Calculo.
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não existe formula teoricamente calculada, mas até tem uma formula empirica que dá a noção do tamanho dos dutos, saiu numa autopower de um ou dois anos atrás… se eu achar ela na coleção eu posto, mas adianto que é mais tentativa e erro do que realmente uma conta fechada.
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chuto que o di?metro do cano não deve ser muito maior que o duto de escape em si.
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opa, dei uma mancada…a formula é pra calcular o comprimento dos tubos prim?rios e não o di?metro... aí snme não tem formula,
acho que realmenbte vc usa dutos de di?metro próximos aos internos do cabeçote, se usar muito menor vira uma restrição se usar muito maior perde velocidade...
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a maneira para calcular o tubo é tentar sincronizar cada exaustão do motor (2 a cada volta para um 4 cil) com a frequencia de resson?ncia do fluido neste tubo….
mas como temos a temperatura variando muito, e nem ao certo sabemos qual a composição correta do fluido no escape, isto é muito difácil de se calcular, apesar de eu já ter visto algumas formulas.
o método erro/acerto tem sido mais vêlido que o cálculo, sem contar que temos a experiencia contando muito neste caso.
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acho que o thiagones tem a manha…
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acho isso um assunto q da mt pano pra manga, pq em turbo ja vi coletor de scap com canos de 2,5 o_o vide o gol da belquip
mas pra aspro acredito q pouca coisa maior q o diametro dos dutos do cabeçote seja sulficiente, ja q maior q isso os gases perderiam o fluxo e com isso reduziria a velocidade deles…
falow
adriano nogueira
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experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.
este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.
agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.
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experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.
este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.
agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.
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bom over o caso q citei la eh de um carro exclusivo pra pista então pegar mais tarde não eh tanto problema…
mas esse caso q vc cito ai não amarra o motor não? pq coletor menor q os dutos isso não gera aquecimento não sei la restringe em um lugar q não deveria, e eu acredito q isso tb faria a turbina enxer mais tarde...
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opa desculpa ae, entendi errado (dutos do tamanho dos do cabeçote, tinha entendido q eram menores….) e não deu pra editar....
mals ae
adriano nogueira
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pessoal, aí estão duas f?rmulas, retiradas de uma revista.
são aproximações práticas de cálculos complexos, então só testando
para saber se funciona.
seria interessante se alguém pudesse testar e nos informar os resultados…
f?rmulas publicadas na revista hot né 52:
cr?dito: sórgio pires, da sórgio performance
cálculo para um motor 2.0 com rotação máxima de 6.500 rpm
comprimento do cano = (13.000 x duração do escape no comando) / (rpm máxima x 6)
ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm
atenção: o comprimento acima conta a partir da válvula no cabeçote - então, segundo a revista, num motor ap tem de descontar 7 cm, que é a dist?ncia
entre a válvula até a face em que o coletor é aparafusado.
então, o comprimento do coletor é de 86,3 cm.
di?metro do cano = 2 x raiz quadrada de ( (2 x volume do cilindro) / (3,14 x comprimento) )
ex.: 2 x raizquad ( (2x500) / (3,14 x 93,3) ) = 3,69 cm de di?metro interno
f?rmula editada em 26/agosto a pedido do autor do post
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acho que o thiagones tem a manha…
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tem sim…...
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naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm
pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560
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caraca
digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 …
a f?rmula correta é :
comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6
ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm
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caraca
digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 …
a f?rmula correta é :
comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6
ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm
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editado la conforme seu pedido.
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nossa bastante interessante a f?rmula, mas acredito que só a experiencia e as tentativas podem resultar em uma escolha perfeita, já que acho meio estranho definir o di?metro somente pela duração do comando e rotação máxima. e quando for turbo, independe do turbo compressor/pressão utilizada? mas de qualquer forma f?rmulas foram feitas para serem usadas, só que nessa caso, ao menos pra mim só como base.