Conversão de gasolina para alcool sem mexer em chip
-
eu converti meu carro com uma dessas caixinhas mágicas.
de quase 13 por litro de gasolina na estrada, andando na boa, foi para 10,7 na mesma condição. representa de 15 a 25% de economina em $$$.
apesar de não ter utilizado variador de avanço, a injeção descobriu que pode avançar um pouco a ignição e, os resultados tem sido muito bons. esta alimentando legal até os 6.500 rpm. nao tenho sonda, mas acelera muito forte até os 6000 e cai gradativamente como acontecia com gasolina.
a proxima fase será a adoção de uma caixinha que varia a ponto. cheguei a olhar as da tury, mas não gostei que ela corta o avanco após 5500 rpm. tenho cerca de 1000 rpm ainda para andar.
o carro em questão é um marea 2.4
não mexi na pressão de combustivel (3.7 bar original), mas estou pensando em adotar um regulador variavel (aquele mesmo dos turbo). só que o marea tem o regulador dentro do tanque, no corpo do filtro/bomba de combustivel.
a idéia seria utilizar 4,2 bar a 4,5 bar quando andando com alcool. quando for utilizar mijolina, baixa para 3,7 novamente, desligar o variador de avanco e diz pra caixinha milagrosa que não esta mais andando com pinga.
[]s
-
eu converti meu carro com uma dessas caixinhas mágicas.
de quase 13 por litro de gasolina na estrada, andando na boa, foi para 10,7 na mesma condição. representa de 15 a 25% de economina em $$$.
apesar de não ter utilizado variador de avanço, a injeção descobriu que pode avançar um pouco a ignição e, os resultados tem sido muito bons. esta alimentando legal até os 6.500 rpm. nao tenho sonda, mas acelera muito forte até os 6000 e cai gradativamente como acontecia com gasolina.
a proxima fase será a adoção de uma caixinha que varia a ponto. cheguei a olhar as da tury, mas não gostei que ela corta o avanco após 5500 rpm. tenho cerca de 1000 rpm ainda para andar.
o carro em questão é um marea 2.4
não mexi na pressão de combustivel (3.7 bar original), mas estou pensando em adotar um regulador variavel (aquele mesmo dos turbo). só que o marea tem o regulador dentro do tanque, no corpo do filtro/bomba de combustivel.
a idéia seria utilizar 4,2 bar a 4,5 bar quando andando com alcool. quando for utilizar mijolina, baixa para 3,7 novamente, desligar o variador de avanco e diz pra caixinha milagrosa que não esta mais andando com pinga.
[]s[/quote]
segundo a fábrica, voçê pode encomendar com o revendedor um módulo sem esse corte de giro.
-
e qual foi o valor dessas caixinhas no final das contasó
gde abç
-
um dos erros cometidos por quem vai converter a alcool sem mexer em taxa de compressão é usar velas mais frias. em teria, se vc usar um combustível com menos poder calorífico seria justamente o contrário. carros alcool original usam velas mais frias pq possuem taxa de compressão bem mais altas que as taxas a gasolina.
-
um dos erros cometidos por quem vai converter a alcool sem mexer em taxa de compressão é usar velas mais frias. em teria, se vc usar um combustível com menos poder calorífico seria justamente o contrário. carros alcool original usam velas mais frias pq possuem taxa de compressão bem mais altas que as taxas a gasolina.
isso também vale pra turbo?
se bem me lembro quando turbinam por ae carro com 8 a 9,5 de taxa, colocam velas + frias.
a menos que o turbo tenha alguma peculiaridade, é melhor então manter a vela original?
-
isso também vale pra turbo?
se bem me lembro quando turbinam por ae carro com 8 a 9,5 de taxa, colocam velas + frias.
a menos que o turbo tenha alguma peculiaridade, é melhor então manter a vela original?
lembre-se que no turbo, quando vem pressão, a taxa (dinâmica) dispara.
-
a vela tem uma certa condutividade térmica (que é dada pelo grau dela)… se vc joga muito calor fora vc tem dificuldade na queima (principalmente usando-se alcool) e piora consumo e torque em baixas cargas, chegando a falhar...por outro lado se vc não joga esse calor fora a vela vira um ponto quente dentro da câmara, fazendo com que ocorra detonação/ pré-ignição...
se vc taxa o motor, diminui o grau termico porque o calor em vez de ir pro escape é aproveitado em forma de trabalho (fica mais na câmara por asim dizer) e vc tem que jogar ele fora... mesma coisa com turbo...
-
desenterrando o tópico, tenho uma parati 1.8 mi 99.
comprei no ml bicos marelli ipe 019 diz o vendedor ser equivalente ao iwp 43.
medi na minha maquina de limpar bico esses e os originais iwp 44, em 1 minuto os 43 deram 24 ml e os 44 deram 19 ml. regulei o ponto inicial em 15º.
ficou mt bom, mais forte em baixa e bom de alta.tenho acompanhado a leitura da sonda e ta perfeito
vou instalar uma partida a frio pq cedo tem dificuldade em pegar.
agora vou acompanhar o consumo.
-
desenterrando o tópico, tenho uma parati 1.8 mi 99.
comprei no ml bicos marelli ipe 019 diz o vendedor ser equivalente ao iwp 43.
medi na minha maquina de limpar bico esses e os originais iwp 44, em 1 minuto os 43 deram 24 ml e os 44 deram 19 ml. regulei o ponto inicial em 15º.
ficou mt bom, mais forte em baixa e bom de alta.tenho acompanhado a leitura da sonda e ta perfeito
vou instalar uma partida a frio pq cedo tem dificuldade em pegar.
agora vou acompanhar o consumo.
ta com quanto de taxa?
-
taxa original de 10
-
vou gastar um tanque aí posto aqui o consumo, completei na quinta. to andando de boa, 35 km de estrada e 15 km de cidade por dia.
fui ver a tabela de aplicação desses bicos marelli ipe 019 q o vendedor me vendeu como iwp 43, e eles são do motor etorq 1.8 16v da fiat, não deve ter a mesma vazao do 43.
estranhei mesmo na maquina de limpar bico a vazao foi 30% a mais, e segundo o q eu tinha lido os 43 dariam em torno de 45% mais.
talvez por isso que não estou achando gastona.
a taxa tb nao sei ao certo pois esse cabeçote ja tomou um passe, mais nao medi ele.
-
gastei 3 tanques. sempre nesse percurso de 35 km de pista e 15 km de cidade por dia
média com pé bem leve, tiozão mesmo não passei de 100, deu 9,6 km/l
média andando mais normal, mas não enfiando o pé - 9,3 km/l
média andando mais a vontade, 120 na pista e dando uma acelerada na city, 8,6 km/l
to mt satisfeito. o unico senão é a partida de manha, se não injetar gasolina nao pega de jeito nenhum. até durante o dia se esfriar tem q injetar.
-
gastei 3 tanques. sempre nesse percurso de 35 km de pista e 15 km de cidade por dia
média com pé bem leve, tiozão mesmo não passei de 100, deu 9,6 km/l
média andando mais normal, mas não enfiando o pé - 9,3 km/l
média andando mais a vontade, 120 na pista e dando uma acelerada na city, 8,6 km/l
to mt satisfeito. o unico senão é a partida de manha, se não injetar gasolina nao pega de jeito nenhum. até durante o dia se esfriar tem q injetar.
po cara que isso, nem meu carburado destaxado com vela cubo de gelo é ruim pra pegar no alcool, (é ruim de andar nao pegar).
só se tiver muito frio e úmido.
pra ter ideia a gasolina do tanquinho evapora as vezes de tao pouco que uso.
-
então se ela ficar umas 5 horas parada mesmo de dia ja tem q injetar pra pegar. o q posso fazer para melhorar é ta com vela ngk iridium bpr5eix