoura

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
                                        A Offline
                                        Adriano Sushi
                                        escreveu em última edição por
                                        #27

                                        foi o q eu pensei mesmo…

                                        e como falei o de opala estoura tb... mas eh mais resistente...

                                        preciso de engrenagens de chevas no meu gol :pix:

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • B Offline
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                                          barata_cefet
                                          escreveu em última edição por
                                          #28

                                          quando estoura o rolamento do primario quebra toda a caixa, se ela começou a guspir óleo ou ejetou a tomada do velocimetro o rolamento ainda não quebrou, mas é ind?cio que a bucha de bronze do final da tampa da caixa está danificada, aí ela começa a fletir, desalinha o trem de engrenagens e coloca toda a força no último rolamento e a quebra é questão de tempo

                                          somente instalar o rolamento do opala não é o suficiente, é preciso trocar a bucha da sa?da, no meu caso deixei até mais apertado que o original, somente 0,08mm de folga na bucha, colocar rolamento novo no virabrequim para dar rigidez ao primario tambem é muito importante

                                          qual carca?a você esta usando na caixa dudu?

                                          1 Resposta Última resposta

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