Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo

Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
43 Posts 11 Posters 4.3k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • G Offline
    G Offline
    GUBH
    escreveu em última edição por
    #15

    continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

    1 Resposta Última resposta
    • C Offline
      C Offline
      Carbon
      escreveu em última edição por
      #16

      continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

      [snapback]450329[/snapback]

      mantendo a simplicidade:

      tempo de abertura do bico.

      quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        streit
        escreveu em última edição por
        #17

        top, tudo vai depender da potência do motor. querer comparar o consumo sem levar em conta a potência é o mesmo que saber quantos quilos uma pessoa levanta sem querer saber a sua força.

        essa coisa de rotação não tem nada a ver. se vc possui um motor pequeno que gira bastante, e um motor grande que gira pouco, ambos com a mesma efici?ncia e mesma potência, os dois terão o mesmo consumo de combustável.

        a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.

        o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

        a melhor maneira de medir isso é o bsfc, algo como consumo específico de combustável, que lhe diz claramente quanto de combustável é necessário para produzir determinada potência.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          SemControle
          escreveu em última edição por
          #18

          poxa ai sim….so o pessoal q comanda.....

          gostei desse ultimo exemplo do 2.0 de 4 cil grandes, se virar um 2.0 de 8 cil menores a eficiencia aumenta e consumo diminui

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            SóGM
            escreveu em última edição por
            #19

            o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

            [snapback]450345[/snapback]

            por isso que eu disse que potência é proporcional é rotação :humpft:

            no post do top, como ele desprezou a potência, eu levei em conta apenas volume e rotação…..e usei racioc?nio de quem compra carro 1000 pra num complicar...

            quanto ao consumo específico, vc tem raz?o....realmente é o melhor método, pois leva em conta a potência obtida....

            se alguém quiser calcular, aí vai..

            sendo o consumo específico dado por ce = mc / potência efetiva

            onde:

            ce em g/kwh, g/cvh

            mc (consumo ou fluxo em massa de combustável) em kg/h, kg/s

            potência em cv ou kw

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              TopFuel
              escreveu em última edição por
              #20

              a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.[snapback]450345[/snapback]

              era mais ou menos isso mesmo que eu queria saber :humpft:

              porque eu penso assim, o que seria melhor para um carro (em termos de potencia, consumo e agilidade) um motor de 1.0l de 4cil. ou um mini-block v8 com a mesma cilindrada (creio que o mini-block v8 seria melhor, despresando custo)

              1 Resposta Última resposta
              • T Offline
                T Offline
                TopFuel
                escreveu em última edição por
                #21

                ahhhh sim, sei que mini block não existe, mais suponhamos sua existencia…

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  Cleber T.
                  escreveu em última edição por
                  #22

                  tem um limite tb de peças moveis…

                  o melhor que existe esta ai no mercado

                  ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    TopFuel
                    escreveu em última edição por
                    #23

                    tem um limite tb de peças moveis…

                    o melhor que existe esta ai no mercado

                    ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                    [snapback]450655[/snapback]

                    sei disso… então refazendo a pergunta, imagina num santana, um v8 smal block de 2.2l (sei que é heresia tirar o ap 2.0 :humpft:) não seria bem mais divertido ????

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      Carbon
                      escreveu em última edição por
                      #24

                      dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
                        T Offline
                        TopFuel
                        escreveu em última edição por
                        #25

                        dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                        [snapback]450802[/snapback]

                        o padula (ex- mazdav6) conhece bem esse motor

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          streit
                          escreveu em última edição por
                          #26

                          tem um limite tb de peças moveis…

                          o melhor que existe esta ai no mercado

                          ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                          [snapback]450655[/snapback]

                          sim, mais peças m?veis são mais pontos em potencial pra dar problema.

                          ? por isso que, mesmo sabendo que um motor de baixa cilindrada unit?ria (pouco volume por cilindro), seja mais eficiente, não é muito usual devido ao custo proibitivo para uso em rua. imagine ter de trocar o dobro de peças num motor de mesmo tamanho? a perca de tempo na regulagem, etc.

                          mas não se esque?a que os compromissos para rua são bem diferentes dos para pista.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            GUBH
                            escreveu em última edição por
                            #27

                            mantendo a simplicidade:

                            tempo de abertura do bico.

                            quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

                            [snapback]450342[/snapback]

                            então seria uma relação consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                            1 Resposta Última resposta
                            • E Offline
                              E Offline
                              epinheirojr
                              escreveu em última edição por
                              #28

                              então seria uma relação  consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                              [snapback]451651[/snapback]

                              ops

                              um pequeno erro ele sabe sim qual é o combustivel. tem um sensor de octanagem.

                              t+

                              eduardo pinheiro

                              manaus-am

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                Ricardo
                                escreveu em última edição por
                                #29

                                agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                o indicador de nível de combustável tem ligação com a central da injeção; cada vez que se abastece o carro, a central faz uma rotina de checagem na mistura cheirando o g?s do escape com a sonda e efetuando as devidas correções de mistura (tempo de injeção).

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
                                  R Offline
                                  Ricardo
                                  escreveu em última edição por
                                  #30

                                  um pequeno erro ele sabe sim qual é o combustivel. tem um sensor de octanagem.

                                  não tem não. é a sonda que faz o milagre mesmo.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • E Offline
                                    E Offline
                                    epinheirojr
                                    escreveu em última edição por
                                    #31

                                    não tem não. é a sonda que faz o milagre mesmo.

                                    [snapback]451672[/snapback]

                                    tens raz?o cafundi com o conector de octanagem do zetec. sorry

                                    t+

                                    eduardo pinheiro

                                    manaus-am

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
                                      R Offline
                                      Rix
                                      escreveu em última edição por
                                      #32

                                      os flex tám um dens?metro dentro do tanque. é assim que eles sabem o quanto de combustável e avanço usar.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • T Offline
                                        T Offline
                                        TopFuel
                                        escreveu em última edição por
                                        #33

                                        os flex tám um dens?metro dentro do tanque. é assim que eles sabem o quanto de combustável e avanço usar.

                                        [snapback]451686[/snapback]

                                        :olhos:

                                        pensava que era pela lambda…

                                        vivendo e aprendendo :hauhau:

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • E Offline
                                          E Offline
                                          epinheirojr
                                          escreveu em última edição por
                                          #34

                                          os flex tám um dens?metro dentro do tanque. é assim que eles sabem o quanto de combustável e avanço usar.

                                          [snapback]451686[/snapback]

                                          será que cada montadora tem um sistema diferente?

                                          eu já tinha ouvido falar de sensor no tanque, mas ontem fui googlear e só achei reportagens citando que os próprios sensores da injeção já conseguiam saber o combustivel, no caso usando a lambda mesmo.

                                          t+

                                          eduardo pinheiro

                                          manaus-am

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários