Plenum 16v gm
-
eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd
é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...
na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.
http://www.fluent.com/about/news/newslette…1/img/a16i2.gif
se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso
http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg
não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.
não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico
de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m
abraços
-
respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)
isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...
show
tava pensando nisso do lance dos bios maiores mesmo
mais distantes pra mistura ficar mais homogenea
legal pacas essa materia
-
eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd
pq então vc largou a engenharia sua puta véia?
na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.
mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.
o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.
-
pq então vc largou a engenharia sua puta véia?
na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.
o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.
concordo plenumamente hehehehehehehe
-
eles parecem avançar pelo desenho
mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo
e isso ai
a ideia de afunilar o final e para aspirados
no turbo a velocidade do ar vem maior
na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai
que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel
e o principio de helmholtz resonator
-
eles parecem avançar pelo desenho
mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo
e isso ai
a ideia de afunilar o final e para aspirados
no turbo a velocidade do ar vem maior
na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai
que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel
e o principio de helmholtz resonator
uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa.
o afunilamento da parte final é para justamente prover a mesma vazão de ar para cada corneta.
o princípio da ressonância tem a ver com o comprimento dos dutos, onde cada comprimento vai favorecer a um regime de rotação específico.
mas pra turbo tudo é muito mais fácil. basta não fazer um coletor errado que funciona. o difícil é dosar tudo isso pro aspirado, ai sim é arte.
-
bem agora achei o ponto de equilibrio do original
ficou muito proximo do original
-
cara, não me leve a mal, por favor hehe
mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...
digo por conhecimento da causa
abraços
-
se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.
ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum
mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk
-
cara, não me leve a mal, por favor hehe
mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...
digo por conhecimento da causa
abraços
cara num tem erro pode perguntar.
coloquei somente para os passos do projetos
agora com medida original em mãos fica mais facil de saber qual distancia ideal e novo angulo para os bico manju
opa num esquenta trampo com projetos e processo a muuuuuuiiiiitttttooooo tempo
essa parte pra min e teta
e provavelmente num tenha solda ali naum
-
se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.
ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum
mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk
legal mas e turbo
teria de fazer mesmo assim um plenum reduzido
manjou
-
ahh, num coloquei aqui mas o lance do originais e pra ver onde injeta na cabeça da valvula pra atomização da mistura.
-
legal esse topico vou acompanhar vou no meu projeto a ideia a usar um plenum em cima das itbs puxando ar de um filtro na ponta +/- igual esse aqui
-
o que voce quer e algo assim
esses um sai barato e o outro caro
-
pô montar borboletas individuais e facil demias
igual lego
montar um plenum dimensionado ai sim o bicho pega
fora que pra gm 16v com borboletas individuais tem muito material de pesquisa
-
o que voce quer e algo assim
esses um sai barato e o outro caro
algumas coisas caminham pra frente, e outras para tras. impressionante.
se vcs repararem, o modelo caro é mto parecido (no formato e na distribuição) com o coletor de admissão dos vw a agua la dos anos 70…
existem coisas que por serem tão simples, acabam passando desapercebidas pela maioria das pessoas.
e duvido que toda galera consiga, alem de olhar, ver o que estou dizendo a anos aqui dentro hehehehe
-
meu que plenon feio esse
sera que isso ai da eficiencia de ar na adm
posso estar errado mas isso ai deve dar uma baite de uma turbulencia
-
esse dois ai nem conta so coloquei pra monstrar o que tinha de exemplo com 4 borboletas individuais
o problema ali e espaço e depois mal projetado
-
mas perai to desviando do assunto principal,
o comprimento do tubo
coloquei 100mm mas acho que da pra chegar a 150mm
isso daria mais torque em baixa