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Bielas gm familia 1

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • S Offline
    S Offline
    SemControle
    escreveu em última edição por
    #24

    quanta pressão? e quantos cv estimados?

    [snapback]471442[/snapback]

    qnd quebrou ja nao sei, acho q ele queria chegar nos 250 ou 300 algo assim…..

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #25

      naum… o motor dele só tinha pistões forjados... bielas ?ram originais e pior...usadas..ele comprou um motor 1.6 usado, colocou e estava muito ruim... fez uma retifica aqui (aproveitou e usou pistões forjados porque teria que usar osobremedida) e acertamos o kit pra ele no que deu pra fazer aproveitando o que já tinha... aí ele trocou a turbina por uma k16...com 1 e alguma (num lembor...acho que foi 1,2bar) coisa veio 215cv na roda no dinojet - uns 240cv no motor...a? ele foi aumentar pra 1,4bar e deu no que deu... bielas ao vento

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      • S Offline
        S Offline
        SemControle
        escreveu em última edição por
        #26

        naum… o motor dele só tinha pistões forjados... bielas ?ram originais e pior...usadas..ele comprou um motor 1.6 usado, colocou e estava muito ruim... fez uma retifica aqui (aproveitou e usou pistões forjados porque teria que usar osobremedida) e acertamos o kit pra ele no que deu pra fazer aproveitando o que já tinha... aí ele trocou a turbina por uma k16...com 1 e alguma (num lembor...acho que foi 1,2bar) coisa veio 215cv na roda no dinojet - uns 240cv no motor...a? ele foi aumentar pra 1,4bar e deu no que deu... bielas ao vento

        [snapback]471469[/snapback]

        agora ta esclarecido o fato…..

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
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          Lucas Schneider
          escreveu em última edição por
          #27

          naum… o motor dele só tinha pistões forjados... bielas ?ram originais e pior...usadas..ele comprou um motor 1.6 usado, colocou e estava muito ruim... fez uma retifica aqui (aproveitou e usou pistões forjados porque teria que usar osobremedida) e acertamos o kit pra ele no que deu pra fazer aproveitando o que já tinha... aí ele trocou a turbina por uma k16...com 1 e alguma (num lembor...acho que foi 1,2bar) coisa veio 215cv na roda no dinojet - uns 240cv no motor...a? ele foi aumentar pra 1,4bar e deu no que deu... bielas ao vento

          [snapback]471469[/snapback]

          que pistões no caso, ele usava?

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            rodriguera
            escreveu em última edição por
            #28

            as bielas desses motor da familia 1 é muito lixo…

            seguinte... fui em uma concessionaria da fiat ali e fiz amizade com o mecanico... e imprimiu um papel la no computador, com todas as medidas e todas as peças desse motor 1.8.

            ele disse tb que a junta do cabeçote do 1.8 8v gasolina e flex (que estao no stilo) ambas são de aío. portanto naum precisa troca hehehe ja sao 120 reais de gasto a menos.

            o duro é que no papel com as informações tecnicas que ele me passou tem o seguinte...

            diametro dos cilindros - classe a, b, c

            diametro dos pistoes - classe a, b, c

            folga entre pistão e cilindor - classe a, b, c

            e agora como saber se o meu é classe a, b ou c ??

            unica coisa que tem é assim

            classe a / 99

            classe b / 00

            classe c / 01

            será que é o ano do carro é mas em 99 ainda naum tinha stilo... se naum me engano o stilo entro no mercado em 02... mais o motor ja tinha faz muito tempo...

            alguma ideia ?

            abraços

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              rodriguera
              escreveu em última edição por
              #29

              o galera vou aproveitar o topico e tirar todas as duvidas que surgirem em minha cabeça ok??

              bom a questão é a seguinte…:

              no manual do carro diz que os pistões originais são de diametro 80,5 mm e curso de 88,2 mm correto? até ai tudo bem.

              nessa ficha que o mecanico da fiat me passou tem somente a medida do diametro do pistão, que é de:

              classe a / 99 80,455 a 80,465 mm

              classe b / 00 80,465 a 80,475 mm

              classe c / 01 80,475 a 80,485 mm

              resta saber o que significa essas classes a, b e c. mas a duvida é a seguinte, essa diferença na 80,485mm pra 80,5mm é porque foi um arredondamento de valoresó teria algum problema? quando eu for pedir um pistão forjado eu pediria de diametro de 80,5mm é isso ?

              outra coisa ?... esses valores, por ex.. de 80,475 mm a 80,485 mm seria os valores que o pistao pode variar/dilatar entre ele frio e quente ?

              outra coisa seria... o pistao forjado, tem algum modelo especifico por ex que eu tenho que procurar comprar por causa da dilatação ?? ou quando eu for comprar eu posso pegar por ex: um iapel forjado pra motor powertrain 1.8 8v de medidas de 80,5 x 88,2mm ??

              como fica dai ?

              alguem pode me ajuda?

              agradeão desde ja

              abraços

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                rodriguera
                escreveu em última edição por
                #30

                bom galera, increntando as informações anteriores… descobri mais isso:

                folga entre pistão e cilindro : 0,020 a 0,040mm.

                melhor explicando o que eu quero saber: qual a medida do diametro do encaixe com o pino do pistão e do encaixe com o virabrequin….

                [snapback]434370[/snapback]

                cara… assim especificadamente igual vc digito ai naum tem nada aqui, mais tem outras informações.. talves podem ser muito uteis..:

                diametro do pino do pistão: 17,995 a 18,000 mm

                diametro da sede do pino do pistão: 18,007 a 18,012 mm

                diametro da sede dos casquilhos da biela: 46,000 a 46,012 mm

                diametro do munhão do virabrequim: 54,980 a 54,988 mm

                diametro do moente do virabrequim: 42,971 a 42,987 mm

                espero ter ajudado em alguma coisa

                abraços

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lucas Schneider
                  escreveu em última edição por
                  #31

                  bom galera, increntando as informações anteriores… descobri mais isso:

                  folga entre pistão e cilindro : 0,020 a 0,040mm.

                  cara... assim especificadamente igual vc digito ai naum tem nada aqui, mais tem outras informações.. talves podem ser muito uteis..:

                  diametro do pino do pistão: 17,995 a 18,000 mm

                  diametro da sede do pino do pistão: 18,007 a 18,012 mm

                  diametro da sede dos casquilhos da biela: 46,000 a 46,012 mm

                  diametro do munhão do virabrequim: 54,980 a 54,988 mm

                  diametro do moente do virabrequim: 42,971 a 42,987 mm

                  espero ter ajudado em alguma coisa

                  abraços

                  [snapback]471574[/snapback]

                  era justamente isso que eu queria saber…heheh

                  valeu

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #32

                    lucas

                    o blackout usava iapel eu acho…

                    rodriguera

                    eu acho que é a geração do motor (como a gm chama)

                    classe a são os 1.8 sem ser flex

                    classe b são os flex de 107/109cv

                    classe c são os flex de 112/114cv com balanceiro roletado

                    provavelmente as dimensões mudaram (pouco) porcausa do calor gerado... sabe como fabrica ?...

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #33

                      opa… mas aí num teria a ver com o ano que vc passou... de toda forma a diferença é pouca e qdo for fazer o seu o correto é abrir e medir qto tem hoje pra ver se tem algum desgaste e só aí pedir std ou sobremedida...

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Lucas Schneider
                        escreveu em última edição por
                        #34

                        lucas

                        o blackout usava iapel eu acho…

                        rodriguera

                        eu acho que é a geração do motor (como a gm chama)

                        classe a são os 1.8 sem ser flex

                        classe b são os flex de 107/109cv

                        classe c são os flex de 112/114cv com balanceiro roletado

                        provavelmente as dimensões mudaram (pouco) porcausa do calor gerado... sabe como fabrica ?...

                        [snapback]471676[/snapback]

                        teria como me informa mais como ficam os lance dos pinos e altura/taxa?

                        pq pelo que me consta, a galera usa iapel de ap adaptado né?

                        jáouvi falar muito disso, mas nada concreto….

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          TiBiSsA
                          escreveu em última edição por
                          #35

                          aproveitando o topico vou criar um gancho para minha duvida

                          qual a melhor biela pro caso do motor de um chevette turbo… ?

                          qual aguenta mais porrada.... ~300cv é pistao de monza aguenta isso tbm?

                          abrassss

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
                            O Offline
                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #36

                            isso usa iapel de ap mesmo… aí acerta a taxa que quer...mas não sei dos detalhes porque isso é a parte que o meu irmão faz...

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
                              L Offline
                              Lucas Schneider
                              escreveu em última edição por
                              #37

                              isso usa iapel de ap mesmo… aí acerta a taxa que quer...mas não sei dos detalhes porque isso é a parte que o meu irmão faz...

                              [snapback]471746[/snapback]

                              seria pedir de mais consgeuir mais informção a respeito? hehehe

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                rodriguera
                                escreveu em última edição por
                                #38

                                lucas

                                o blackout usava iapel eu acho…

                                rodriguera

                                eu acho que é a geração do motor (como a gm chama)

                                classe a são os 1.8 sem ser flex

                                classe b são os flex de 107/109cv

                                classe c são os flex de 112/114cv com balanceiro roletado

                                provavelmente as dimensões mudaram (pouco) porcausa do calor gerado... sabe como fabrica ?...

                                [snapback]471676[/snapback]

                                entao o meu seria o classe a… 1.8 sem flex de 103cv...

                                opa… mas aí num teria a ver com o ano que vc passou... de toda forma a diferença é pouca e qdo for fazer o seu o correto é abrir e medir qto tem hoje pra ver se tem algum desgaste e só aí pedir std ou sobremedida...

                                [snapback]471677[/snapback]

                                ? realmente.. como vc disse naum tem nada haver com o ano do carro mesmo..

                                entao vc acha melhor eu abrir o motor e medir as peças ??

                                mais o desgaste é tanto assim?

                                pq se desgasta o pistão, desgasta a camara do cilindro tb certo? ou errado? entao o espaço entre pistao e cilindro tende a ser maior que o std. certo?

                                isso usa iapel de ap mesmo… aí acerta a taxa que quer...mas não sei dos detalhes porque isso é a parte que o meu irmão faz...

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                                mais de ap é igual ao pistao do gm? ou é uma adaptação ??

                                se naum me engano a iapel tem um modelo que ela designa ser pro motor…

                                naum tenho certeza...

                                mais e quanto a questão da dilatação do pistao ?? que eu questionei acima... vc pode me ajuda?

                                abraços

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
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                                  Lucas Schneider
                                  escreveu em última edição por
                                  #39

                                  entao o meu seria o classe a… 1.8 sem flex de 103cv...

                                  ? realmente.. como vc disse naum tem nada haver com o ano do carro mesmo..

                                  entao vc acha melhor eu abrir o motor e medir as peças ??

                                  mais o desgaste é tanto assim?

                                  pq se desgasta o pistão, desgasta a camara do cilindro tb certo? ou errado? entao o espaço entre pistao e cilindro tende a ser maior que o std. certo?

                                  mais de ap é igual ao pistao do gm? ou é uma adaptação ??

                                  se naum me engano a iapel tem um modelo que ela designa ser pro motor...

                                  naum tenho certeza...

                                  mais e quanto a questão da dilatação do pistao ?? que eu questionei acima... vc pode me ajuda?

                                  abraços

                                  [snapback]471820[/snapback]

                                  bom, se conselho fosse bom, se cobrava né…heheh

                                  mas tipo, se quiser partir pra forjar e talz, (se vc tiver grana de boua é claro) pensa na possibilidade de comprar um bloco 2.0 16v e montar ele fora do carro....

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    rodriguera
                                    escreveu em última edição por
                                    #40

                                    seria pedir de mais consgeuir mais informção a respeito? hehehe

                                    [snapback]471815[/snapback]

                                    como o colega postou a tabela das medidas nesse mesmo topico… talves possa ajudar...

                                    motores chevrolet - dados

                                    fam?lia i é centro a centro é 86mm

                                    cilindrada é di?metro é curso é bielas é relação r/l

                                    999 cm3 é 71 mm é 62,9 mm é 129,75 mm é 0,242

                                    1.389 cm3 é 77,6 mm é 73,4 mm é 129,75 mm é 0,282

                                    1.598 cm3 é 79 mm é 81,5 mm é 129,75 mm é 0,314

                                    1.796 cm3 é 80,5 mm é 88,2 mm é 129,75 mm é 0,339

                                    bom, se conselho fosse bom, se cobrava né…heheh

                                    mas tipo, se quiser partir pra forjar e talz, (se vc tiver grana de boua é claro) pensa na possibilidade de comprar um bloco 2.0 16v e montar ele fora do carro....

                                    [snapback]471827[/snapback]

                                    mais ah questão ?…

                                    com essa biela e pistao original... aguenta uns 0,6... 0,7 de pressão no max... passo disso ja é um risco alto demais...

                                    o problema ?.. quebrou biela elas vao querer ver o tempo.. ai o bloco vai pro saco tb... ai que vem o preju...

                                    eu achei as bielas pra esse motor.. bielas scat pra gm 1.8 familia 1 na folego... o cara passou 1200 reais pra avista. é um preão legal se tratando de um motor que naum é um ap.. o preão é parecido com as bielas de ap que é comercializadas por ae...

                                    o problema naum seria tanto os pistoes... os pistoes eu mando destaxa ele ja da uma aliviada... aguenta roda com 1kilinho de pressao legal ae... o problema maior sao as bielas.. se vc pensar a biela que esta no 1.8 que tem 103cv e 17-18kgmf de torque.. é a mesma que ta no 1.0 com 65/70cv e uns 9-10-11-12kgmf de torque sei la....

                                    entao ela ja ta aguentando bastante coisa...

                                    se eu colocar biela e pistao forjado... ai a pressao sobe haeuhaeuhaeuhaeuh

                                    abraços

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #41

                                      com essa biela e pistao original… aguenta uns 0,6... 0,7 de pressão no max... passo disso ja é um risco alto demais...

                                      o problema ?.. quebrou biela elas vao querer ver o tempo.. ai o bloco vai pro saco tb... ai que vem o preju...

                                      eu achei as bielas pra esse motor.. bielas scat pra gm 1.8 familia 1 na folego... o cara passou 1200 reais pra avista. é um preão legal se tratando de um motor que naum é um ap.. o preão é parecido com as bielas de ap que é comercializadas por ae...

                                      o problema naum seria tanto os pistoes... os pistoes eu mando destaxa ele ja da uma aliviada... aguenta roda com 1kilinho de pressao legal ae... o problema maior sao as bielas.. se vc pensar a biela que esta no 1.8 que tem 103cv e 17-18kgmf de torque.. é a mesma que ta no 1.0 com 65/70cv e uns 9-10-11-12kgmf de torque sei la....

                                      entao ela ja ta aguentando bastante coisa...

                                      se eu colocar biela e pistao forjado... ai a pressao sobe haeuhaeuhaeuhaeuh

                                      dai sim né….

                                      bom, já ouvi gente dizer que as bielas dos 1.4/1.6 efi antigos, são bem mais resistentes que essas bielas dos motores novos ....

                                      eu só vi visualmente de relance as duas, e dapra perceber que são realmente mais resistentes...

                                      bom tenho um amigo que roda numa pickup corsa, acho que é 96 , fez o motor e abrio pra 1.8, usou as mesmas bielas, só que o motor é bem destachado...tá rodando com 1.5 bar...mas a turbina é minuscula pro motor, uma gt22...

                                      naum sei como naum quebra, pq ele esmirilha direto.....huahauhuha

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #42

                                        com certeza o ideal é abrir antes e olhar, como o r/l é alto a tend?ncia de ovalizar os cilindros é maior então preicsa medir pistão e cilindro e ver se usa tudo std, se abre pra proxima medida ou se encamisa (tudo são opções)

                                        o pistão iapel que falei só serve pra 1.6 porque aí a altura do pino permite a montagem..no vira do 1.8 o pistão ficaria mais alto e certamente pegaria nas valvulas…alémd etaxar o motor

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                                          escreveu em última edição por
                                          #43

                                          com certeza o ideal é abrir antes e olhar, como o r/l é alto a tend?ncia de ovalizar os cilindros é maior então preicsa medir pistão e cilindro e ver se usa tudo std, se abre pra proxima medida ou se encamisa (tudo são opções)

                                          o pistão iapel que falei só serve pra 1.6 porque aí a altura do pino permite a montagem..no vira do 1.8 o pistão ficaria mais alto e certamente pegaria nas valvulas…alémd etaxar o motor

                                          [snapback]471929[/snapback]

                                          bom, eu nem cogito um motor com r/l do naipe do 1.8 hein….hehehe

                                          e pela pouca diferença de cilindrade nem rola né....

                                          1 Resposta Última resposta

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