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Taxa e pressão nos forjados de hoje

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  • F Offline
    F Offline
    fusca84
    escreveu em última edição por
    #68

    exemplificando mais uma vez. 11:1 de taxa @ 1,5bar = 250hp, por exemplo com o carro fazendo 9 por litro.

    8,5:1 de taxa @ 1,5 bar = 260hp e faz 8,5 km por litro. a potencia maior nesse caso é porque queimou mais combustivel.

    duvido

    motores c a mesma configuração de turbina e pressão, o taxado vem muito + potência.

    na prática, pelo que eu mesma comprovei, é isso mesmo. taxado e com a mesma pressão de um motor com taxa menor, vai render mais mesmo.

    agora, ng baixa a taxa de um motor para manter a mesma pressão. baixa-se para aumentar a pressão e junto com ela, a potência em relação de quando era taxado e limitado a uma pressão menor.

    os limites são ampliados ao se reduzir a taxa.

    bom, foi apenas hipotético. eu contava com um avanço maior e com o fato de ter mais mistura para queimar.

    []s

    1 Resposta Última resposta
    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #69

      mesmo que vc enfie ponto goela abaixo do motor num vem a mesma coisa que taxando, é um fato… tenho umas tabelinhas em algum lugr que discutem isso... limite inferior e superior de detonação em um mesmo motor com taxas diferentes... no destaxado chega uma hora que vc coloca mais ponto e apenas se aproxima do limite superior sem ganhos apreciáveis de potencia... já no taxado é o contrário... vc ganha bem mais com o avanço, só que a janela entre os limites é menor...

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #70

        os limites são ampliados ao se reduzir a taxa.

        concordo 100%

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #71

          lí em algum lugar, q a f1 da era turbo usava taxa de 7,5:1 (gasolina especial)

          mas a pressão de turbo chegava nos 5kg

          e aguentava 2 horas beliscando o vermelho

          motores 1.2 a 1.6 (4 cil e alguns v6) q produziam até 1500 cvs.

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            paulogfr
            escreveu em última edição por
            #72

            porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              G u s t a v o
              escreveu em última edição por
              #73

              porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

              emissão de poluentes

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #74

                porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                emissão de poluentes

                abaixar o consumo

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  paulogfr
                  escreveu em última edição por
                  #75

                  isso já responde minha pergunta.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    fusca84
                    escreveu em última edição por
                    #76

                    porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                    emissão de poluentes

                    abaixar o consumo

                    porque eles não frequentam o pp.

                    []s

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      Joel_RS
                      escreveu em última edição por
                      #77

                      porque será que hj os engenheiros preferem o downsize nos motores mais modernosó menor em cilindrada, turbo de baixa geometria e taxas mais altas?

                      emissão de poluentes

                      abaixar o consumo

                      porque eles não frequentam o pp.

                      []s

                      deveriam.

                      ao se projetar um carro sempre tem legislação, consumo, emissões e durabilidade pra se levar em conta.

                      bem que podiam oferecer setups mais :ban: nem que fosse com garantia limitada.

                      1 Resposta Última resposta
                      • W Offline
                        W Offline
                        welsobral
                        escreveu em última edição por
                        #78

                        opa amigos só uma duvida quanto mais for destachato maior consumo pois montei meu forjado 2.0 pistao 83.5mm é pistao iapel nao rodei nem 800km ainda percebi q ta vindo um consumo no carro autinho mesmo….

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Flavio Cruz
                          escreveu em última edição por
                          #79

                          mais isso é obvio… destaxado aproveita menos a resultante da queima... a univa vantagem é que pode atolar mistura dentro.. entao la vem potencia...

                          mais pra aproveitar o maximo o combustivel para consumo? somente taxaralho

                          1 Resposta Última resposta
                          • 1 Offline
                            1 Offline
                            16volts
                            escreveu em última edição por
                            #80

                            concordo com tudo o que foi falado…

                            mas pq não definir um objetivo de potência e com isso uma taxa que consiga propiciar um bom compromisso?

                            simples assim...

                            que eu tenho visto, 9-9,5 tem sido uma taxa bem usada com álcool e 500-600hp... sem quebrar, inclusive andando de final com moto.

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              sidney dourado
                              escreveu em última edição por
                              #81

                              motor de ayrton senna de 1988

                              o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.

                              o motor honda ra186e 1.5 v6 turbo

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                AnD_20V
                                escreveu em última edição por
                                #82

                                concordo com tudo o que foi falado…

                                mas pq não definir um objetivo de potência e com isso uma taxa que consiga propiciar um bom compromisso?

                                simples assim...

                                que eu tenho visto, 9-9,5 tem sido uma taxa bem usada com álcool e 500-600hp... sem quebrar, inclusive andando de final com moto.

                                é que falei a umas 6 paginas atrás, questão de gosto.

                                e saber também o real objetivo/necessidade, coisa dificil de ver hoje em dia.

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  fusca84
                                  escreveu em última edição por
                                  #83

                                  motor de ayrton senna de 1988

                                  o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.

                                  o motor honda ra186e 1.5 v6 turbo

                                  mas esse ai é o setup de corrida.

                                  na época em que a formula 1 era uma categoria que envolvia bastante dinheiro e os caras não ligavam para custos, existiam 2 motores. um para corrida e outro para classificação que dizem entregar perto de 1500cv @ 5bar.

                                  []s

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
                                    G Offline
                                    Gui_Jpa
                                    escreveu em última edição por
                                    #84

                                    motor de ayrton senna de 1988

                                    o motor era o honda 1.5 litros v6 turbo, que debitava cerca de 750 cv de potência, numa pressão de 2.5 bar, a 13.500 rpm.

                                    o motor honda ra186e 1.5 v6 turbo

                                    mas esse ai é o setup de corrida.

                                    na época em que a formula 1 era uma categoria que envolvia bastante dinheiro e os caras não ligavam para custos, existiam 2 motores. um para corrida e outro para classificação que dizem entregar perto de 1500cv @ 5bar.

                                    []s

                                    e sem wastegaste.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      sidney dourado
                                      escreveu em última edição por
                                      #85

                                      o f1 mais potente: [lotus 98t renault (mais potente f1 da história) 1986](lotus 98t renault (mais potente f1 da história) 1986)

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        Gui_Jpa
                                        escreveu em última edição por
                                        #86

                                        o f1 mais potente: [lotus 98t renault (mais potente f1 da história) 1986](lotus 98t renault (mais potente f1 da história) 1986)

                                        lamentavel que a f1 deixou de ser um esporte de macho pra ser um playground de gurizinhos…

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          goiano
                                          escreveu em última edição por
                                          #87

                                          o f1 mais potente: [lotus 98t renault (mais potente f1 da história) 1986](lotus 98t renault (mais potente f1 da história) 1986)

                                          não esqueça dos bmw 4 cyl….. :ban:

                                          1 Resposta Última resposta

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