Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Shift-light

Shift-light

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
68 Posts 21 Posters 10.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • G Offline
    G Offline
    gardenal
    escreveu em última edição por
    #12

    dá trabalho…

    até tenho os componentes aqui em casa, mas já to com 2 shift lite no carro...

    ando meio vagabundo, mas eu olhei o projeto e é pra funcionar direitinho.

    o lm2917 é um conversor de frequencia pra tensao, ele converte os pulsos na bobina em um sinal anal?gico de tensao que varia de acordo com a rotacao, e o tl081 é um ampop, ele compara o sinal que vem do lm2917 com outra tensao (que voce vai regular no potenciometro). se a tensao do lm2917 for maior que essa tensao regulada ele ativa o rele, acendendo a lampada.

    o resto dos componentes são só pra esses 2 integrados principais e o rele funcionarem.

    eu cheguei a montar um desses no protoboard uma vez, só que com um 741 ao inves do tl081, e alimentado direto com 12v, sem o regulador de tensao, e com led ao inves de lampada. funcionou legal. voce tem que ter um contagiros e ficar acelerando o carro pra regular quando acende. voce acelera até a rotacao que voce quer e vai girando o potenciometro devagar até acender o shift.

    entao da pra regula com um potenciometro?

    i ae tuner faiz uma placa pra mim? eu me viro com os componente…

    1 Resposta Última resposta
    • K Offline
      K Offline
      Ktulu
      escreveu em última edição por
      #13

      o potenciometro do circuito que regula a rotacao que quer que acenda.

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        gardenal
        escreveu em última edição por
        #14

        o potenciometro do circuito que regula a rotacao que quer que acenda.

        ahhh ta…......... bem melhor q junper...

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          Stefan
          escreveu em última edição por
          #15

          hummm…. então se colocar 2 amp-op dá pra ter 2 potenci?metros e 2 leds diferentes...

          assim dá pra fazer um led, digamos amarelo acender na rotação pré-shift pra chamar a atenção e o outro led, digamos vermelho, acender na rotação de shift mesmo...

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            Snake
            escreveu em última edição por
            #16

            pro pessoal que entende…

            numa escala de 0-10 de dificuldade eletronica essa ficaria com que nota?

            1 Resposta Última resposta
            • * Offline
              * Offline
              *Felipe*
              escreveu em última edição por
              #17

              na minha opinião 8.

              e ae, pola o pré-shift??

              gardenas, relax.. vou começar a fazer logo logo.

              1 Resposta Última resposta
              • K Offline
                K Offline
                Ktulu
                escreveu em última edição por
                #18

                esse mesmo circuito serve pra um limitador de rotacao…

                basta ligar a saida nf do rele a bobina se nao me engano, na hora que chega a tal rotacao a bobina nao vai ser alimentada e para as faiscas nas velas...

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  Stefan
                  escreveu em última edição por
                  #19

                  esse mesmo circuito serve pra um limitador de rotacao…

                  basta ligar a saida nf do rele a bobina se nao me engano, na hora que chega a tal rotacao a bobina nao vai ser alimentada e para as faiscas nas velas...

                  pra carros carburados ?

                  (também serve pra carros com ie, mas esses já tem limitador de giro né ?)

                  1 Resposta Última resposta
                  • K Offline
                    K Offline
                    Ktulu
                    escreveu em última edição por
                    #20

                    pra carros carburados ?

                    (também serve pra carros com ie, mas esses já tem limitador de giro né ?)

                    sim, pra qualquer carro, eu só não sei ao certo onde ligariamos o rele…

                    será que na alimentação da bobina? assim ele cortaria a alimentacao na bobina e com isso reduziria o giro, certo?

                    será que nao teria problema continuar a injetar gasolina sem ter fa?sca?

                    eu nunca pesquisei muito aonde atuar pra cair o giro.

                    cortar os bicos injetores também seria possível, mas dá mais trabalho.

                    1 Resposta Última resposta
                    • * Offline
                      * Offline
                      *Felipe*
                      escreveu em última edição por
                      #21

                      cortar bico injetor??

                      e se a falta??? :humpft:

                      1 Resposta Última resposta
                      • K Offline
                        K Offline
                        Ktulu
                        escreveu em última edição por
                        #22

                        cortar bico injetor??

                        e se a falta??? :humpft:

                        vai cortar. não diminuir…

                        sem gasolina nao vai ter o que estourar, entao nao vai ter problema de mistura pobre ou superaquecer.

                        tá certo isso que eu escrevi?

                        1 Resposta Última resposta
                        • * Offline
                          * Offline
                          *Felipe*
                          escreveu em última edição por
                          #23

                          acho q se cortar ele vai criar ponto quente..

                          ai o negócio fica complicado.

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            Snake
                            escreveu em última edição por
                            #24

                            tem que ver como funciona nos originais…

                            1 Resposta Última resposta
                            • K Offline
                              K Offline
                              Ktulu
                              escreveu em última edição por
                              #25

                              roubei de um topico nos classificados de outro forum, sobre o limitador de rotacao da je:

                              p:esse limitador de giros é aquele que qdo chega a determinada rotação o carro fica dando aquelas tossidas , tipo papapapa… é isso?

                              r:? isso mesmo...esses apagagas que vc quer dizer é que ele fica ligando e desligando a ignição do seu carro...ai o giro nao sobe...

                              então acho que é só colocar na alimentação da bobina mesmo...

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
                                S Offline
                                Stefan
                                escreveu em última edição por
                                #26

                                mas se cortar a fa?sca e tiver com o cilindro cheio não dá calão hidr?ulico ?

                                acho que não né … porque as válvulas de exaustão irão continuar abrindo e eliminando a mistura não queimada...

                                legal deve ser se essa mistura alcançar o escapamento quente... bummm .... vuuuusssshhhh ... salta uma labareda +f+f style...

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
                                  S Offline
                                  Snake
                                  escreveu em última edição por
                                  #27

                                  mas se cortar a fa?sca e tiver com o cilindro cheio não dá calão hidr?ulico ?

                                  acho que não né … porque as válvulas de exaustão irão continuar abrindo e eliminando a mistura não queimada...

                                  legal deve ser se essa mistura alcançar o escapamento quente... bummm .... vuuuusssshhhh ... salta uma labareda +f+f style...

                                  já já o piu aparece e explica como que funciona esse negócio certinho…

                                  pra dar calão tem que imundar o pistao de combustivel... só nao sei sobre a combustão expontanea...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
                                    * Offline
                                    *Felipe*
                                    escreveu em última edição por
                                    #28

                                    acho q isso não eh facil assim..

                                    se vc corta a ignição, encharca,

                                    se vc corta o combustivel, ponto quente…

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
                                      ? Offline
                                      Visitante
                                      escreveu em última edição por
                                      #29

                                      nao precisa de tradução não, é tudo codigo de componente fácil de ser encontrado. basta saber que resistencias = resistores, condensadores = capacitores.

                                      ktulu,

                                      vou tentar montar este sozinho e que ria que vc me tirasse umas dúvidas.

                                      o que eu preciso fazer pra trocar essa lampada automotiva da ponta por um led grande de alto brilho?

                                      não entendi como é feita a ligação no carro. nem identifiquei na placa de onde puxo os fios.

                                      poderia me ajudar?

                                      valeu

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • ? Offline
                                        ? Offline
                                        Visitante
                                        escreveu em última edição por
                                        #30

                                        o esquema de regular o giro no potenciometro já está no projeto ou tenho que adaptar?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • K Offline
                                          K Offline
                                          Ktulu
                                          escreveu em última edição por
                                          #31

                                          ktulu,

                                          vou tentar montar este sozinho e que ria que vc me tirasse umas dúvidas.

                                          o que eu preciso fazer pra trocar essa lampada automotiva da ponta por um led grande de alto brilho?

                                          não entendi como é feita a ligação no carro. nem identifiquei na placa de onde puxo os fios.

                                          poderia me ajudar?

                                          valeu

                                          é só colocar o led com um resistor de 280ohms no lugar da lampada.

                                          pra ver aonde saem os fios, acha lá na placa onde tá escrito +, - e b. + liga no positivo da bateria, - no negativo da bateria e b na bobina, no negativo dela.

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários