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    Influ?ncia da temp. do combustável

    Mecânica e Preparação
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    • R
      RodrigoLóke última edição por

      pessoal,

      gostaria de saber a influ?ncia da temperatura do combustável (mais especificamente da gasolina) na performance do carro.

      tenho visto alguns radiadores de combustável a venda, imagino que a temperatura do combustável tenha influ?ncia direta na performance do carro.

      abraço,

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • W
        wagnerls última edição por

        quanto mais frio o combustivel, mais frio fica a mistura, diminuindo a temperatura na camara de combustao.

        a muito tempo atras, tinha dois monzas na arrancada de sp (um vermelho e um prata se nao me engano), eles usavam um sistema pra baixar a temperatura do alcool. (mais ainda), o combustivel passava por uma serpentina dentro de uma caixa com gelo e depois ia pro carbura.

        nunca me aprofundei no assunto, uma pq era muito muleque naquela epoca e a preparacao de motores no brasil tava engatinhando ainda. :semata:

        abracos

        wagner luis

        :semata:

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • ?
          Visitante última edição por

          o que emba?a mais é a temperatura e umidade do ar admitido. vc regula e chega no pico da afinação, ai qdo o tempo muda tem q fzr pequenos ajustes. agora, se vc não deixa o motor no pico, ai geralmente nem sente a mudança do rendimento qdo muda o clima.

          wagner: lembro desse esquema da serpentina, algo super simples e bem bolado.

          um tubo de cobre comum + um balde de gelo tampado (isolado com isopor por dentro) com gelo seco.

          nesse tubo de cobre passava combustivel antes de chegar no carburador, o tal tubo ia pra dentro do balde, dava vaaaarias voltas dentro do gelo, e ai o tubo saia e entrava no carburador.

          diziam que dava pra tirar mais rendimento do motor com esse esquema.

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • R
            Rix última edição por

            ? um assunto um bocado interessante.

            quando pensa-se em combust?o, a gente tem diretamente na cabeça carbono © reagindo com oxig?nio (o2 ) resultando co2…

            pensando assim, pensa-se em mols, e depois em massa.

            então, o que importa na queima é a massa de c, mais a massa de o2, etc.

            se vc esfria o combustável, vc aumenta a densidade dele. isto ?, mais massa, num mesmo espaço f?sico.

            trocando em mi?dos, esfriando, vc pode até mandar o mesmo volume de combustável, mas neste volume tem mais ?tomos de c.

            tudo muito legal se vc for pensar em termos de gasolina, que tem o ponto de fulgor baixo...

            e no álcool, que tem o ponto de fulgor alto?

            eu não sei

            o que a minha pouca experiencia prática me mostrou, no meu carro, origineba de td, que se eu aqueão o combustável o danado anda melhor.

            não sou capaz de fazer nenhum desenvolvimento te?rico sobre ponto de fulgor.

            bom, tentei deichar meus 2 centavos.

            []s

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • ?
              Visitante última edição por

              pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:

              e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.

              mas também não sei quanto é utilização com alcool.....:semata:

              abraço.

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • R
                RodrigoLóke última edição por

                no alcool eu acho que tem que ser diferente…....o alcool deveria ser pré aquecido. você deveria injetar o alcool na temperatura de calor latente para que ele desenvolva maior rendimento.

                preciso dar uma estudada em termodin?mica, eu acho que aquecimento / resfriamento de combustivel é algo que pode dar um plus quando falamos de carros preparados..

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • ?
                  Visitante última edição por

                  isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • R
                    RodrigoLóke última edição por

                    isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

                    [snapback]504525[/snapback]

                    vou ver se essa semana dou uma pegada nas minas velhas apostilas pra estudar um pouco…...

                    sabendo o conceito dá para fazer alguma coisa mais prática........odeio ficar somente na teoria..... :semata:

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • R
                      Rix última edição por

                      eu tb, rodrigo. vc chegando numa conclusão, tanto com gasolina quanto com álcool, dá um toque pra gente.

                      []s

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • W
                        wagnerls última edição por

                        wagner: lembro desse esquema da serpentina, algo super simples e bem bolado.

                        um tubo de cobre comum + um balde de gelo tampado (isolado com isopor por dentro) com gelo seco.

                        nesse tubo de cobre passava combustivel antes de chegar no carburador, o tal tubo ia pra dentro do balde, dava vaaaarias voltas dentro do gelo, e ai o tubo saia e entrava no carburador.

                        diziam que dava pra tirar mais rendimento do motor com esse esquema.

                        [snapback]504446[/snapback]

                        isso mesmo karol

                        faiz tempo isso :semata:

                        quando a arrancada em sp era mesmo arrancada e nao palha?ada, e era a noite ainda…. :semata:

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • W
                          wagnerls última edição por

                          pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:

                          e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.

                          mas também não sei quanto é utilização com alcool.....:semata:

                          abraço.

                          [snapback]504462[/snapback]

                          seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • K
                            Konig última edição por

                            seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

                            [snapback]504549[/snapback]

                            blz, até ai eu consigo entender a ideia, mas acho q vc nao consegue variar tanto a densidade de um liquido diminuindo sua temperatura. gas é mais facil, mas liquido seria quase a bera de mudar o estado da materia em si.

                            quando a gelar o ar, acho q um adimissao mais fria, teria menos perdas. no caso o combustivel nao viria a esfriar o ar q entra e sim evitar q as peças q poderiam ficar quentes esquentem tanto.

                            uma ideia q todo mundo fala mal, sao os coletores de admissao de plasticos, mas se nao to mto errado, plastico transmite menos calor, logo a peça evita uma transmissao de calor para a mistura.

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • W
                              wagnerls última edição por

                              foi exatamente isso que eu disse, o combustivel e dificil vc torna-lo mais denso mas o ar nao, e bem mais facil por se tratar de um gas…

                              toda a ajuda e bem vinda, combustivel gelado / intercooler / icecooler / watercooler.

                              tudo em prol de uma temp mais baixa, tanto no ar admitido quanto em pecas que tem contato com ele.

                              abracos

                              wagner luis

                              :semata:

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • R
                                RodrigoLóke última edição por

                                pensando um pouco melhor…...acho que a temp de combustável mais fria pode ajudar a resfriar a camara de combust?o......diminuindo a chance de pré ignição....

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • G
                                  gts turbo última edição por

                                  parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata: :semata:

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • V
                                    vtr. última edição por

                                    parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata:  :hauhau:

                                    [snapback]504775[/snapback]

                                    balde de pl?stico pq de ferro pesa muito. :semata:

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • D
                                      dj_igor última edição por

                                      carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                                      seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • R
                                        RodrigoLóke última edição por

                                        carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                                        seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

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                                        tudo que estou falando…..? para gasolina...... para alcool a situação é diferente

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • A
                                          amarchetti última edição por

                                          eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica

                                          eu tenho uma posição quanto aisso:

                                          lembram dos holley com injeção de água?

                                          na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...

                                          qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...

                                          diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?

                                          ? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....

                                          a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada

                                          acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....

                                          atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....

                                          mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha

                                          a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?

                                          pra mim o princ?pio é o mesmo...

                                          tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • ?
                                            Visitante última edição por

                                            alexandre, a injeção de agua (na verdade vapor d`agua - a injeção é feita a uma pressão alt?ssima como em motor diesel, e faz um leque fin?ssimo) era feita direto nas c?maras e não dentro do carburador, tb não era injetado agua junto com o combustivel.

                                            essa que vende até hj (vara jection) não sei se é da holley ou da edelbrook, mas parece algo muito interessante.

                                            conheão um cara que teve isso num viper.

                                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
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