Aumento de torque - 2.3l ford
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adquiri a pouco um ranger 2.3l 16v com 150cv gas cabine dupla, trata-se de um veiculo destinado ao trabalho (uso urbano e intermunicipal - as vezes carregado), entretanto a falta de torque deste motor fica muito evidente em aclives e retomadas. a quarta e a quinta marchas sao bastante longas.
pensei inicialmente em colocar uma turbina pequena, com pegada em rotaçao baixa, com pouca pressão (0,4kg) - essa pressao será mantida a todo custo, mantendo a gasosa como combustivel. pretendo manter a originalidade na maioria dos componentes, inclusive o corte de velocidade original.
pergunto a vcs, que tem bastante experiencia em preparaçao:
que turbina poderia usar para essa configuraçao?
é necessario gerenciar os bicos e o ponto?
conseguiria compensar o combustivel com dosador auxiliar?
grande abraço
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adquiri a pouco um ranger 2.3l 16v com 150cv gas cabine dupla, trata-se de um veiculo destinado ao trabalho (uso urbano e intermunicipal - as vezes carregado), entretanto a falta de torque deste motor fica muito evidente em aclives e retomadas. a quarta e a quinta marchas sao bastante longas.
pensei inicialmente em colocar uma turbina pequena, com pegada em rotaçao baixa, com pouca pressão (0,4kg) - essa pressao será mantida a todo custo, mantendo a gasosa como combustivel. pretendo manter a originalidade na maioria dos componentes, inclusive o corte de velocidade original.
pergunto a vcs, que tem bastante experiencia em preparaçao:
que turbina poderia usar para essa configuraçao?
é necessario gerenciar os bicos e o ponto?
conseguiria compensar o combustivel com dosador auxiliar?
grande abraço
eu pensaria entre k14, k16 ou até mesmo uma k03 ( de audi 1.8t ). valvula integrada.
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kro amigo, andei verificando a infra-estrutura oferecida pela ford neste veiculo e constantei que o coletor aparenta ser muito fragil, a valvula reguladora de pressao de combustivel fica no tanque, o escape é de um lado, admissao de outro e a passagem a frente do motor e bastante estreita.
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velho, esqueca de turbo pro seu carro, pois o custo beneficio nao compensa. tera que fazer todo o kit do zero, achar alguem ai em brasilia que saiba regular as centrais ford pra no final vc rodar com 0,4 e ter um ganho de rendimento baixo pelo dinheiro envestido.
comece pelo básico:
um filtro de ar in-box de marca decente (k&n ou ford racing) e um escape mais livre retirando o catalisador e se possivel e seu gosto deixar, tirando o abafador intermediario tambem….. mas deixe os canos na medida original.
isso vai deixar seu motor respirar melhor e conseguentemente terá um acréscimo na potencia e na rapidez da subida de giro.
agora o pulo do gato:
troque o diferencial por outo mais curto as marchas vão ficar mais proximas e voce aproveitará melhor a faixa de giro onde esse motor fala mais alto...
vai ter que usar mais o cambio, mas o desempenho ira compensar....
preparacao boa e barata .......
abraco
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já pensou em um blower? com 0.5 de pressão aumentaria legal a potencia e principalmente o torque em baixa…
teria um carro bem linear...
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as bielas do duratec são feitas pra serem leves(emissões). o desenho delas até engana, mas elas em si são frouxas. varou os 200cv no aspirado já tem perigo…
a idéia do goiano é uma boa...
compara com os zetecs, ou mesmo os mazdas fs. o dtec, é filho dos dois... muito mais fluxo...
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certeza que nao tem diferencial mais curto ?
ah….. esse motor é o mesmo do fusion ??? tem alguma coisa haver com o do maverick 2.3 ou com aqueles mustangs 2.3 turbos ???
ps: um blower de mercedes kompressor poderia ser adaptado...... e se nao quiser de desfazer do carro tem uns kits gringos de supercharger....
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teve nego aqui no rio com um 2.0 16v desse que tinha mais de 180 cv só com escape e alcool …
dá para melhor muito esse motor ai ...
glock,
lembra do cabeçote paula faria q éra do chucky é entrou num focus, q passou p álcool q colocou comandos ford racing e tb unichip
deu incríveis 193 cvs .
p q os cabeças não divulgam isso é
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glock,
lembra do cabeçote paula faria q éra do chucky é entrou num focus, q passou p álcool q colocou comandos ford racing e tb unichip
deu incríveis 193 cvs .
p q os cabeças não divulgam isso é
o ricardo da ford (calibrador) tiraram do 18 180hp no alcool com motor todo original