eu só acho q o cara viajou na maionese ao generalizar as coisas….as fábricas não preferem o 4x2x1...na verdade até hj eu vi muito mais 4x1 do q 4x2x1. e a maioria usa um coletor de ferro fundido tão ruim que esse efeito de bombeamento/sucção aí que ele falou eu duvido q case certinho....
um contra-exemplo q eu cito e que é bem interessante é o do xsara vts 2.0 16v, que tem um belo 4x1 de canos dobrados e com canos bem curtos, ou seja, pela teoria do cara aí o carro só ia render forte em 8000 rpm :cry:
o q o pessoal costuma falar ?:
4x1: ajuda mais nas altas rpm
4x2x1: ajuda mais em intermediária
claro que isso não é regra....por exemplo, se fizer um 4x1 com canos bem compridos, o comportamento do motor fica parecido com um com 4x2x1
esse negócio de sintonia de escape é muito mais complexo e emporico do q o texto q o cara colocou ali....ele resumiu muito o texto e fez algumas generalizações que não se aplicam...
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pois é, acho q a tal pesquisa foi feita sobre outro assunto, e não sobre o mesmo 4x1 e 4x2x1 do tópico.
ali pareceu que estavam falando de motor diesel, opala antigão ou de coletor de ford 29 como sendo o 4x1 .