Bielas gm familia 1
-
naum… o motor dele só tinha pistões forjados... bielas ?ram originais e pior...usadas..ele comprou um motor 1.6 usado, colocou e estava muito ruim... fez uma retifica aqui (aproveitou e usou pistões forjados porque teria que usar osobremedida) e acertamos o kit pra ele no que deu pra fazer aproveitando o que já tinha... aí ele trocou a turbina por uma k16...com 1 e alguma (num lembor...acho que foi 1,2bar) coisa veio 215cv na roda no dinojet - uns 240cv no motor...a? ele foi aumentar pra 1,4bar e deu no que deu... bielas ao vento
[snapback]471469[/snapback]
agora ta esclarecido o fato…..
-
naum… o motor dele só tinha pistões forjados... bielas ?ram originais e pior...usadas..ele comprou um motor 1.6 usado, colocou e estava muito ruim... fez uma retifica aqui (aproveitou e usou pistões forjados porque teria que usar osobremedida) e acertamos o kit pra ele no que deu pra fazer aproveitando o que já tinha... aí ele trocou a turbina por uma k16...com 1 e alguma (num lembor...acho que foi 1,2bar) coisa veio 215cv na roda no dinojet - uns 240cv no motor...a? ele foi aumentar pra 1,4bar e deu no que deu... bielas ao vento
[snapback]471469[/snapback]
que pistões no caso, ele usava?
-
as bielas desses motor da familia 1 é muito lixo…
seguinte... fui em uma concessionaria da fiat ali e fiz amizade com o mecanico... e imprimiu um papel la no computador, com todas as medidas e todas as peças desse motor 1.8.
ele disse tb que a junta do cabeçote do 1.8 8v gasolina e flex (que estao no stilo) ambas são de aío. portanto naum precisa troca hehehe ja sao 120 reais de gasto a menos.
o duro é que no papel com as informações tecnicas que ele me passou tem o seguinte...
diametro dos cilindros - classe a, b, c
diametro dos pistoes - classe a, b, c
folga entre pistão e cilindor - classe a, b, c
e agora como saber se o meu é classe a, b ou c ??
unica coisa que tem é assim
classe a / 99
classe b / 00
classe c / 01
será que é o ano do carro é mas em 99 ainda naum tinha stilo... se naum me engano o stilo entro no mercado em 02... mais o motor ja tinha faz muito tempo...
alguma ideia ?
abraços
-
o galera vou aproveitar o topico e tirar todas as duvidas que surgirem em minha cabeça ok??
bom a questão é a seguinte…:
no manual do carro diz que os pistões originais são de diametro 80,5 mm e curso de 88,2 mm correto? até ai tudo bem.
nessa ficha que o mecanico da fiat me passou tem somente a medida do diametro do pistão, que é de:
classe a / 99 80,455 a 80,465 mm
classe b / 00 80,465 a 80,475 mm
classe c / 01 80,475 a 80,485 mm
resta saber o que significa essas classes a, b e c. mas a duvida é a seguinte, essa diferença na 80,485mm pra 80,5mm é porque foi um arredondamento de valoresó teria algum problema? quando eu for pedir um pistão forjado eu pediria de diametro de 80,5mm é isso ?
outra coisa ?... esses valores, por ex.. de 80,475 mm a 80,485 mm seria os valores que o pistao pode variar/dilatar entre ele frio e quente ?
outra coisa seria... o pistao forjado, tem algum modelo especifico por ex que eu tenho que procurar comprar por causa da dilatação ?? ou quando eu for comprar eu posso pegar por ex: um iapel forjado pra motor powertrain 1.8 8v de medidas de 80,5 x 88,2mm ??
como fica dai ?
alguem pode me ajuda?
agradeão desde ja
abraços
-
bom galera, increntando as informações anteriores… descobri mais isso:
folga entre pistão e cilindro : 0,020 a 0,040mm.
melhor explicando o que eu quero saber: qual a medida do diametro do encaixe com o pino do pistão e do encaixe com o virabrequin….
[snapback]434370[/snapback]
cara… assim especificadamente igual vc digito ai naum tem nada aqui, mais tem outras informações.. talves podem ser muito uteis..:
diametro do pino do pistão: 17,995 a 18,000 mm
diametro da sede do pino do pistão: 18,007 a 18,012 mm
diametro da sede dos casquilhos da biela: 46,000 a 46,012 mm
diametro do munhão do virabrequim: 54,980 a 54,988 mm
diametro do moente do virabrequim: 42,971 a 42,987 mm
espero ter ajudado em alguma coisa
abraços
-
bom galera, increntando as informações anteriores… descobri mais isso:
folga entre pistão e cilindro : 0,020 a 0,040mm.
cara... assim especificadamente igual vc digito ai naum tem nada aqui, mais tem outras informações.. talves podem ser muito uteis..:
diametro do pino do pistão: 17,995 a 18,000 mm
diametro da sede do pino do pistão: 18,007 a 18,012 mm
diametro da sede dos casquilhos da biela: 46,000 a 46,012 mm
diametro do munhão do virabrequim: 54,980 a 54,988 mm
diametro do moente do virabrequim: 42,971 a 42,987 mm
espero ter ajudado em alguma coisa
abraços
[snapback]471574[/snapback]
era justamente isso que eu queria saber…heheh
valeu
-
lucas
o blackout usava iapel eu acho…
rodriguera
eu acho que é a geração do motor (como a gm chama)
classe a são os 1.8 sem ser flex
classe b são os flex de 107/109cv
classe c são os flex de 112/114cv com balanceiro roletado
provavelmente as dimensões mudaram (pouco) porcausa do calor gerado... sabe como fabrica ?...
-
lucas
rodriguera
provavelmente as dimensões mudaram (pouco) porcausa do calor gerado... sabe como fabrica ?...
[snapback]471676[/snapback]
teria como me informa mais como ficam os lance dos pinos e altura/taxa?
pq pelo que me consta, a galera usa iapel de ap adaptado né?
jáouvi falar muito disso, mas nada concreto….
-
isso usa iapel de ap mesmo… aí acerta a taxa que quer...mas não sei dos detalhes porque isso é a parte que o meu irmão faz...
[snapback]471746[/snapback]
seria pedir de mais consgeuir mais informção a respeito? hehehe
-
lucas
rodriguera
[snapback]471676[/snapback]
entao o meu seria o classe a… 1.8 sem flex de 103cv...
opa… mas aí num teria a ver com o ano que vc passou... de toda forma a diferença é pouca e qdo for fazer o seu o correto é abrir e medir qto tem hoje pra ver se tem algum desgaste e só aí pedir std ou sobremedida...
[snapback]471677[/snapback]
? realmente.. como vc disse naum tem nada haver com o ano do carro mesmo..
entao vc acha melhor eu abrir o motor e medir as peças ??
mais o desgaste é tanto assim?
pq se desgasta o pistão, desgasta a camara do cilindro tb certo? ou errado? entao o espaço entre pistao e cilindro tende a ser maior que o std. certo?
isso usa iapel de ap mesmo… aí acerta a taxa que quer...mas não sei dos detalhes porque isso é a parte que o meu irmão faz...
[snapback]471746[/snapback]
mais de ap é igual ao pistao do gm? ou é uma adaptação ??
se naum me engano a iapel tem um modelo que ela designa ser pro motor…
naum tenho certeza...
mais e quanto a questão da dilatação do pistao ?? que eu questionei acima... vc pode me ajuda?
abraços
-
entao o meu seria o classe a… 1.8 sem flex de 103cv...
? realmente.. como vc disse naum tem nada haver com o ano do carro mesmo..
entao vc acha melhor eu abrir o motor e medir as peças ??
mais o desgaste é tanto assim?
pq se desgasta o pistão, desgasta a camara do cilindro tb certo? ou errado? entao o espaço entre pistao e cilindro tende a ser maior que o std. certo?
mais de ap é igual ao pistao do gm? ou é uma adaptação ??
se naum me engano a iapel tem um modelo que ela designa ser pro motor...
naum tenho certeza...
mais e quanto a questão da dilatação do pistao ?? que eu questionei acima... vc pode me ajuda?
abraços
[snapback]471820[/snapback]
bom, se conselho fosse bom, se cobrava né…heheh
mas tipo, se quiser partir pra forjar e talz, (se vc tiver grana de boua é claro) pensa na possibilidade de comprar um bloco 2.0 16v e montar ele fora do carro....
-
seria pedir de mais consgeuir mais informção a respeito? hehehe
[snapback]471815[/snapback]
como o colega postou a tabela das medidas nesse mesmo topico… talves possa ajudar...
motores chevrolet - dados
fam?lia i é centro a centro é 86mm
cilindrada é di?metro é curso é bielas é relação r/l
999 cm3 é 71 mm é 62,9 mm é 129,75 mm é 0,242
1.389 cm3 é 77,6 mm é 73,4 mm é 129,75 mm é 0,282
1.598 cm3 é 79 mm é 81,5 mm é 129,75 mm é 0,314
1.796 cm3 é 80,5 mm é 88,2 mm é 129,75 mm é 0,339
bom, se conselho fosse bom, se cobrava né…heheh
mas tipo, se quiser partir pra forjar e talz, (se vc tiver grana de boua é claro) pensa na possibilidade de comprar um bloco 2.0 16v e montar ele fora do carro....
[snapback]471827[/snapback]
mais ah questão ?…
com essa biela e pistao original... aguenta uns 0,6... 0,7 de pressão no max... passo disso ja é um risco alto demais...
o problema ?.. quebrou biela elas vao querer ver o tempo.. ai o bloco vai pro saco tb... ai que vem o preju...
eu achei as bielas pra esse motor.. bielas scat pra gm 1.8 familia 1 na folego... o cara passou 1200 reais pra avista. é um preão legal se tratando de um motor que naum é um ap.. o preão é parecido com as bielas de ap que é comercializadas por ae...
o problema naum seria tanto os pistoes... os pistoes eu mando destaxa ele ja da uma aliviada... aguenta roda com 1kilinho de pressao legal ae... o problema maior sao as bielas.. se vc pensar a biela que esta no 1.8 que tem 103cv e 17-18kgmf de torque.. é a mesma que ta no 1.0 com 65/70cv e uns 9-10-11-12kgmf de torque sei la....
entao ela ja ta aguentando bastante coisa...
se eu colocar biela e pistao forjado... ai a pressao sobe haeuhaeuhaeuhaeuh
abraços
-
com essa biela e pistao original… aguenta uns 0,6... 0,7 de pressão no max... passo disso ja é um risco alto demais...
o problema ?.. quebrou biela elas vao querer ver o tempo.. ai o bloco vai pro saco tb... ai que vem o preju...
eu achei as bielas pra esse motor.. bielas scat pra gm 1.8 familia 1 na folego... o cara passou 1200 reais pra avista. é um preão legal se tratando de um motor que naum é um ap.. o preão é parecido com as bielas de ap que é comercializadas por ae...
o problema naum seria tanto os pistoes... os pistoes eu mando destaxa ele ja da uma aliviada... aguenta roda com 1kilinho de pressao legal ae... o problema maior sao as bielas.. se vc pensar a biela que esta no 1.8 que tem 103cv e 17-18kgmf de torque.. é a mesma que ta no 1.0 com 65/70cv e uns 9-10-11-12kgmf de torque sei la....
entao ela ja ta aguentando bastante coisa...
se eu colocar biela e pistao forjado... ai a pressao sobe haeuhaeuhaeuhaeuh
dai sim né….
bom, já ouvi gente dizer que as bielas dos 1.4/1.6 efi antigos, são bem mais resistentes que essas bielas dos motores novos ....
eu só vi visualmente de relance as duas, e dapra perceber que são realmente mais resistentes...
bom tenho um amigo que roda numa pickup corsa, acho que é 96 , fez o motor e abrio pra 1.8, usou as mesmas bielas, só que o motor é bem destachado...tá rodando com 1.5 bar...mas a turbina é minuscula pro motor, uma gt22...
naum sei como naum quebra, pq ele esmirilha direto.....huahauhuha
-
com certeza o ideal é abrir antes e olhar, como o r/l é alto a tend?ncia de ovalizar os cilindros é maior então preicsa medir pistão e cilindro e ver se usa tudo std, se abre pra proxima medida ou se encamisa (tudo são opções)
o pistão iapel que falei só serve pra 1.6 porque aí a altura do pino permite a montagem..no vira do 1.8 o pistão ficaria mais alto e certamente pegaria nas valvulas…alémd etaxar o motor
-
com certeza o ideal é abrir antes e olhar, como o r/l é alto a tend?ncia de ovalizar os cilindros é maior então preicsa medir pistão e cilindro e ver se usa tudo std, se abre pra proxima medida ou se encamisa (tudo são opções)
o pistão iapel que falei só serve pra 1.6 porque aí a altura do pino permite a montagem..no vira do 1.8 o pistão ficaria mais alto e certamente pegaria nas valvulas…alémd etaxar o motor
[snapback]471929[/snapback]
bom, eu nem cogito um motor com r/l do naipe do 1.8 hein….hehehe
e pela pouca diferença de cilindrade nem rola né....
-
-
bom, eu nem cogito um motor com r/l do naipe do 1.8 hein….hehehe
e pela pouca diferença de cilindrade nem rola né....
[snapback]471934[/snapback]
bem..eu ?ra bem c?tico em relação ao uso desse motor (1.8) … mas apostei e estou gostando bastante (mas obvio sei das limitações que ele tem)... certamente o 1.4 que minha esposa tem é mais lisinho (aidna mais no alcool)... só que lisinho com uns 90~95cv anda bem menos do que meio aspero com 120cv...fora a diferença de 12 pra 18mkgf de torque né é hehehehe
se fosse montar algo mais racing nessa linha de motores acho que partiria pra tentar montar um 1.5 com vira de 1.4 e pistões de 80,5mm...a taxa deve ficar baixa e não sei como se resolveria isso... se taxando o cabeçote ou vendo se existe pistões desse di?metro com domo... aí precisaria estudar as alternativas... mas é motor pra virar giro alto como um ap600 e com bielas apropriadas acho que o resultado seria bem apreciável...