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K16

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  • G Offline
    G Offline
    Gaucho
    escreveu em última edição por
    #16

    o funari usa k16 nos audi/vw 1.8 t

    já andei em vêrios e achei excelentes.

    chega 270 a 330 cvs c 1,2 a 1,5 kg.

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    • C Offline
      C Offline
      Carbon
      escreveu em última edição por
      #17

      fire 1.3 16v com 1 kilinho (ou é menos?) na k16 com rotor de tit?nio e reflow = 200hpzinhos..

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        PrEsA
        escreveu em última edição por
        #18

        poxa gente aqui agente usa k16 em 1.0 upgrade…

        c quiser usar kkk vai de k 24 , ou uma k 27...

        mas no minimo eu usaria a feijão com arroz... .50 rotor 51, .58 pulsativa eixo 52.

        [snapback]634283[/snapback]

        vcs já viram o mapa de um compressor k16?? e um k24??

        a não ser q vcs girem 10mil e tenham um cabecote super top, a k16 rende mais (apesar de não suportar altas pressões).

        qdo é caixa quente dela ser pequena, basta trocar por uma maior, como eu recomendei.

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          Tecnomax
          escreveu em última edição por
          #19

          a k 16 é pequena para o que vc quer.

          apl 240, master power 802124 .42f .48q no 1.8 a 1,2 de pressão.

          feijao com arroz,barata , poe zerada e troca por zerada quando fumar.

          a k 24 é boa para uns 350 hp, tipo num marea turbo, ou 2.0 multivólvulas como ele…

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            PrEsA
            escreveu em última edição por
            #20

            http://s4wiki.com/wiki/kkk_compressor_maps

            para a k16

            http://s4wiki.com/wiki/image:k16_2467.gif

            adotando:

            motor: 1,6l (com 100% de efici?ncia, para ninguem falar q estou sendo conservador )

            rotação: 6000rpm = 100 ciclos/segundo = 50 enchimentos de c?mara/segundo (motor 4 tempos)

            v = 1,6l * 50 / 1000 = 0,08 m^3 / segundo

            olhem onde isto ca? no mapa com 1kg e vejam que é exatamento no centro da ilha de máxima eficiencia se vcs girarem este motor até 7,5k este compressor ainda dá conta (notem que o valor correto para a eficiencia seria algo entre 85% a 92% dificilmente chegando a 100%).

            olhem agora para a k24: para ela ser eficiente vc tem que mandar entre 0,08 e 0,10 m^3/s então um motor 1,8l com 90% de eficiencia vai ter que girar uns 6 a 7,5k para entrar na zona de eficiencia…. logo seria um motor para girar 8k o que me parece um exageiro a não ser que seja uso sovi?tico.

            e como o gaucho disse, estão tirando 250-300cv da k16 com ~1,2kg o que não é pouco

            a k24 é para quem tem mais sede e vai botar os motores 1,6 e 1,8 para girar

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              Adriano Sushi
              escreveu em última edição por
              #21

              bom c ele quiser usar uma turbina de 1.0 upgrade pq ela vai estar na maxima eficiencia dela, ele usa, mas te garanto q vai gerar back presure no scap, e com isso calor na camara, e no final vc sabe onde vai dar ne???

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                arved
                escreveu em última edição por
                #22

                eu uso um k16 num 1.6 stock com cabeçote stock e apenas comando…

                ela entra em 2,5/3k e vai ateh o corte em 7k

                para ter uma ideia a 6800rpm quando o shift ta sinal de vida a turbina ainda ta rendendo bem....

                eu em um 1.8 usaria uma k24....

                ateh tava pensando em trocar a minha por uma...

                1 Resposta Última resposta
                • B Offline
                  B Offline
                  brunin
                  escreveu em última edição por
                  #23

                  quando sobrar $$tempo$$, vou de k16 no meu carro tmb…

                  mas o meu é um at 1.0 8v

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    bactria
                    escreveu em última edição por
                    #24

                    eu uso um k16 num 1.6 stock com cabeçote stock e apenas comando…

                    ela entra em 2,5/3k e vai ateh o corte em 7k

                    para ter uma ideia a 6800rpm quando o shift ta sinal de vida a turbina ainda ta rendendo bem....

                    eu em um 1.8 usaria uma k24....

                    ateh tava pensando em trocar a minha por uma...

                    [snapback]634597[/snapback]

                    não posso afirmar nada, pq o carro é seu e vc que conhece, mas acredito q se vc colocar uma turbina maior no seu carro do jeito q está, vc vai perceber q essa kkk16 não rende até os seus 7krpm.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #25

                      não posso afirmar nada, pq o carro é seu e vc que conhece, mas acredito q se vc colocar uma turbina maior no seu carro do jeito q está, vc vai perceber q essa kkk16 não rende até os seus 7krpm.

                      [snapback]634607[/snapback]

                      p mim o certo é passar o motor no dino antes e depois de turbinar.

                      legal vai ficar se depois de turbo mantiver potência e torque muito próximo da rotação qdo o motor ?ra original.

                      no meu caso aumentei 1000 rpms o torque e a potência.

                      original….... torque nos 5500 e potência nos 6500

                      hj turbo passou o torque p 6500 e a potência p 7500.

                      e minha turbina no padrão preparados é pequena :hauhau:

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        Adriano Sushi
                        escreveu em última edição por
                        #26

                        po gaucho tentar comparar turbo com aspro num tem nada a ver…

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #27

                          po gaucho tentar comparar turbo com aspro num tem nada a ver…

                          [snapback]634616[/snapback]

                          mas a maioria (quase todos) dos motores turbo de carros de rua tem uma versão aspirada q compartilham 90% das peças ou +.

                          1 Resposta Última resposta
                          • X Offline
                            X Offline
                            xtreme
                            escreveu em última edição por
                            #28

                            creio ser lágico sim .. comparar o antes aspirado com o depois turbo …no dino... em um carro visando o dia-a-dia.

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              Adriano Sushi
                              escreveu em última edição por
                              #29

                              sim as peças são praticamente as mesmas, mas a forma como ganha potencia muda totalmente… meu modo de ver sem stress :hauhau:

                              outra vc falou q o seu subiu em ~1000 rpm potencia maxima e torque, mas pra chegar na potencia q tinha antes como ficou?

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                Gaucho
                                escreveu em última edição por
                                #30

                                outra vc falou q o seu subiu em ~1000 rpm potencia maxima e torque, mas pra chegar na potencia q tinha antes como ficou?

                                [snapback]634674[/snapback]

                                original ele tem 20 de torque nos 5500…......estou c isso nos 3200

                                ele tem 167 cvs nos 6500............estou c isso nos 4300.

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
                                  P Offline
                                  PrEsA
                                  escreveu em última edição por
                                  #31

                                  bom c ele quiser usar uma turbina de 1.0 upgrade pq ela vai estar na maxima eficiencia dela, ele usa, mas te garanto q vai gerar back presure no scap, e com isso calor na camara, e no final vc sabe onde vai dar ne???

                                  [snapback]634559[/snapback]

                                  por isto q eu citei que vale a pena trocar a parte quente por uma maior…..

                                  e turbina grande em motor pequeno significa alta temperatura na admissão....

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
                                    O Offline
                                    O Esmerilhador
                                    escreveu em última edição por
                                    #32

                                    leio tanta coisa aqui de turbinas que se po eu até troco a minha k-16 por uma bem maior mas dá tanta dá pq ela ta igual nova de quando eu comprei, e até ela zuar vish srrsr

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
                                      A Offline
                                      arved
                                      escreveu em última edição por
                                      #33

                                      não posso afirmar nada, pq o carro é seu e vc que conhece, mas acredito q se vc colocar uma turbina maior no seu carro do jeito q está, vc vai perceber q essa kkk16 não rende até os seus 7krpm.

                                      [snapback]634607[/snapback]

                                      claro….

                                      com certeza.. tanto q a ideia eh trocar por uma k24

                                      porem, a turbina rende ateh 7k ou pouco mais mas nao com eficiencia maxima...

                                      eu mesmo sinto q em 4? e 5? ela em alta ela nao rende tanto assim...

                                      mas pra uso diario e carro de rua original apenas com comando esta mais doque otimo...

                                      rodo com 1.5kg e digo fica bem legal....

                                      mas acho q pra motores 1.8 pra mais ateh uma k27 eh melhor... q a k24...

                                      mas vai do estilo de cada tem gente q adora apl em 2.0 ou ateh mais...

                                      eu gosto eh de turbina grande soh nao tenho grana pra isso ainda...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
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                                        Adriano Sushi
                                        escreveu em última edição por
                                        #34

                                        então gaucho isso q eu falei, q num tem nada a ver comparar… pq da forma q vc falou, entende - se q o motor chegou na mesma potencia q antes, mas so q 1k rpm acima :hauhau:

                                        mas agora falando serio, eu acho q não adianta nada vc comparar o turbo com aspro... coisa minha. pra mim são coisas diferentes...

                                        presa explica melhor essa sua afirmação... como q vai aquecer mais a adm?

                                        e outra mesmo trocando a caixa quente por uma maior, a restrição ainda vai ser no diminuto eixo... colocar caixa quente maior melhora, mas continua restringindo e gerando calor...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
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                                          PrEsA
                                          escreveu em última edição por
                                          #35

                                          então gaucho isso q eu falei, q num tem nada a ver comparar… pq da forma q vc falou, entende - se q o motor chegou na mesma potencia q antes, mas so q 1k rpm acima :hauhau:

                                          mas agora falando serio, eu acho q não adianta nada vc comparar o turbo com aspro... coisa minha. pra mim são coisas diferentes...

                                          presa explica melhor essa sua afirmação... como q vai aquecer mais a adm?

                                          e outra mesmo trocando a caixa quente por uma maior, a restrição ainda vai ser no diminuto eixo... colocar caixa quente maior melhora, mas continua restringindo e gerando calor...

                                          [snapback]634771[/snapback]

                                          opa rápido pq o trampo está corrido:

                                          a efici?ncia do compressor é uma medida onde comparamos o quanto o ar é aquecido (em relação a um referencial, se me lembro a compressão adiab?tica). logo quanto maior a eficiencia, menor será a temperatura final do ar comprimido (mas sempre gerar? uma maior temperatura.

                                          acho q aqui tem alguma coisa:

                                          http://www.turbobygarrett.com/turbobygarre…bo_tech103.html

                                          http://www.stealth316.com/2-3s-compflowmaps.htm

                                          qualquer dúvida estamos aí

                                          1 Resposta Última resposta

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