Quebrei o motor…
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então pessoal, hoje subi a pressão da turbina para 2,0kgf/cm^2 estava acertando o carro, tinha dado umas puxadas de leve acompanhando a pressão/sonda/gtreco, percebi que tinha acertado a pressão mas a mistura ainda estava fina
indo pra casa para engordar o carro passou um passat turbo por mim, resolvi não perder a oportunidade, resultado: dei uma das melhores sapatas que já dei com esse carro, mas 5?~6000rpm escuto um estouro, pelo espelho vejo alguma coisa picando na rodovia e tapo a rod 277 de fuma?a
resultado: dois pistões quebrados, cabeçote trincado…
desculpem a foto ruim, mas até minha m?quina quebrou hoje rsrs
agora vamos ao que interessa:
vou montar um cabeçote melhor, com um trabalho mais elaborado, o motor é chevette 1.6 com comando 286? e 2e 22/26.
preciso de dicas:
**qual turbina compro?
a - biaggio aut 917, frio .50r ?53,5mm / quente .63m ?52mm
b - biaggio aut 916, frio .50r ?53,5mm / quente .50m ?58mm**
por favor quem tiver 1.6/1.8 animado ou carreta posta aí para que eu poder escolher e comprar a turbina ainda este mes
se escolher a segunda, me faça feliz e diga que meu motor consegue enche-la rs
**qual pistão coloco:
a - chevette novamente e fico com algo próximo de 8,0:1 de taxa
b - ap 2.0 e vou pra algo próximo de 6,8:1 de taxa**
acho que vou tentar mais uma vez sem forjados rs
qualquer dúvida na configuração do meu carro ou informações é só falar
abraço,
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ai é embassado hein truta, carro sem acerto e esticar 4? ou 5? é certeza total que quebra nao tem jeito, ainda mais com essa pressão, nos classificados tem um cabeçote de ap 2.0 é venda acho que estava 300 ou 350 reais, confere lá
eu ja quebrei algumas veses agente acelera sabendo que vai quebrar mais acelera srrs eu ja coloquei rpessão total total em uma turbina apl 240 e dosador pequeno e giclagem pequena naoi faão idéia da pressão mas de 3? quando a turbina quebrou muito forte ja eram 3 pistoes rsrsrsrrs mas nunca me esqueão daquela puxada foi muito forte e ignorante ehhehe boa sorte da proxima vez, mas parece que nem é agente que acelera o carro as veses rsrsrs
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pior que nem estava t?o fino, já tinha subido 10 pontos de gicle e baixado um pouco o econostato, mas fazer o que né, a emoção contou mais que a raz?o, agora vem a conta rs pelo menos que venha com up rs
lembrando que é motor de chevette
abraço,
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complicado andar com menos q 7:1 de taxa num motor 1.6. não tem como usar os pistões de ap 2.0 (sempre da mahle) e rebaixar um pouco o bloco até chegar em ~8:1?
qto as opções de turbo, a 917 é a q eu escolheria entre as duas.
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olha so eu não sou muito a favor de usar eixo menor que rotor, mas como vc esta com a taxa la em baixo seu carro vai ficar ruin de torque e em baixa rpm.
se vc puder deixar esse carro com mais de 8 de taxa eu aconselharia vc usar uma .50r com 52mm rotor .58bi com 54 ouy 56 mm de eixo ai teria que testar as configs e ver no que dava mas ainda eu iria de 56mm hehehe
abraçosssssss
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chevete é torcudo… nao se teocupem com taxa nao...
eu colocaria pistao fojedo pra andas com esses 2k ai...
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agora estava com apl frio .42 ?44mm / quente .48 ?49,5mm.
tem um vizinho meu que usa uma k24 em um fiat 1.6, realmente é muito bom o carro, mas será ela encaixa perfeitamente no coletor que eu tenho?
antes estava com 1,6kgf/cm^2.
no momento da quebra estava com 18?i-26?f de ponto, mas não acredito que foi este o motivo, já que eu estava percebendo uma diminuição na sonda mesmo
quanto a cabeçote de monza acho que fica muita adaptação, eu prefiro gastar esta grana com outros upos
então fl?vio, quero tentar mais uma vez com pistão original pois quando abri o motor me pareceu claro que o que quebrou foi falta de acerto e não resistencia do pistão
abraço,
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o pezinho da k24 é igual de t2, so que invertido… vc teria que fazer uma flange, ou adaptar uma caixa quente de t3 nela....
o que eu mais gostei nessa turbina, foi a eficiencia termica... antes, com a gt-25 e intercooler, a temp de ar chegava facilmente a 60graus na estrada.. agora, raramente eu vejo passar de 45... so quando pego transito pesado, pois o meu escape fica em baixo da pressurização... ai nao tem geito...
outro dia, que tava frio pra cacete aqui em sp, voltei de sp pra casa (atibaia) subindo a serra, a temp maxima que chegou fou 17graus... devia ta uns 12 a 13 graus naquela noite...
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parece mais quebra por falta de resistencia mecânica do q por mistura pobre.
como se vc tivesse extra?do mais potencia do q o pistão suporta.
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geralmente por falta o pistão da uma derretidinha ali nas canaletas, não?
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muitas vezes chega a furar a caneleta e gruda os anéis na canaleta também.
o fato de ter rompido próximo ao furo do pino dá a impressão de que a força de tração (perpendicular ao pino) foi tão alta que acabou rompendo a parede do pistão. tópico de alta potencia + alta rotação.
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pessoal nada a ver, mas me digam quais sao essas 3 marcas na lateral do pistao, canaleta, anel, sei la os nomes
a 1? e 2? vindo da cabeca parecem iguais, a 3? q parece ser diferente
muito interessante ver em detalhe o q quebrou realmente no pistao, eu q nao manjo nada e nao conheco, fiquei meio impressionado
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a 1? e 2? marcas são anéis de compressão e a 3? que é mais larga é o anel raspador de óleo.
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pela foto, eu tb truco q foi mt potencia e ou mt ponto… qual a taxa desse motor mesmo?
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quer uma receita???
compra pistão iapel forjado (com os pinos forjados)
medida original de chevette: 82 mm (nos aps é 1 mm é mais)
diametro do pino: 20mm (no chevette é 23 mm, mas é só embuchar as bielas)
altura do pino: 32,30 (fica 0,93 mm abaixo do topo do bloco)
cilindrada original: 1.599,10 cm3
taxa vai ficar entre 8,5~9,0 se tiver usando cabeçote de 1.4
eu uso essa configuração no meu chevette, e 2,5 bar ele aguenta fácil, só a caixa de marcha q sofre estou na 3a caixa e tentando uma melhor solução
uso cabeçote de 1.4 trabalhado com valvulas de monza 2.0, comando jpf indeco 296/280 (esc/adm), polia regulavel, bla bla bla
ahhhh, estou vendendo o carro xd