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Calculo.

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  • R Offline
    R Offline
    RodrigoLóke
    escreveu em última edição por
    #3

    acho meio complexo demais este assunto para se resumir a uma formula.

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #4

      não existe formula teoricamente calculada, mas até tem uma formula empirica que dá a noção do tamanho dos dutos, saiu numa autopower de um ou dois anos atrás… se eu achar ela na coleção eu posto, mas adianto que é mais tentativa e erro do que realmente uma conta fechada.

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      • D Offline
        D Offline
        daniel_fabricio
        escreveu em última edição por
        #5

        chuto que o di?metro do cano não deve ser muito maior que o duto de escape em si.

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #6

          opa, dei uma mancada…a formula é pra calcular o comprimento dos tubos prim?rios e não o di?metro... aí snme não tem formula,

          acho que realmenbte vc usa dutos de di?metro próximos aos internos do cabeçote, se usar muito menor vira uma restrição se usar muito maior perde velocidade...

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            PrEsA
            escreveu em última edição por
            #7

            a maneira para calcular o tubo é tentar sincronizar cada exaustão do motor (2 a cada volta para um 4 cil) com a frequencia de resson?ncia do fluido neste tubo….

            mas como temos a temperatura variando muito, e nem ao certo sabemos qual a composição correta do fluido no escape, isto é muito difácil de se calcular, apesar de eu já ter visto algumas formulas.

            o método erro/acerto tem sido mais vêlido que o cálculo, sem contar que temos a experiencia contando muito neste caso.

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              TuningBrasil
              escreveu em última edição por
              #8

              acho que o thiagones tem a manha… :p

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              • A Offline
                A Offline
                Adriano Sushi
                escreveu em última edição por
                #9

                acho isso um assunto q da mt pano pra manga, pq em turbo ja vi coletor de scap com canos de 2,5 o_o vide o gol da belquip

                mas pra aspro acredito q pouca coisa maior q o diametro dos dutos do cabeçote seja sulficiente, ja q maior q isso os gases perderiam o fluxo e com isso reduziria a velocidade deles…

                falow

                adriano nogueira

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

                  este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

                  agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Adriano Sushi
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

                    este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

                    agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

                    [snapback]532713[/snapback]

                    bom over o caso q citei la eh de um carro exclusivo pra pista então pegar mais tarde não eh tanto problema…

                    mas esse caso q vc cito ai não amarra o motor não? pq coletor menor q os dutos isso não gera aquecimento não sei la restringe em um lugar q não deveria, e eu acredito q isso tb faria a turbina enxer mais tarde...

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      Adriano Sushi
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      opa desculpa ae, entendi errado (dutos do tamanho dos do cabeçote, tinha entendido q eram menores….) e não deu pra editar....

                      mals ae

                      adriano nogueira

                      1 Resposta Última resposta
                      • H Offline
                        H Offline
                        HMF
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        pessoal, aí estão duas f?rmulas, retiradas de uma revista.

                        são aproximações práticas de cálculos complexos, então só testando

                        para saber se funciona.

                        seria interessante se alguém pudesse testar e nos informar os resultados…

                        f?rmulas publicadas na revista hot né 52:

                        cr?dito: sórgio pires, da sórgio performance

                        cálculo para um motor 2.0 com rotação máxima de 6.500 rpm

                        comprimento do cano = (13.000 x duração do escape no comando) / (rpm máxima x 6)

                        ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                        atenção: o comprimento acima conta a partir da válvula no cabeçote - então, segundo a revista, num motor ap tem de descontar 7 cm, que é a dist?ncia

                        entre a válvula até a face em que o coletor é aparafusado.

                        então, o comprimento do coletor é de 86,3 cm.

                        di?metro do cano = 2 x raiz quadrada de ( (2 x volume do cilindro) / (3,14 x comprimento) )

                        ex.: 2 x raizquad ( (2x500) / (3,14 x 93,3) ) = 3,69 cm de di?metro interno

                        f?rmula editada em 26/agosto a pedido do autor do post

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          RodrigoLóke
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          acho que o thiagones tem a manha… :p

                          [snapback]532702[/snapback]

                          tem sim…... :d

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            Mozart
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                            pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                            1 Resposta Última resposta
                            • H Offline
                              H Offline
                              HMF
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                              pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                              [snapback]532812[/snapback]

                              caraca :p

                              digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                              a f?rmula correta é :

                              comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                              ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
                                ? Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #17

                                caraca   :p

                                digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                                a f?rmula correta é :

                                comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                                ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                                [snapback]533238[/snapback]

                                editado la conforme seu pedido.

                                1 Resposta Última resposta
                                • H Offline
                                  H Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  valeu

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
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                                    AIRpower
                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    nossa bastante interessante a f?rmula, mas acredito que só a experiencia e as tentativas podem resultar em uma escolha perfeita, já que acho meio estranho definir o di?metro somente pela duração do comando e rotação máxima. e quando for turbo, independe do turbo compressor/pressão utilizada? :p mas de qualquer forma f?rmulas foram feitas para serem usadas, só que nessa caso, ao menos pra mim só como base.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
                                      P Offline
                                      porva
                                      escreveu em última edição por
                                      #20

                                      dura?ao do comando com que folga?

                                      1 Resposta Última resposta

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