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Taxa e pressão nos forjados de hoje

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    Fabio Lima
    escreveu em última edição por
    #66

    eu acho q depende. o pico de pressão na camara deve acontecer pertos dos 14º depois do pms.

    talvez o taxado te obrigue ( em razão do aumento da velocidade de queima causada pela alta compressão ) a usar um avanço menor para que não ocorra detonação e nisso a queima vá para antes ou depois dos 14º.

    não tenho embasamento para discutir a fundo a questão, mas imagino que exista uma velocidade correta para a queima acontecer em cada motor ( o tempo entre a faisca e o auge da combustão ). basta observar que em motores a alcool ( ap no caso ) a pressão correta é a gerada num motor aspirado próximo de 13 / 14 de taxa. motores taxados que queimam com 25:1 de dinamica não vão estar lá muito dentro doque foram projetados. veja bem, não estou afirmando que estejam trabalhando errado.

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      * Caroline Stella *
      escreveu em última edição por
      #67

      exemplificando mais uma vez. 11:1 de taxa @ 1,5bar = 250hp, por exemplo com o carro fazendo 9 por litro.

      8,5:1 de taxa @ 1,5 bar = 260hp e faz 8,5 km por litro. a potencia maior nesse caso é porque queimou mais combustivel.

      duvido

      motores c a mesma configuração de turbina e pressão, o taxado vem muito + potência.

      na prática, pelo que eu mesma comprovei, é isso mesmo. taxado e com a mesma pressão de um motor com taxa menor, vai render mais mesmo.

      agora, ng baixa a taxa de um motor para manter a mesma pressão. baixa-se para aumentar a pressão e junto com ela, a potência em relação de quando era taxado e limitado a uma pressão menor.

      os limites são ampliados ao se reduzir a taxa.

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      • F Offline
        F Offline
        fusca84
        escreveu em última edição por
        #68

        exemplificando mais uma vez. 11:1 de taxa @ 1,5bar = 250hp, por exemplo com o carro fazendo 9 por litro.

        8,5:1 de taxa @ 1,5 bar = 260hp e faz 8,5 km por litro. a potencia maior nesse caso é porque queimou mais combustivel.

        duvido

        motores c a mesma configuração de turbina e pressão, o taxado vem muito + potência.

        na prática, pelo que eu mesma comprovei, é isso mesmo. taxado e com a mesma pressão de um motor com taxa menor, vai render mais mesmo.

        agora, ng baixa a taxa de um motor para manter a mesma pressão. baixa-se para aumentar a pressão e junto com ela, a potência em relação de quando era taxado e limitado a uma pressão menor.

        os limites são ampliados ao se reduzir a taxa.

        bom, foi apenas hipotético. eu contava com um avanço maior e com o fato de ter mais mistura para queimar.

        []s

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #69

          mesmo que vc enfie ponto goela abaixo do motor num vem a mesma coisa que taxando, é um fato… tenho umas tabelinhas em algum lugr que discutem isso... limite inferior e superior de detonação em um mesmo motor com taxas diferentes... no destaxado chega uma hora que vc coloca mais ponto e apenas se aproxima do limite superior sem ganhos apreciáveis de potencia... já no taxado é o contrário... vc ganha bem mais com o avanço, só que a janela entre os limites é menor...

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #70

            os limites são ampliados ao se reduzir a taxa.

            concordo 100%

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              Gaucho
              escreveu em última edição por
              #71

              lí em algum lugar, q a f1 da era turbo usava taxa de 7,5:1 (gasolina especial)

              mas a pressão de turbo chegava nos 5kg

              e aguentava 2 horas beliscando o vermelho

              motores 1.2 a 1.6 (4 cil e alguns v6) q produziam até 1500 cvs.

              1 Resposta Última resposta
              • P Offline
                P Offline
                paulogfr
                escreveu em última edição por
                #72

                porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  G u s t a v o
                  escreveu em última edição por
                  #73

                  porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                  emissão de poluentes

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Gaucho
                    escreveu em última edição por
                    #74

                    porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                    emissão de poluentes

                    abaixar o consumo

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      paulogfr
                      escreveu em última edição por
                      #75

                      isso já responde minha pergunta.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        fusca84
                        escreveu em última edição por
                        #76

                        porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                        emissão de poluentes

                        abaixar o consumo

                        porque eles não frequentam o pp.

                        []s

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          Joel_RS
                          escreveu em última edição por
                          #77

                          porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                          emissão de poluentes

                          abaixar o consumo

                          porque eles não frequentam o pp.

                          []s

                          deveriam.

                          ao se projetar um carro sempre tem legislação, consumo, emissões e durabilidade pra se levar em conta.

                          bem que podiam oferecer setups mais :ban: nem que fosse com garantia limitada.

                          1 Resposta Última resposta
                          • W Offline
                            W Offline
                            welsobral
                            escreveu em última edição por
                            #78

                            opa amigos só uma duvida quanto mais for destachato maior consumo pois montei meu forjado 2.0 pistao 83.5mm é pistao iapel nao rodei nem 800km ainda percebi q ta vindo um consumo no carro autinho mesmo….

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Flavio Cruz
                              escreveu em última edição por
                              #79

                              mais isso é obvio… destaxado aproveita menos a resultante da queima... a univa vantagem é que pode atolar mistura dentro.. entao la vem potencia...

                              mais pra aproveitar o maximo o combustivel para consumo? somente taxaralho

                              1 Resposta Última resposta
                              • 1 Offline
                                1 Offline
                                16volts
                                escreveu em última edição por
                                #80

                                concordo com tudo o que foi falado…

                                mas pq não definir um objetivo de potência e com isso uma taxa que consiga propiciar um bom compromisso?

                                simples assim...

                                que eu tenho visto, 9-9,5 tem sido uma taxa bem usada com álcool e 500-600hp... sem quebrar, inclusive andando de final com moto.

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  sidney dourado
                                  escreveu em última edição por
                                  #81

                                  motor de ayrton senna de 1988

                                  o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.

                                  o motor honda ra186e 1.5 v6 turbo

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
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                                    AnD_20V
                                    escreveu em última edição por
                                    #82

                                    concordo com tudo o que foi falado…

                                    mas pq não definir um objetivo de potência e com isso uma taxa que consiga propiciar um bom compromisso?

                                    simples assim...

                                    que eu tenho visto, 9-9,5 tem sido uma taxa bem usada com álcool e 500-600hp... sem quebrar, inclusive andando de final com moto.

                                    é que falei a umas 6 paginas atrás, questão de gosto.

                                    e saber também o real objetivo/necessidade, coisa dificil de ver hoje em dia.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      fusca84
                                      escreveu em última edição por
                                      #83

                                      motor de ayrton senna de 1988

                                      o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.

                                      o motor honda ra186e 1.5 v6 turbo

                                      mas esse ai é o setup de corrida.

                                      na época em que a formula 1 era uma categoria que envolvia bastante dinheiro e os caras não ligavam para custos, existiam 2 motores. um para corrida e outro para classificação que dizem entregar perto de 1500cv @ 5bar.

                                      []s

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #84

                                        motor de ayrton senna de 1988

                                        o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.

                                        o motor honda ra186e 1.5 v6 turbo

                                        mas esse ai é o setup de corrida.

                                        na época em que a formula 1 era uma categoria que envolvia bastante dinheiro e os caras não ligavam para custos, existiam 2 motores. um para corrida e outro para classificação que dizem entregar perto de 1500cv @ 5bar.

                                        []s

                                        e sem wastegaste.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          sidney dourado
                                          escreveu em última edição por
                                          #85

                                          o f1 mais potente: [lotus 98t renault (mais potente f1 da história) 1986](lotus 98t renault (mais potente f1 da história) 1986)

                                          1 Resposta Última resposta

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