Pistão forjado
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e aí pessoal
faz muuito tempo que não posto aqui, mas pelo visto as coisas entraram novamente nos eixos então resolvi abrir este tópico.
dei uma procurada, mas não achei nenhum em que o povo discutisse os pistões disponíveis no mercado hoje.
vamos ao que interessa : pensei meu carro em etapas, mas como o nível 1 ficou bem bom e o miolo era original fiquei com medo de mandar tudo pra fora, o que seria um desperdício de tempo e dinheiro.
É um ap 2.0 8v feijão com arroz. não cheguei a medir com 1,0kg e com a mistura mais certinha, mas com 0,5 vieram 160cv na roda com lambda 0,68 (eram os primeiros km do carro montado) com zero de correção atmosférica, temperatura e umidade. devia ter perto de uns 210 na roda com 1kg.
aí resolvi forjar pra continuar a brincadeira. não pq quero grandes potências, mas p/ garantir que eu continue feliz com o brinquedo.
as bielas eu já tenho e sei que não vão me dar dor de cabeça. agora e os pistões ?
fui pesquisar preço e me assustei como os iapel aumentaram de preço. um jogo de 8v aqui sai o mesmo que um de marcas bem reconhecidas lá fora (tá bom que é sem impostos, mas…)
aí os iasa são um pouco menos caros, e tenho amigos que usam e não tiveram problemas. e tem também os afp, que parecem ser uma liga hipereutética e aguentam o sarrafo em arrancada. agora e na rua/trackday (que é a proposta do meu motor) ?
partir pra um jogo de wiseco/je é uma opção. viriam na mala, mas correndo o risco de serem confiscados pela receita
então quem puder postar suas impressões sobre pistões seria ótimo
obrigado
16volts
eu iria de iasa ou iapel, corre do power tec (uma merda) e da afp (acho péssimo antedimento).
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iasa vai de boa tbm xu, eu tinha no logus, aguentou bem enquanto usei ele. e pelo que me recorde o 20v do piu sempre usou iasa tbm.
afp bastante gente usa sem ter problemas… o dono é meu vizinho, se quiser ir na fábrica um dia desses me avisa q te apresento pra ele e vamos lá.
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iasa vai de boa tbm xu, eu tinha no logus, aguentou bem enquanto usei ele. e pelo que me recorde o 20v do piu sempre usou iasa tbm.
afp bastante gente usa sem ter problemas… o dono é meu vizinho, se quiser ir na fábrica um dia desses me avisa q te apresento pra ele e vamos lá.
o problema é que eu não sou mais tão vizinho seu né? hehehehehehe … tem uns 700km agora
meu medo dos afp é que tem gente dizendo que o pistão sumiu, mas nunca se sabe do acerto...
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opa, até baixou…799 o jogo
http://www.trixxperformance.com.br/ecommerce_site/produto_27724_6958_pistao-ross-vw-ap-83-50mm
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realmente são 15 centésimos. 15 décimos são 1,5mm eheheh
sono dá nisso.
muita gente reclama do atendimento das empresas daqui, então olhem o da ross rsrs
hello,
i m willing to buy a set of ross pistons for my vw 2.0 8v engine.
but ross clearances seems to be a little bit high, as they re expressed in inches, correct?
comparing it with other brands (like je, wiseco etc) ross s clearances are about two times bigger, and i m concerned about blowby, piston slap and ring wear.
my power goal is something around 380whp @ 25psi. at this level, can the engine be built with smaller clearances as low as 0,003 or 0,0035 ?
thanks in advance
resposta dos caras
daniel,
yes it is measured in inch s…. for your setup i would recommend .005 of clearance due to your iron block… if you have any more questions let us know…
thank you,
dominic carollo
eu esperava mais,sério…
ricardo, o piu não usou iasa no 20v não. ele ia usar, mas perdeu o jogo quando estava fresando e o pistão soltou. o thiago usa na parati dele e não bate nada a quente....
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na verdade 0.005 são 12 centésimos, a mesma folga dos powertectectec
a folga está diretamente proporcional a pressão utilizada… mais pressão = + dilatação = +folga ou engripamento na camisa
pro seu setup, de 380cv eu montaria com 0.08 de folga que após uns mil km quando perde o brunimento grosso acaba passando pra quase 0.10
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a folga está diretamente proporcional a pressão utilizada… mais pressão = + dilatação = +folga ou engripamento na camisa
não é só isso não, tem a ver tbm com o tipo de alumínio empregado na fabricação dos pistões. a dilatação das ligas é diferente.
no logus tbm não batia nada, mesmo frio. foi montado com coisa de 7 centésimos de folga, se não me engano.
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a folga está diretamente proporcional a pressão utilizada… mais pressão = + dilatação = +folga ou engripamento na camisa
não é só isso não, tem a ver tbm com o tipo de alumínio empregado na fabricação dos pistões. a dilatação das ligas é diferente.
no logus tbm não batia nada, mesmo frio. foi montado com coisa de 7 centésimos de folga, se não me engano.
me lembro do meu antigo trampo.
um engenheiro e um mexânico estudando um compressor ferroviário knnor bremse, ficaram mais de um mês na base da tentativa e erro e sempre subia óleo pelo pistão de ferro fundido, até que o mexânico teve a brilhante idéia de colocar uma cabeça de alumínio e abrir uma canaleta pra mais um anel. ligaram o compressor e como não subiu óleo, deixaram ligado e sairam pra tomar um café e comemorar. a coisa esquentou e nem precisa dizer né…
morri de rir pq uma semana antes em um erro deles desbielou, e tentaram colocar no meu rabo.
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bem, não tenho tanto conhecimentos quanto os senhores, mas darei minha opinião de acordo com o que adquiri. uso afp 83mm concavo a um ano e meio, já participei de 7 track days e 3 arrancadas com ele aqui em brasília, sem contar que é carro do dia-a-dia, rodo quase 80km por dia, de segunda a sexta, carro com 2kg de turbo, alimentação 2e + dois bicos mono no his digital ( arcaica, mas o importante é açulerar rsrs), com 300cv medidos em dino, nunca tive problemas e pra esse mês estou deixando ele na oficina para instalação de uma ft 400… gostaria de ser o primeiro a dizer que esses pistões são bons também em track day ....