Projeto ss - saveiro sleeper
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projeto ss - saveiro sleeper
depois de ver o topico do rodrigo (loke) resolvi fazer um topico também mostrando o meu projetinho que está me dando bastante dor de cabeça e estou precisando de ajuda
o projeto trata-se de turbinar uma saveiro 2.0 de maneira que fique com a aparencia do motor, interior e barulhos mais proximos do original possivel e com cerca de 250cv. está foi uma das últimas saveiros g3 a sairem com motor 2.0, h? boatos que está foi a última a sair da linha de montagem.
algumas caracteristicas do motor:
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vw ap 2.0 mi
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pistões originais std
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bielas originais numero 66
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taxa de compressão 10:5:1
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junta de aão original
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cabeçote original com tuchos hidraulicos e comando original
na area interna do motor não será alterado nada pois este motor tem menos de 40 mil km rodados.
a principio o kit turbo era composto de
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turbina kkk k24
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coletor de escapamento spa turbo deslocado para ar e direção hidraulica
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valvula wastgate spa
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valvula de prioridade spa
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intercooler feito na beepturbo com colmeia de scania
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his digital turbo
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bico mono verde
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suporte do bico com entrada e saida de combustivel
foto do motor sem os coletores de admissão e escapamento
e a principio foi montado assim, a turbina era usada e o resto do kit novo. para alimentação foi instalado na pressurização o suporte do bico com entrada e saida de combustivel e utilizada a linha original que vinha da bomba e era ligada no suporte e do suporte saia para a flauta original do veiculo.
a pressurização foi montada a modo de ser ligada direta no intercooler que ficou atrás do parachoque (não foi preciso fazer nenhum recorte no parachoque, apenas foi necessario cortar uma proteção do radiador que ajudava a direcionar o ar para o radiador e retirar duas espumas que serviam para pequenas batidas; saindo do intercooler a pressurização passava por tras do farol esquerdo e fazia algumas curvas até a borboleta.
o escapamento foi todo feito em 2,5 polegadas e utilizado 2 abafadores para tentar manter o som proximo do original.
após alguns dias rodando a bomba de combustivel parou de funcionar, a principio pensamos que realmente era problema de ter queimado a bomba pois está já estava rodando a alcool a bastante tempo, trocamos por uma de gti (abaixo algumas fotos que fiquei devendo na epoca sobre a adaptação da bomba dentro do tanque) e resolvemos o problema.
foto da parte de cima do copo original cortado para encaixar a bomba de gti que é bem maior que a bomba original
foto da parte de baixo do copo original cortado para encaixar a bomba de gti que é bem maior que a bomba original
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porém quando apertamos o parafuso da wastgate para dar pressão não vinha pressão, foi conferido e até trocado algumas peças como valvula de alivio, mola da valvula wastgate e nada de vir pressão. já com todas as possibilidades esgotadas e tudo tendendo para um problema na turbina foi desmontado o kit para ver se o problema era nela mesmo. abaixo algumas fotos da coitada
levei a turbina na turbo anhanguera e lá foi constatado que ela estava com o eixo empenado e com as pos todas raspadas e tortas, motivo pelo qual não vinha pressão e que havia está tremenda folga entre o rotor e a carca?a. a propria t.a. me propos uma troca por uma outra turbina nova .50 52,5 / .63 mono 49,5 a qual acabei aceitando.
infelizmente a turbina é uma masterlixopower mais resolvi arriscar.
porém na hora de instalar essa turbina tive uma pequana supresa desagradavel, ela não cabia, batia na longarina… solução?? fizemos um carinho na longarina.
e é isto, estou parado neste ponto, o carro com a .50 melhorou muito, ficou mais silencioso, fico mais esperto e a turbina começa a assoprar com 2800 rpm.
mais algumas fotos:
foto do kit instalado com a turbina kkk, reparem que a turbina ficava bem proxima da longarina porém não pegava, já a turbina .50 pegava.
pressurização, com a tampa em cima quase não dá pra perceber
foto do intercooler sendo instalado
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estou com um problema na alimentação, a linha vindo da bomba e entrando no suporte do bico as vezes escapa ou vaza alcool pelo bico, não estou gostando muito disso, a principio fiz assim por causa da facilidade de instalação e acerto, porém estou começando a considerar fazer de forma diferente com bicos maiores na linha e sem suplementar, o que vcs me dizem?? não gostaria de utilizar hpi. seria uma boa fazer o remapeamento utilizando o dino e deixando tudo sendo controlado pela injeção original com um map para pressões positvas?
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parabens cara….....sua saveiro está muito linda é um dos meus sonhos fazer isso que você está fazendo ter uma saveiro com uns 250cv para rodar no dia a dia.....
parabéns e boa sorte
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devia ter ficado com as 17, simpelsmente fod?stica
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infelizmente para rodar no dia a dia em são paulo fica complicado com 17 e turbo
parabens cara….....sua saveiro está muito linda é um dos meus sonhos fazer isso que você está fazendo ter uma saveiro com uns 250cv para rodar no dia a dia.....
parabéns e boa sorte
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obrigado
já disse isso em outro tópico, vou repetir aqui.
se fosse montar um ap mi hoje de novo, nao pensaria nem meia vez: bicos retrabalhados by dalton e chip by ednilson (powertrain).
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o ednilson gosta de acertar esses carros de que maneira?? ele costuma usar hpi?? você por acaso tem o contato dele via msn?
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nada de hpi, regulador de pressao original mesmo.
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nada de hpi, regulador de pressao original mesmo.
contato: http://www.powertrainautomotive.com.br/index.htm
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você tem mais ou menos ideia da vazão dos injetores que seriam necessarios para essa receita? pois tem alguns injetores a venda nos classificados.
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melhor você falar com ele primeiro, é preferável que ele determine a vazao antes e depois vc corre atrás.
ps: eu tenho 4 injetores feitos pelo dalton q estou querendo vender, se te interessar e servir para o seu projeto….
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ligou a saida da wast no escape?
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show, bem mocozado as peças e a saveiro tá linda. meu sonho era ter uma g3 preta desse jeito.
aquelas rodas eram da oz ou binno? 17 ou 16
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eram oz racing 17 modelo polaris com pneus pirelli pzero, eram animais mesmo. agora elas estão pintadas de preto e em uma saveiro g3 amarela.
ligou a saida da wast no escape?
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não liguei não, ta livre por enquanto.
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ricardo:
liguei lá na powertrain e falei com ednilson e pelo telefone ele não quiz falar muita coisa, quer que eu passe lá pra gente conversar melhor. gostaria de antes de ir lá só pra ter ideia como ele faz o acerto dos carros, ele utiliza wide, dino ou algo do genero ou é no bundometro mesmo?
os bicos ele falo que prefere ele mesmo fazer e não quiz passar medidas não.
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ricardo:
liguei lá na powertrain e falei com ednilson e pelo telefone ele não quiz falar muita coisa, quer que eu passe lá pra gente conversar melhor. gostaria de antes de ir lá só pra ter ideia como ele faz o acerto dos carros, ele utiliza wide, dino ou algo do genero ou é no bundometro mesmo?
os bicos ele falo que prefere ele mesmo fazer e não quiz passar medidas não.
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vai lá no ednilson…......ele ?ra profissional da marelli q fazia as calibrações na linha mi....calibragem profissional .
ele vai regular seu carro como se fosse original de fábrica.....c tudo original, dosador e map de fábrica.
vai fundo e pode falar q tá é indicado do gaucho do vts turbo.
vc não vai se arrepender e abrir? outro tópico falando maravilhas da sua saveiro.
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vai lá no ednilson…......ele ?ra profissional da marelli q fazia as calibrações na linha mi....calibragem profissional .
ele vai regular seu carro como se fosse original de fábrica.....c tudo original, dosador e map de fábrica.
vai fundo e pode falar q tá é indicado do gaucho do vts turbo.
vc não vai se arrepender e abrir? outro tópico falando maravilhas da sua saveiro.
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muito bom isso. e quais recuros ele dispoe pra fazer esse acerto? (wide band, dino??)
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muito bom isso. e quais recuros ele dispoe pra fazer esse acerto? (wide band, dino??)
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o ednilson foi 1 dos primeiros profissionais brasileiros a acertar o carro c a sonda wide
ele tem 2 sondas…....a car?ssima horiba/ntk (q dizem ser a + precisa do mundo) e a etas/bosch.
ele acerta na rodovia ou no dino q vc quiser.
vai fundo.........na central original dos mis, ninguém regula melhor q ele........fez o curso dessa injeção, tem todas as apostilas de fábrica e foi responsável pelo acerto do gol gti 16v a partir de 97 na época q trabalhou na marelli como calibrador.
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rto,
poxa gostei muito desse seu esquema do intercooler
voce poderia passar mais detalhesó medidasó tenho um g3 tb e quero muito usar intercooler…. e quero usar no mesmo local que voce instalou o seu.
obrigado