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Carburador antes da turbina

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  • N Offline
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    nando-rs
    escreveu em última edição por
    #1

    isso funciona mesmo ou é coisa do passado?

    só havia visto esse sistema uma vez numa revista oficina mecânica, que estava instalado em uma chevy com motor opala 4 cil, e depois na autopower, em uma santa matilde, mas agora tem um cara aqui em minha cidade fazendo e diz ser melhor que o sistema tradicional, com o carburador pressurizado. isso é verdade? ou será mais uma lenda dos deuses da performance de cidade pequena?

    particularmente, penso que em baixas rotações isso seja uma mer** devido aos obst?culos que o combustável vai enfrentar.

    o que vocês acham? alguém já viu?

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    • ? Offline
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      Visitante
      escreveu em última edição por
      #2

      eu tenho uma revista gringa aqui que tem um fusca turbo que usa um holley 4bbl na boca da turbina. o bichinho deu 580cv nas rodas com o motorzinho 2.3l air-cooled.

      ah…..o texto diz que a turbina é feita para ser usada desta forma. na autopower acho que tambem fala isso, não???

      então, nao sei se em um carburadorzinho comum, com uma turbina comum esse set-up funcionaria...

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      • F Offline
        F Offline
        Fabio
        escreveu em última edição por
        #3

        isso era usado com os antigos ihi, mas a lubrificação da turbina é prejudicada, pois atravṍs dela passa combustável/ar.

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #4

          pq prejudica a lubrificação?

          o circuito de óleo do turbo é isolado de tudo e não entra em contato com o ar da admissão e nem com os de escape.

          ainda hj o q mais se vê (na calif?rnia, capital dos fuscas alterados) é carburador antes do compressor.

          1 Resposta Última resposta
          • T Offline
            T Offline
            TopFuel
            escreveu em última edição por
            #5

            so relembrando…

            a ford montou um prototipo de escort xr3 em 1987 com um cht 1.6 alcool turbo (ihi) com um carburador webber antes da turbina, a ideia seria de comercialização, chegaram ate a vender paineis com manometro de pressão (já vi um escort xr3 da primeira geração no brasil com esse manometro), infelizmente a ford desistiu do projeto.

            talvez pelo custo-arrecadação que seria inviavel. :ninja:

            1 Resposta Última resposta
            • Z Offline
              Z Offline
              ZOEGA
              escreveu em última edição por
              #6

              foto

              cadá a opção clique para ampliar ???

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio Lima
                escreveu em última edição por
                #7

                nesse caso, linha de combustivel com pressão fixa? economia nessa parte hem…

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  GusWRC
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  meu irmão adora esse sistema e usa a anos. antes num passat (roubado infelizmente) e agora no gol. 1.9, cabeçote, 10 de taxa, com 1,2kg de pressão. sem ruido, sem lag, sem stress….

                  eu gosto.

                  abraço.

                  1 Resposta Última resposta
                  • Z Offline
                    Z Offline
                    ZOEGA
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    já tinha visto essa foto…

                    bacana o esquema, diferente, mas tem que ser uma turbina relavivamente pequena pra estar girando em baixa e conseguir sugar o combustável não? que turbina é essa?

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fabio Lima
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      existe esse coletor de escape no mercado??? as ideias aki estao fluindo…

                      ah, na foto ae usa-se bomba eletrica???

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Leo_Multi
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        esta turbina é ihi com selo de carvóo.

                        estes kits foram produzidos pela ishikawajima do brasil que encerrou as atividades em 1991.

                        o unico inconveniente é ter que usar um turbo com selo de carvão para evitar que o olão lubrificante seja sugado quando a borboleta está fechada

                        1 Resposta Última resposta
                        • Z Offline
                          Z Offline
                          ZOEGA
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          …e acha essas turbinas com com selo de carvão ainda hjá

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fabio Lima
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            esta turbina é ihi com selo de carvóo.

                            estes kits foram produzidos pela ishikawajima do brasil que encerrou as atividades em 1991.

                            o unico inconveniente é ter que usar um turbo com selo de carvão para evitar que o olão lubrificante seja sugado quando a borboleta está fechada

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                            nao entendi…

                            penso assim... com a borboleta fechada vai ter vacuo, sim... mas issu nao passa de 1kg... pensando em termos de pressão relativa, se 7a 8 kg de oleo ( a frio ) não conseguem vazar, sera q 1 kg a mais far??

                            1 Resposta Última resposta
                            • Q Offline
                              Q Offline
                              quarteto
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              nao entendi…

                              penso assim... com a borboleta fechada vai ter vacuo, sim... mas issu nao passa de 1kg... pensando em termos de pressão relativa, se 7a 8 kg de oleo ( a frio ) não conseguem vazar, sera q 1 kg a mais far??

                              [snapback]262372[/snapback]

                              em desacelerações acho q passa de 1 bar sim, nesse sistema…

                              o gus poe confirmar isso pra gente....o lance é q qdo a borboleta do carbura fecha a turbina ainda tá girando e acaba criando um vêcuo sinistramente alto...

                              1 Resposta Última resposta
                              • N Offline
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                                Nuvo
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                em desacelerações acho q passa de 1 bar sim, nesse sistema…

                                o gus poe confirmar isso pra gente....o lance é q qdo a borboleta do carbura fecha a turbina ainda tá girando e acaba criando um vêcuo sinistramente alto...

                                [snapback]262406[/snapback]

                                l? vem a joselitisse:

                                não tem uma válvula de al?vio pra vêcuo?

                                :(

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
                                  O Offline
                                  overspeed
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  todo dia tem um nego achando que redescobriu a engenharia ao falar de coisas que já foram exaustivamente testadas e foram sucesso ou não…e se viabilizaram ou não dependendo se valia a pena.....

                                  no caso de usar carburador antes da turbina tem uma série e vantagens...e uma série maior de desvantagens... algumas por exemplo:

                                  vantagem:

                                  • a mistura é sugada, ou seja o carburador funciona como foi projetado

                                  • a mistura já é emulsionada pela turbina

                                  • o acerto é muito mais rapido porque o sistema é mais limpo de interfer?ncias

                                  desvantagem

                                  • contaminação do óleo, o que exige mancais e selos especiais

                                  • cavitação da turbina.

                                  • obrigatério uso de valvula, ou qdo se fecha a borboleta a pressão é devolvida pelos sistemas de ml (espirra combustivel em alguns casos mais extremos)

                                  a ihi fazia estes kit?s muito bem, mas a técnica usada hoje em dia prevaleceu, em garnde parte devido a problemas de turbinas que ele gerava... não querendo dizer que não funcione...apenas que não fica tão bom qto usar pressurizando (mesmo que faça o carburador trabalhar totalmente fora do que foi projetado)

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    em casos de preparação pesada deve ser meio casca o compressor empurrar tanto combustivel….

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      bem…fica claro que não é algo de uso di?rio e com compromisso pra alguma durabilidade que não seja 1/4 de milha hehehehehe

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • N Offline
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                                        nando-rs
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        e o monte de gente que anda metendo suplementar na boca da turbina de kit comum? estão errados?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • N Offline
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                                          nando-rs
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          outra coisa: existe hoje alguma turbina nacional que sirva para ser usada neste sistema?

                                          1 Resposta Última resposta

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