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Plenum 16v gm

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    Andre Silva
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    #8

    respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)

    isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...

    http://www.hotrod.com/pitstop/hrdp_0704_pi…tion/index.html

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      16volts
      escreveu em última edição por
      #9

      eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

      é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...

      na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.

      http://www.fluent.com/about/news/newslette…1/img/a16i2.gif

      se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso

      http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg

      não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.

      não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico

      de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m

      abraços :hauhau:

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        B Offline
        blue label
        escreveu em última edição por
        #10

        respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)

        isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...

        http://www.hotrod.com/pitstop/hrdp_0704_pi…tion/index.html

        show

        tava pensando nisso do lance dos bios maiores mesmo

        mais distantes pra mistura ficar mais homogenea

        legal pacas essa materia

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        • S Offline
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          streit
          escreveu em última edição por
          #11

          eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

          pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

          na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

          mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

          o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

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            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #12

            pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

            na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

            mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

            o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

            concordo plenumamente hehehehehehehe

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              #13

              na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

              mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

              o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

              eles parecem avançar pelo desenho

              mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

              e isso ai

              a ideia de afunilar o final e para aspirados

              no turbo a velocidade do ar vem maior

              na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

              que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

              e o principio de helmholtz resonator

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                streit
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                #14

                eles parecem avançar pelo desenho

                mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

                e isso ai

                a ideia de afunilar o final e para aspirados

                no turbo a velocidade do ar vem maior

                na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

                que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

                e o principio de helmholtz resonator

                uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa.

                o afunilamento da parte final é para justamente prover a mesma vazão de ar para cada corneta.

                o princípio da ressonância tem a ver com o comprimento dos dutos, onde cada comprimento vai favorecer a um regime de rotação específico.

                mas pra turbo tudo é muito mais fácil. basta não fazer um coletor errado que funciona. o difícil é dosar tudo isso pro aspirado, ai sim é arte.

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                  escreveu em última edição por
                  #15

                  bem agora achei o ponto de equilibrio do original

                  ficou muito proximo do original

                  1 Resposta Última resposta
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                    16volts
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    cara, não me leve a mal, por favor hehe

                    mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                    digo por conhecimento da causa

                    abraços

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
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                      rbsmontemor
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                      ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                      mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                      1 Resposta Última resposta
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                        escreveu em última edição por
                        #18

                        cara, não me leve a mal, por favor hehe

                        mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                        digo por conhecimento da causa

                        abraços

                        :hauhau: cara num tem erro pode perguntar.

                        coloquei somente para os passos do projetos

                        agora com medida original em mãos fica mais facil de saber qual distancia ideal e novo angulo para os bico manju :hauhau:

                        opa num esquenta trampo com projetos e processo a muuuuuuiiiiitttttooooo tempo

                        essa parte pra min e teta

                        e provavelmente num tenha solda ali naum

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #19

                          se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                          ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                          mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                          legal mas e turbo

                          teria de fazer mesmo assim um plenum reduzido

                          manjou

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                          • B Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #20

                            ahh, num coloquei aqui mas o lance do originais e pra ver onde injeta na cabeça da valvula pra atomização da mistura.

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
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                              #21

                              legal esse topico vou acompanhar vou no meu projeto a ideia a usar um plenum em cima das itbs puxando ar de um filtro na ponta +/- igual esse aqui

                              http://www.sbdev.co.uk/air_filters/air_box…king_plates.htm

                              1 Resposta Última resposta
                              • B Offline
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                                #22

                                o que voce quer e algo assim

                                esses um sai barato e o outro caro

                                1 Resposta Última resposta
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                                  #23

                                  esse tipo de coisa é super tranquila de fazer.

                                  se alguém tiver precisando de ajuda, é só dar um toque.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • B Offline
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                                    #24

                                    pô montar borboletas individuais e facil demias

                                    igual lego

                                    montar um plenum dimensionado ai sim o bicho pega

                                    fora que pra gm 16v com borboletas individuais tem muito material de pesquisa

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • * Offline
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                                      #25

                                      o que voce quer e algo assim

                                      esses um sai barato e o outro caro

                                      algumas coisas caminham pra frente, e outras para tras. impressionante.

                                      se vcs repararem, o modelo caro é mto parecido (no formato e na distribuição) com o coletor de admissão dos vw a agua la dos anos 70…

                                      existem coisas que por serem tão simples, acabam passando desapercebidas pela maioria das pessoas.

                                      e duvido que toda galera consiga, alem de olhar, ver o que estou dizendo a anos aqui dentro hehehehe

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • D Offline
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                                        #26

                                        meu que plenon feio esse

                                        sera que isso ai da eficiencia de ar na adm

                                        posso estar errado mas isso ai deve dar uma baite de uma turbulencia

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • B Offline
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                                          #27

                                          esse dois ai nem conta so coloquei pra monstrar o que tinha de exemplo com 4 borboletas individuais

                                          o problema ali e espaço e depois mal projetado

                                          1 Resposta Última resposta

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