Shift-light
-
po bem legal stefano
assim q terminar o hallmeter faão esse
ps: o nome das peças q eles pedem tem tradução?
nao precisa de tradução não, é tudo codigo de componente fácil de ser encontrado. basta saber que resistencias = resistores, condensadores = capacitores.
-
dá trabalho…
até tenho os componentes aqui em casa, mas já to com 2 shift lite no carro...
ando meio vagabundo, mas eu olhei o projeto e é pra funcionar direitinho.
o lm2917 é um conversor de frequencia pra tensao, ele converte os pulsos na bobina em um sinal anal?gico de tensao que varia de acordo com a rotacao, e o tl081 é um ampop, ele compara o sinal que vem do lm2917 com outra tensao (que voce vai regular no potenciometro). se a tensao do lm2917 for maior que essa tensao regulada ele ativa o rele, acendendo a lampada.
o resto dos componentes são só pra esses 2 integrados principais e o rele funcionarem.
eu cheguei a montar um desses no protoboard uma vez, só que com um 741 ao inves do tl081, e alimentado direto com 12v, sem o regulador de tensao, e com led ao inves de lampada. funcionou legal. voce tem que ter um contagiros e ficar acelerando o carro pra regular quando acende. voce acelera até a rotacao que voce quer e vai girando o potenciometro devagar até acender o shift.
-
dá trabalho…
até tenho os componentes aqui em casa, mas já to com 2 shift lite no carro...
ando meio vagabundo, mas eu olhei o projeto e é pra funcionar direitinho.
o lm2917 é um conversor de frequencia pra tensao, ele converte os pulsos na bobina em um sinal anal?gico de tensao que varia de acordo com a rotacao, e o tl081 é um ampop, ele compara o sinal que vem do lm2917 com outra tensao (que voce vai regular no potenciometro). se a tensao do lm2917 for maior que essa tensao regulada ele ativa o rele, acendendo a lampada.
o resto dos componentes são só pra esses 2 integrados principais e o rele funcionarem.
eu cheguei a montar um desses no protoboard uma vez, só que com um 741 ao inves do tl081, e alimentado direto com 12v, sem o regulador de tensao, e com led ao inves de lampada. funcionou legal. voce tem que ter um contagiros e ficar acelerando o carro pra regular quando acende. voce acelera até a rotacao que voce quer e vai girando o potenciometro devagar até acender o shift.
entao da pra regula com um potenciometro?
i ae tuner faiz uma placa pra mim? eu me viro com os componente…
-
-
esse mesmo circuito serve pra um limitador de rotacao…
basta ligar a saida nf do rele a bobina se nao me engano, na hora que chega a tal rotacao a bobina nao vai ser alimentada e para as faiscas nas velas...
pra carros carburados ?
(também serve pra carros com ie, mas esses já tem limitador de giro né ?)
-
pra carros carburados ?
(também serve pra carros com ie, mas esses já tem limitador de giro né ?)
sim, pra qualquer carro, eu só não sei ao certo onde ligariamos o rele…
será que na alimentação da bobina? assim ele cortaria a alimentacao na bobina e com isso reduziria o giro, certo?
será que nao teria problema continuar a injetar gasolina sem ter fa?sca?
eu nunca pesquisei muito aonde atuar pra cair o giro.
cortar os bicos injetores também seria possível, mas dá mais trabalho.
-
roubei de um topico nos classificados de outro forum, sobre o limitador de rotacao da je:
p:esse limitador de giros é aquele que qdo chega a determinada rotação o carro fica dando aquelas tossidas , tipo papapapa… é isso?
r:? isso mesmo...esses apagagas que vc quer dizer é que ele fica ligando e desligando a ignição do seu carro...ai o giro nao sobe...
então acho que é só colocar na alimentação da bobina mesmo...