Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Ap, mais uma vez, esse motor velho…

Ap, mais uma vez, esse motor velho…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
88 Posts 33 Posters 7.2k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • G Offline
    G Offline
    Gaucho
    escreveu em última edição por
    #14

    excelente resultado, ainda mais com um cabeçote de fluxo unilateral.

    agora, até onde um ap pode chegar?

    quanto a perda declarada, acaba ficando perto destes 17% indicados na matéria.

    e não é por chute não, mas diversos ensaios feitos em dinos de bancada, mostraram que o resultado no dino de rolo (nas rodas) fica mesmo 20% menor, em alguns casos, de carros com tração traseira, com o uso de cardá e diferencial mais robustos a perda fica perto de 25%.

    [snapback]653405[/snapback]

    vou afirmar somente o q tenho certeza…....aqui no rio temos o dino dastek, depois q afere a potência na roda ele começa a freiar e c isso calcula o peso do conjunto q tá girando livre.

    todos os vts originais q passaram aqui marcaram p volta de 140 nas rodas e 165 a 170 no motor.

    meu carro cravou 352 na roda e 381 no motor

    na última puxada 329 na roda e 359 no motor

    passei no dino?s race aí de s bernardo e cravou 320 na roda e 349 no motor.

    c isso afirmo q o conjunto do vts perde em torno de 30 cvs e não interessa a potência do motor :d

    logo a perda não é percentual.

    1 Resposta Última resposta
    • P Offline
      P Offline
      Pix
      escreveu em última edição por
      #15

      rodolfo,

      a perda do conjunto (peso q o sistema rouba do motor ….....embreagem, semi eixos, card?, cx marchas, diferencial etc) nunca pode ser percentual........vou te dar 1 exemplo :(

      o último opala 6 cilindros 92 foi divulgado 121 cvs a gas e 135 cvs a álcool.

      o opala biturbo do degreas cravou 930 cvs nas rodas (eu estava lá)

      imagine 930 + 18% = 930 + 167,4 = 1097,4 cvs.

      ou seja 167 cvs foi somente a perda.......c o motor de 121 cvs o conjunto q agora está incrivelmente pesado nem vai mexer o opalão :d

      minha visão somente :(

      [snapback]653358[/snapback]

      meu um centavo…

      alem do que vc falou, que eu ja conversei com os professores na eng. mec é que a perda é pontual mais uma percentagem que varia de cambio pra cambio calculada acima da potencia que foi adicionada ao conjunto... coisa de um cambio x perde 10 cv com o motor original mais x cvs a cada y adicionado... mas nunca chega nem perto de uma perda de 20%... a nao ser em potencias grotescas e absurdas...

      o veyron perde 30% da potencia em cambio... o motor idealmente, teoricamente, matematicamente gera 3000cv... mas chegam 1001cv na roda... dps de perdas com calor ( sao 10 radiadores) barulho... cambio 4x4 mega fodah que faz 0-100 em 2.5sec.. :d

      se ele so perdesse 20% o motor teria 1200 cv... e tem muito motor monstro por ai com muito menos coisas e gerando isso...

      [snapback]653366[/snapback]

      vou afirmar somente o q tenho certeza…....aqui no rio temos o dino dastek, depois q afere a potência na roda ele começa a freiar e c isso calcula o peso do conjunto q tá girando livre.

      todos os vts originais q passaram aqui marcaram p volta de 140 nas rodas e 165 a 170 no motor.

      meu carro cravou 352 na roda e 381 no motor

      na última puxada 329 na roda e 359 no motor

      passei no dino?s race aí de s bernardo e cravou 320 na roda e 349 no motor.

      c isso afirmo q o conjunto do vts perde em torno de 30 cvs e não interessa a potência do motor :(

      logo a perda não é percentual.

      [snapback]653451[/snapback]

      fecha a conta e passa a rágua.

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        RodrigoLóke
        escreveu em última edição por
        #16

        a patada é forte…...deve ser duro tracionar uma patada dessas....

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          andersonbastos
          escreveu em última edição por
          #17

          vou afirmar somente o q tenho certeza…....aqui no rio temos o dino dastek, depois q afere a potência na roda ele começa a freiar e c isso calcula o peso do conjunto q tá girando livre.

          todos os vts originais q passaram aqui marcaram p volta de 140 nas rodas e 165 a 170 no motor.

          meu carro cravou 352 na roda e 381 no motor

          na última puxada 329 na roda e 359 no motor

          passei no dino?s race aí de s bernardo e cravou 320 na roda e 349 no motor.

          c isso afirmo q o conjunto do vts perde em torno de 30 cvs e não interessa a potência do motor :d

          logo a perda não é percentual.

          [snapback]653451[/snapback]

          para considerar que a perda não é percentual, vc está deixando de levar em conta a inercia do conjunto de transmissão.

          quanto maior a força aplicada ao conjunto maior será sua resist?ncia, ou seja, a resist?ncia acaba sendo proporcional ao torque aplicado.

          outra coisa, a perda dos vts, ficou na casa dos 30 cv, pelo simples fato de que a velocidade do rolo ser bem próximas tanto do seu quanto dos originais, e a desaceleração proporcinada pelo conjunto ser a mesma (os conjuntos são iguais).

          ex: vc acelerou seu vts até 200km/h no rolo e tirou o po e o dino mediu a desaceleração do conjunto de transmissão e calculou a perda em em 30 cv. um vts original acelerando nos mesmos 200 km/h vai sofrer uma desaceleração igual a que o seu sofreu.

          mas no caso da aceleração, como o torque do seu motor e?bem maior que o dos vts originais, a resist?ncia da transmissão também foi bem maior, só que o dino não tem condição de aferir as perdas nesse momento, somente aferindo a desaceleração.

          vc citou o dino do dynosrace e lá no ultimo dinoday do cdr a média de perda entre carros tração dianteira motor longitudinal ficou entre 13 e 20% e até a m3 original que puxou teve uma perda de 15%.

          na verdade se quiser medir a potência no motor o único jeito é usar um dino de bancada, mas com é complicado usar um com o carro montado, o que vale realmente é a pot?cia nas rodas. mas neste caso, dá preferência aos dinos inerciais

          (que usam apenas um rolo bem pesado), pois como não dependem de freios para gerar a carga, não costumam descalibrar (a carga é decorrente do peso do rolo), porém apenas medem a potência nas rodas e não fazem simulações.

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            LeonardoZ
            escreveu em última edição por
            #18

            insano …. alguem sabe onde eu consigo mais dados desse carro? e do gol do jamanta tb

            vlw

            abra

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              TETEUS MWT
              escreveu em última edição por
              #19

              animalesco

              pensa num cabeçote 8v e 4 injetores só, 642cv nas rodas realmente eh incrivel

              esse eskema de cálculo de perda roda/motor dos dynos eh polemico mesmo.

              o meu carro foi medido nun dyno dastek, rendeu 598.5cv nas rodas e 85kgfm de torque, e na conversão ficou em 620.6cv no motor, ou seja, uma perda de 4%, baix?ssima, mas das 3 puxadas q eu dei todas deram sempre nesse padr?o.

              o bom mesmo quando medir eh divulgar a potencia na roda, como fizeram com esse gol, essa sim se sabe q eh real.

              [] s

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fahrell
                escreveu em última edição por
                #20

                insano …. alguem sabe onde eu consigo mais dados desse carro? e do gol do jamanta tb

                vlw

                abraço

                [snapback]653654[/snapback]

                proxima etapa ele deve estar aqui em recife… vamos ver se dá pra ver algo mais...

                e se ele for pra o festival, entao já tem um parametro bom de 402m em pista boa...

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fahrell
                  escreveu em última edição por
                  #21

                  o bom mesmo quando medir eh divulgar a potencia na roda, como fizeram com esse gol, essa sim se sabe q eh real.

                  [] s

                  [snapback]653659[/snapback]

                  o bom mesmo é divulgar os tempos obtidos em fotocelula, como vc tá fazendo e empurrando na goela de muitos que nao acreditaram no seu carro :d :( :d

                  a muito tempo eu deixei de acreditar em potencia… já cansei de ver carro com s? 300 cv, dar pau em carro com mais de 500 cv ( )

                  nego vê o pico de potencia... pico esse que ainda está sujeito a todo tipo de falcatrua e erro de dinamometro...

                  1 Resposta Última resposta
                  • V Offline
                    V Offline
                    Violator
                    escreveu em última edição por
                    #22

                    tem tudo pra ser um forte concorrente do murilo, que anda pelo kadu na b

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Milho
                      escreveu em última edição por
                      #23

                      vou afirmar somente o q tenho certeza…....aqui no rio temos o dino dastek, depois q afere a potência na roda ele começa a freiar e c isso calcula o peso do conjunto q tá girando livre.

                      todos os vts originais q passaram aqui marcaram p volta de 140 nas rodas e 165 a 170 no motor.

                      meu carro cravou 352 na roda e 381 no motor

                      na última puxada 329 na roda e 359 no motor

                      passei no dino?s race aí de s bernardo e cravou 320 na roda e 349 no motor.

                      c isso afirmo q o conjunto do vts perde em torno de 30 cvs e não interessa a potência do motor :copa:

                      logo a perda não é percentual.

                      [snapback]653451[/snapback]

                      na nascar é o mesmo esquema, logo depois de acelerar ele mesmo calcula a perda de potencia do motor pra roda…

                      na epoca, o meu deu 250cv na roda e 262 ou 260 no motor, noa lembro... ou seja uma perda bem menor doque os 20% que agente ouve por ai na rua..

                      mas na minha opiniao, oq interessa é potencia na roda....

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Milho
                        escreveu em última edição por
                        #24

                        tem tudo pra ser um forte concorrente do murilo, que anda pelo kadu na b

                        [snapback]653743[/snapback]

                        o foda é chão pra segurar esses 330cv que aparecem entre 4700rpm e 6000rpm…. hehehe pense num carro arisco

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          Pisca
                          escreveu em última edição por
                          #25

                          ?…vou ter a dura missão de vê-lo andar pessoalmente durante o festival...a? eu conto p/ vcs se essa coca é fanta ou não..

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            Cleber T.
                            escreveu em última edição por
                            #26

                            eu meio q duvido que ele acelere na arrancada com uma gt42r, e que ele colocou essa turbina ai so para bater o recorde mesmo de potencia

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              AVILA GTS
                              escreveu em última edição por
                              #27

                              eu meio q duvido que ele acelere na arrancada com uma gt42r, e que ele colocou essa turbina ai so para bater o recorde mesmo de potencia

                              [snapback]653961[/snapback]

                              pq cleber esta turbina não é boa para arrancada?? meu sonho de consumo, estive vendo o preão de uma 9000k

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fluff
                                escreveu em última edição por
                                #28

                                ela é simplesmente gigantesca pra um ap 8v, avila.

                                até pra alguns mutivalvula a coisa complica com ela.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  Gaucho
                                  escreveu em última edição por
                                  #29

                                  mesmo c essa turbina gigante a potência máxima vem antes dos 7k giros.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Fluff
                                    escreveu em última edição por
                                    #30

                                    mesmo c essa turbina gigante a potência máxima vem antes dos 7k giros.

                                    [snapback]654554[/snapback]

                                    acerto, né.

                                    e imagina o pouquinho de pressao que veio.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • V Offline
                                      V Offline
                                      Violator
                                      escreveu em última edição por
                                      #31

                                      um motor desses não devia virar maisó tipo beliscar 8.500 rpms e tal? ou to falando besteira?

                                      axo q nao pois a maioria dos carros do pessoal daqui vira bem…e ainda mais nesse q é carro de pista.

                                      bom, sei lá :olhos:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
                                        C Offline
                                        Cleber T.
                                        escreveu em última edição por
                                        #32

                                        pq cleber esta turbina não é boa para arrancada?? meu sonho de consumo, estive vendo o preão de uma 9000k

                                        [snapback]654531[/snapback]

                                        avila sei de 2 carros que usam/usaram ela, um o carro do beleza qdo fltd que sofria a cada troca de marcha(a turbina morria), e o outro o dragster ap do everson que pegou emprestado uma gt42r umas vezes, q tb sofria para acender a turbina, era nos pra acordar com o powerglide travadao na largada

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • C Offline
                                          C Offline
                                          Cleber T.
                                          escreveu em última edição por
                                          #33

                                          ahhh o beleza tb nao eh referencia em tocada eheehhe e claro com um acerto ninja quem sabe esse gol da em venha legal com a gt-r

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários