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    • C
      CrasH última edição por

      galera gostaria de saber a formula para se o diametro dos tubos de um coletor de escape dimensionado.

      alguem tem?

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • M
        Mozart última edição por

        tb gostaria de saber

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • R
          RodrigoLóke última edição por

          acho meio complexo demais este assunto para se resumir a uma formula.

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • O
            overspeed última edição por

            não existe formula teoricamente calculada, mas até tem uma formula empirica que dá a noção do tamanho dos dutos, saiu numa autopower de um ou dois anos atrás… se eu achar ela na coleção eu posto, mas adianto que é mais tentativa e erro do que realmente uma conta fechada.

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • D
              daniel_fabricio última edição por

              chuto que o di?metro do cano não deve ser muito maior que o duto de escape em si.

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • O
                overspeed última edição por

                opa, dei uma mancada…a formula é pra calcular o comprimento dos tubos prim?rios e não o di?metro... aí snme não tem formula,

                acho que realmenbte vc usa dutos de di?metro próximos aos internos do cabeçote, se usar muito menor vira uma restrição se usar muito maior perde velocidade...

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • P
                  PrEsA última edição por

                  a maneira para calcular o tubo é tentar sincronizar cada exaustão do motor (2 a cada volta para um 4 cil) com a frequencia de resson?ncia do fluido neste tubo….

                  mas como temos a temperatura variando muito, e nem ao certo sabemos qual a composição correta do fluido no escape, isto é muito difácil de se calcular, apesar de eu já ter visto algumas formulas.

                  o método erro/acerto tem sido mais vêlido que o cálculo, sem contar que temos a experiencia contando muito neste caso.

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • T
                    TuningBrasil última edição por

                    acho que o thiagones tem a manha… :p

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • A
                      Adriano Sushi última edição por

                      acho isso um assunto q da mt pano pra manga, pq em turbo ja vi coletor de scap com canos de 2,5 o_o vide o gol da belquip

                      mas pra aspro acredito q pouca coisa maior q o diametro dos dutos do cabeçote seja sulficiente, ja q maior q isso os gases perderiam o fluxo e com isso reduziria a velocidade deles…

                      falow

                      adriano nogueira

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • O
                        overspeed última edição por

                        experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

                        este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

                        agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • A
                          Adriano Sushi última edição por

                          experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

                          este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

                          agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

                          [snapback]532713[/snapback]

                          bom over o caso q citei la eh de um carro exclusivo pra pista então pegar mais tarde não eh tanto problema…

                          mas esse caso q vc cito ai não amarra o motor não? pq coletor menor q os dutos isso não gera aquecimento não sei la restringe em um lugar q não deveria, e eu acredito q isso tb faria a turbina enxer mais tarde...

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • A
                            Adriano Sushi última edição por

                            opa desculpa ae, entendi errado (dutos do tamanho dos do cabeçote, tinha entendido q eram menores….) e não deu pra editar....

                            mals ae

                            adriano nogueira

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • H
                              HMF última edição por

                              pessoal, aí estão duas f?rmulas, retiradas de uma revista.

                              são aproximações práticas de cálculos complexos, então só testando

                              para saber se funciona.

                              seria interessante se alguém pudesse testar e nos informar os resultados…

                              f?rmulas publicadas na revista hot né 52:

                              cr?dito: sórgio pires, da sórgio performance

                              cálculo para um motor 2.0 com rotação máxima de 6.500 rpm

                              comprimento do cano = (13.000 x duração do escape no comando) / (rpm máxima x 6)

                              ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                              atenção: o comprimento acima conta a partir da válvula no cabeçote - então, segundo a revista, num motor ap tem de descontar 7 cm, que é a dist?ncia

                              entre a válvula até a face em que o coletor é aparafusado.

                              então, o comprimento do coletor é de 86,3 cm.

                              di?metro do cano = 2 x raiz quadrada de ( (2 x volume do cilindro) / (3,14 x comprimento) )

                              ex.: 2 x raizquad ( (2x500) / (3,14 x 93,3) ) = 3,69 cm de di?metro interno

                              f?rmula editada em 26/agosto a pedido do autor do post

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • R
                                RodrigoLóke última edição por

                                acho que o thiagones tem a manha… :p

                                [snapback]532702[/snapback]

                                tem sim…... :d

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • M
                                  Mozart última edição por

                                  naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                                  pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • H
                                    HMF última edição por

                                    naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                                    pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                                    [snapback]532812[/snapback]

                                    caraca :p

                                    digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                                    a f?rmula correta é :

                                    comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                                    ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • ?
                                      Visitante última edição por

                                      caraca   :p

                                      digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                                      a f?rmula correta é :

                                      comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                                      ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                                      [snapback]533238[/snapback]

                                      editado la conforme seu pedido.

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • H
                                        HMF última edição por

                                        valeu

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • A
                                          AIRpower última edição por

                                          nossa bastante interessante a f?rmula, mas acredito que só a experiencia e as tentativas podem resultar em uma escolha perfeita, já que acho meio estranho definir o di?metro somente pela duração do comando e rotação máxima. e quando for turbo, independe do turbo compressor/pressão utilizada? :p mas de qualquer forma f?rmulas foram feitas para serem usadas, só que nessa caso, ao menos pra mim só como base.

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • P
                                            porva última edição por

                                            dura?ao do comando com que folga?

                                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
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