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Astra gsi

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  • D Offline
    D Offline
    daniel_fabricio
    escreveu em última edição por
    #1

    então… estava eu com um jogo de bicos iwp largados aqui e ninguém queria comprar, fiz uma proposta despretensiosa pro prado pelo msn e ele aceitou. troquei os bicos mais uma graninha por um chip custom dele pro meu carro, feito em cima do dinam?metro.

    fizemos no total 10 passagens no dino (o prado não estava aqui em curitiba e então quem fez foi o carlos e o marquinhos).

    1? passagem com motor original sem catalizador:

    potência máxima no motor: 127,83cv @ 5700 rpm

    potência máxima nas rodas: 109,3cv @ 5600 rpm

    torque máximo: 18, alguma coisa kgm

    da? fizemos algumas passagens e eles foram alterando o programa, verificando o que vinha de potência e também vendo ponto de ignição pelo scanner e sonda lambda.

    passagens depois da melhor programação que conseguiram:

    motor chipado sem catalizador e com filtro de ar original:

    potência máxima no motor: 142,89cv @ 5400 rpm

    potência nas rodas: 126,29cv @ 5300 rpm

    torque máximo: 20,70kgm @ 4100 rpm

    motor chipado sem catalizador e sem filtro de ar:

    potência máxima no motor: 145,20 cv @ 5500 rpm

    potência nas rodas: 128,67cv @ 5500 rpm

    torque máximo: 20,78kgm @ 4100 rpm

    as curvas mais altas, a vermelha é sem filtro e a amarela com filtro mas por 2cv não vou mexer em filtro não...

    o carro pré andar com po leve e m?dio ficou muito melhor... pisando pré valer ainda não pude testar direito, mas aparentemente tá mais rapidinho

    sim.

    acho que valeu a pena, me livrei de peça parada e o resultado até agora está

    aprovado.

    segue gr?fico de potência do dino.

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      Magoo
      escreveu em última edição por
      #2

      se nao me engano o gsi vem com 136cv no documento. sera que o seu veio mais fraco ou a gm superfaturou a cavalaria nos documentos?

      mas o que importa é que foi medido antes e depois e veio 15cv, otimo para um chip.

      1 Resposta Última resposta
      • D Offline
        D Offline
        daniel_fabricio
        escreveu em última edição por
        #3

        se nao me engano o gsi vem com 136cv no documento. sera que o seu veio mais fraco ou a gm superfaturou a cavalaria nos documentos?

        mas o que importa é que foi medido antes e depois e veio 15cv, otimo para um chip.

        [snapback]618286[/snapback]

        eu também achei essa potência original baixa, mas o que o prado me disse foi o seguinte: que a fábrica mede o motor sem escapamento, sem filtro de ar, sem um monte de peça de arrasto e em ótimas condições de temperatura e pressão pro motor. ele me disse que se medisse e desse os 136cv que a fábrica indica, aí sim a medição estaria errada…não sei se essa informação procede 100%, porém eu vi um gr?fico de potência de um gsi original na pogina da nascar power chips e no dino deles deu próximo dos 136cv originais e o motor chipado deu resultado muito parecido com o do meu carro.

        além disso, aqui em curitiba estamos a quase 1000m em relação ao nível do mar, talvez isso já seja o suficiente pré tirar um pouco de potência.

        de qualquer maneira não me apeguei demais ao resultado do motor original, mas sim comparando a diferença em % do motor original pro chipado pelos resultados do dino, já que as vari?veis do dino não foram alteradas.

        a dirigibilidade do carro ficou muito melhor.

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          ruiak
          escreveu em última edição por
          #4

          compara?oes assim no mesmo dinamometro apresentando melhoras eu nao tenho nada contra … po legal que veio potencia ein .. o prado costuma fazer chips mto bons ... conheci uma montana turbo que ele fez e era lisinha de tudo

          1 Resposta Última resposta
          • X Offline
            X Offline
            xtreme
            escreveu em última edição por
            #5

            alguém sabe como…..deixar o acelerador eletronico mais esperto

            1 Resposta Última resposta
            • * Offline
              * Offline
              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #6

              eu também achei essa potência original baixa, mas o que o prado me disse foi o seguinte: que a fábrica mede o motor sem escapamento, sem filtro de ar, sem um monte de peça de arrasto e em ótimas condições de temperatura e pressão pro motor.

              [snapback]618295[/snapback]

              discordo.

              esse método citado é o conhecido sae, ja o padrão brasileiro é um nbr q praticamente copia o din (europeu) onde se mede os motores com todos os componentes que serão usados normalmente no carro.

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #7

                gostei do resultado.

                1 Resposta Última resposta
                • E Offline
                  E Offline
                  edsonmassao
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  o interessane foi q sem contar os números vc sentiu no po q o carro melhorou, daniel…sinal q algo mudou mesmo e não foram só números nas medições :cry:

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Garcia
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    po, bacana mesmo, daniel…

                    ah, só por curiosidade, (neste caso, o importante não é gerar pol?mica), mas, essas medições foram feitas no dino do crist?vóo??

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Garcia
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      não consegui editar, mas, interessante como algumas modificações, mesmo que pequenas, dão resultados satisfatérios…

                      1 Resposta Última resposta
                      • J Offline
                        J Offline
                        jefferson parizati
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        discordo.

                        esse método citado é o conhecido sae, ja o padrão brasileiro é um nbr q praticamente copia o din (europeu) onde se mede os motores com todos os componentes que serão usados normalmente no carro.

                        [snapback]618312[/snapback]

                        eu também ja tinha lido sobre isso :cry: .

                        e o consumo como ficou?

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          daniel_fabricio
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          não consegui editar, mas, interessante como algumas modificações, mesmo que pequenas, dão resultados satisfatérios…

                          [snapback]618404[/snapback]

                          não, acerto e medição foi em cima do dino do prado mesmo, pelo que me consta é um dino argentino, ele tem dois rolos e fica em cima de uma estrutura metálica, bem bacana.

                          chuto que o catalizador restringe bastante nesse carro e que por algum motivo (talvez emissão de poluentes) o carro tenha sido capado no ponto de ignição.

                          segue foto, tirada de celular.

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
                            D Offline
                            daniel_fabricio
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            eu também ja tinha lido sobre isso :cry: .

                            e o consumo como ficou?

                            [snapback]618405[/snapback]

                            bom, sobre o valor da medição original eu nem estou me apegando muito, também não concordo que hoje em dia os carros sejam medidos em bancada sem alguns componentes que causam arrasto e perda de potência do motor, porém deixei quieto.

                            uma coisa que me ocorreu é que os astra gls 2.0 16v tem exatos 127cv, contra os 136cv dos gsi que tem mesmo motor e somente programa de injeção diferente. talvez eu tenha sido sorteado com uma injeção de gls, vai saber do que as nossas montadoras são capazes… :d

                            de qualquer maneira, o overspeed e outro amigo meu que mexem com chip me falaram que é nessa média de torque e potência que um bom chip tira essa potência e também no site da nascar powerchips tem a medição de um astra gsi que ficou com potência similar ao meu depois de chipar

                            o consumo do carro, pelo computador de bordo está melhor cerca de 0,6 a 0,8 km/l, vou conseguir fazer a média certinha depois que reabastecer, pois perdi o hod?metro parcial quando tiramos a central fora. imagino que o consumo melhore por causa de mais ponto que foi colocado, nitidamente com menos acelerador o carro tá andando melhor.

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              celso
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              chuto que o catalizador restringe bastante nesse carro e que por algum motivo (talvez emissão de poluentes) o carro tenha sido capado no ponto de ignição.

                              no meu focus, a remoção do catalizador+troca do abafador por turbão+filtro ar in box, também melhorou a média em 0,8 km/l além de deixar o carro bem mais espertinho. :cry:

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
                                O Offline
                                overspeed
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                lembrei de uma coisa… os astras com m1.5.5 (nacionais, sem ser flex)tem uma opção de abaixar a curva toda de ponto em algo perto de 3 e 6? via scanner... na opção com atraso de 6? chega a vir 12? de ponto a plena carga...

                                talvez o teu tenha em alguma ocasião grilado, o dono anterior reclamou e a concession?ria abaixou o máximo possível... isso explicaria ter menos potência do que deveria ter...

                                antes que alguem se empolgue achando que dá pra aproveitar isso pra turbo, eu adianto que abaixa a curva toda de ponto em ml, meia carga e wot...e em todas as rotações... num preciso dizer que o consumo aumenta consideravelmente e o carro fica bem mais lerdo de baixa (ainda mais do que é pelo peso e falta de torque abaixo dos 3.000rpm).

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
                                  O Offline
                                  overspeed
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  droga …esqueci de comentar... o atraso não é um valor pefeitamente fixo... atrasa mais em rotações mais baixas e intermediárias em regime de meia carga... em plena carga snme é praticamente fixo o valor de atraso...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • B Offline
                                    B Offline
                                    bactria
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    só os primeiros gls 2.0 16v vieram com 127cv, os de 2001 em diante já vieram com 136cv.

                                    140cv ja é um motor original é muito bom.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • J Offline
                                      J Offline
                                      jefferson parizati
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      lembrei de uma coisa… os astras com m1.5.5 (nacionais, sem ser flex)tem uma opção de abaixar a curva toda de ponto em algo perto de 3 e 6? via scanner... na opção com atraso de 6? chega a vir 12? de ponto a plena carga...

                                      talvez o teu tenha em alguma ocasião grilado, o dono anterior reclamou e a concession?ria abaixou o máximo possível... isso explicaria ter menos potência do que deveria ter...

                                      antes que alguem se empolgue achando que dá pra aproveitar isso pra turbo, eu adianto que abaixa a curva toda de ponto em ml, meia carga e wot...e em todas as rotações... num preciso dizer que o consumo aumenta consideravelmente e o carro fica bem mais lerdo de baixa (ainda mais do que é pelo peso e falta de torque abaixo dos 3.000rpm).

                                      [snapback]618450[/snapback]

                                      ]

                                      eita é a primeira vez que ouão fala que da pra abaixa o ponto via scanner,mais diz ai pra que serve essa função de atrasa o ponto numa injeção origi?fiquei sem sabe. :cry:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
                                        L Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        qto cv vinha no gsi 16v do vectra ???? (caixa)

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
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                                          Magoo
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          qto cv vinha no gsi 16v do vectra ???? (caixa)

                                          [snapback]618512[/snapback]

                                          150cv

                                          1 Resposta Última resposta

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