Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Taxa e pressão nos forjados de hoje

Taxa e pressão nos forjados de hoje

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
110 Posts 26 Posters 24.6k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • G Offline
    G Offline
    Gaucho
    escreveu em última edição por
    #65

    exemplificando mais uma vez. 11:1 de taxa @ 1,5bar = 250hp, por exemplo com o carro fazendo 9 por litro.

    8,5:1 de taxa @ 1,5 bar = 260hp e faz 8,5 km por litro. a potencia maior nesse caso é porque queimou mais combustivel.

    duvido

    motores c a mesma configuração de turbina e pressão, o taxado vem muito + potência.

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Fabio Lima
      escreveu em última edição por
      #66

      eu acho q depende. o pico de pressão na camara deve acontecer pertos dos 14º depois do pms.

      talvez o taxado te obrigue ( em razão do aumento da velocidade de queima causada pela alta compressão ) a usar um avanço menor para que não ocorra detonação e nisso a queima vá para antes ou depois dos 14º.

      não tenho embasamento para discutir a fundo a questão, mas imagino que exista uma velocidade correta para a queima acontecer em cada motor ( o tempo entre a faisca e o auge da combustão ). basta observar que em motores a alcool ( ap no caso ) a pressão correta é a gerada num motor aspirado próximo de 13 / 14 de taxa. motores taxados que queimam com 25:1 de dinamica não vão estar lá muito dentro doque foram projetados. veja bem, não estou afirmando que estejam trabalhando errado.

      1 Resposta Última resposta
      • * Offline
        * Offline
        * Caroline Stella *
        escreveu em última edição por
        #67

        exemplificando mais uma vez. 11:1 de taxa @ 1,5bar = 250hp, por exemplo com o carro fazendo 9 por litro.

        8,5:1 de taxa @ 1,5 bar = 260hp e faz 8,5 km por litro. a potencia maior nesse caso é porque queimou mais combustivel.

        duvido

        motores c a mesma configuração de turbina e pressão, o taxado vem muito + potência.

        na prática, pelo que eu mesma comprovei, é isso mesmo. taxado e com a mesma pressão de um motor com taxa menor, vai render mais mesmo.

        agora, ng baixa a taxa de um motor para manter a mesma pressão. baixa-se para aumentar a pressão e junto com ela, a potência em relação de quando era taxado e limitado a uma pressão menor.

        os limites são ampliados ao se reduzir a taxa.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          fusca84
          escreveu em última edição por
          #68

          exemplificando mais uma vez. 11:1 de taxa @ 1,5bar = 250hp, por exemplo com o carro fazendo 9 por litro.

          8,5:1 de taxa @ 1,5 bar = 260hp e faz 8,5 km por litro. a potencia maior nesse caso é porque queimou mais combustivel.

          duvido

          motores c a mesma configuração de turbina e pressão, o taxado vem muito + potência.

          na prática, pelo que eu mesma comprovei, é isso mesmo. taxado e com a mesma pressão de um motor com taxa menor, vai render mais mesmo.

          agora, ng baixa a taxa de um motor para manter a mesma pressão. baixa-se para aumentar a pressão e junto com ela, a potência em relação de quando era taxado e limitado a uma pressão menor.

          os limites são ampliados ao se reduzir a taxa.

          bom, foi apenas hipotético. eu contava com um avanço maior e com o fato de ter mais mistura para queimar.

          []s

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            overspeed
            escreveu em última edição por
            #69

            mesmo que vc enfie ponto goela abaixo do motor num vem a mesma coisa que taxando, é um fato… tenho umas tabelinhas em algum lugr que discutem isso... limite inferior e superior de detonação em um mesmo motor com taxas diferentes... no destaxado chega uma hora que vc coloca mais ponto e apenas se aproxima do limite superior sem ganhos apreciáveis de potencia... já no taxado é o contrário... vc ganha bem mais com o avanço, só que a janela entre os limites é menor...

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              Gaucho
              escreveu em última edição por
              #70

              os limites são ampliados ao se reduzir a taxa.

              concordo 100%

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #71

                lí em algum lugar, q a f1 da era turbo usava taxa de 7,5:1 (gasolina especial)

                mas a pressão de turbo chegava nos 5kg

                e aguentava 2 horas beliscando o vermelho

                motores 1.2 a 1.6 (4 cil e alguns v6) q produziam até 1500 cvs.

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  paulogfr
                  escreveu em última edição por
                  #72

                  porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    G u s t a v o
                    escreveu em última edição por
                    #73

                    porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                    emissão de poluentes

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #74

                      porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                      emissão de poluentes

                      abaixar o consumo

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        paulogfr
                        escreveu em última edição por
                        #75

                        isso já responde minha pergunta.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          fusca84
                          escreveu em última edição por
                          #76

                          porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                          emissão de poluentes

                          abaixar o consumo

                          porque eles não frequentam o pp.

                          []s

                          1 Resposta Última resposta
                          • J Offline
                            J Offline
                            Joel_RS
                            escreveu em última edição por
                            #77

                            porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                            emissão de poluentes

                            abaixar o consumo

                            porque eles não frequentam o pp.

                            []s

                            deveriam.

                            ao se projetar um carro sempre tem legislação, consumo, emissões e durabilidade pra se levar em conta.

                            bem que podiam oferecer setups mais :ban: nem que fosse com garantia limitada.

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
                              W Offline
                              welsobral
                              escreveu em última edição por
                              #78

                              opa amigos só uma duvida quanto mais for destachato maior consumo pois montei meu forjado 2.0 pistao 83.5mm é pistao iapel nao rodei nem 800km ainda percebi q ta vindo um consumo no carro autinho mesmo….

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Flavio Cruz
                                escreveu em última edição por
                                #79

                                mais isso é obvio… destaxado aproveita menos a resultante da queima... a univa vantagem é que pode atolar mistura dentro.. entao la vem potencia...

                                mais pra aproveitar o maximo o combustivel para consumo? somente taxaralho

                                1 Resposta Última resposta
                                • 1 Offline
                                  1 Offline
                                  16volts
                                  escreveu em última edição por
                                  #80

                                  concordo com tudo o que foi falado…

                                  mas pq não definir um objetivo de potência e com isso uma taxa que consiga propiciar um bom compromisso?

                                  simples assim...

                                  que eu tenho visto, 9-9,5 tem sido uma taxa bem usada com álcool e 500-600hp... sem quebrar, inclusive andando de final com moto.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    sidney dourado
                                    escreveu em última edição por
                                    #81

                                    motor de ayrton senna de 1988

                                    o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.

                                    o motor honda ra186e 1.5 v6 turbo

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
                                      A Offline
                                      AnD_20V
                                      escreveu em última edição por
                                      #82

                                      concordo com tudo o que foi falado…

                                      mas pq não definir um objetivo de potência e com isso uma taxa que consiga propiciar um bom compromisso?

                                      simples assim...

                                      que eu tenho visto, 9-9,5 tem sido uma taxa bem usada com álcool e 500-600hp... sem quebrar, inclusive andando de final com moto.

                                      é que falei a umas 6 paginas atrás, questão de gosto.

                                      e saber também o real objetivo/necessidade, coisa dificil de ver hoje em dia.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        fusca84
                                        escreveu em última edição por
                                        #83

                                        motor de ayrton senna de 1988

                                        o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.

                                        o motor honda ra186e 1.5 v6 turbo

                                        mas esse ai é o setup de corrida.

                                        na época em que a formula 1 era uma categoria que envolvia bastante dinheiro e os caras não ligavam para custos, existiam 2 motores. um para corrida e outro para classificação que dizem entregar perto de 1500cv @ 5bar.

                                        []s

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
                                          G Offline
                                          Gui_Jpa
                                          escreveu em última edição por
                                          #84

                                          motor de ayrton senna de 1988

                                          o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.

                                          o motor honda ra186e 1.5 v6 turbo

                                          mas esse ai é o setup de corrida.

                                          na época em que a formula 1 era uma categoria que envolvia bastante dinheiro e os caras não ligavam para custos, existiam 2 motores. um para corrida e outro para classificação que dizem entregar perto de 1500cv @ 5bar.

                                          []s

                                          e sem wastegaste.

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários