Mitos e verdades da ignição
-
pessoal uma duvida a nivel de conhecimento coisa besta, q achei q nao deveria abrir outro topico pra isso, se acharem q é melhor eu faco entao….
fucando eu vi como é o esquema da bobina do golf
pino 1 sinal de iginicao cil 1 e 4
pino 2 alimentacao
pino 3 sinal de iginicao cil 2 e 3
pino 4 massa
pois bem, muito se ouve falar de adaptar bobinas msd e outras, mas o mais normal e de facil acesso seria a velha conhecida bobina de mi, pois bem, me digam com 4 bobinas de 3 fios dessas de mi
eu derivando o pino 1 e 3 em 2 pra chavear as respectivas 2 bobinas, e derivando pino 2 e 4 em 4 pra alimentar as 4 bobinas, na saida de cada bobina poderia ligar direto em cada vela? acho q é mais facil derivar o fio no chicote na entrada da bobina q tentar derivar o cabo de vela...
seria isso a adaptacao? sem qq truque?
-
rapaz, o problema é que fazendo isso, dependendo da potencia de cada bobina, vc vai exigir mais do canal da i.e. que vai ter que chavear 2 bobinas e nao 1 em cada canal…
faz o seguinte, levanta qual a impedancia do primario de 1 canal da bobina original de 3 fios, e qual a impedancia do primario da bobina que vc prentende colocar 4. (primario é onde vai ligado na i.e.)
provavelmente a i.e. original nao vai suportar trabalhar com 4 bobinas ao inves de 2(2 pq vc ta falando de uma bobina dupla certo?), exceto se as 4 bobinas juntas, nao tiverem mais potencia que as 2 originais. mas ai, qual seria o ganho né?
na minha opiniao, vc precisaria de um circuito com transistores individuais pra derivar, duplicando a potencia. e a alimentacao, deveria usar um rele separado.
-
meu medo de qq circuito e ainda usando rele seria a velocidade
-
retornando ao tópico…
especificação técnica da msd:
deixa claro que centelham durante 20? algo em torno de 2000mj (ciclo de 12 fa?scas) ..são fa?scas sequênciais após 3000rpm será uma única fa?sca..obviamente não sera de 2000mj
já outros fabricantes tem módulos que emitem uma única fa?sca de potência ..independente da faixa de rpm.. aplica 800v/320mj ou 1000v/500mj sobre o prim?rio da bobina :
como se pode constatar são duas abordagem para uma mesma aplicação.. qual é a mais indicada para motores preparados….?
a tátulo de curiosidade ja ouviram falar em:
-
meu medo de qq circuito e ainda usando rele seria a velocidade
[snapback]682690[/snapback]
rele é pra alimentacao. virou a chave, ele liga, desvirou, ele desliga. durante todo o funcionamento, ele fica ligado.
o circuito seria pra vc duplicar os transistores que existem dentro do modulo original, duplicando a potencia que poderia ser gerenciada. nao tem problema algum com velocidade, mas tem que ser escolhidos os transistores corretos, que consigam gerar poas faiscas, equivalentes as originais, porem com o ganho da individualidade. nao tem problema algum com a velocidade.
-
ja foge ao meu conhecimento, pensei q usaria o rele pra ficar chaveando…..
qnt ao post do xtreme, é uma verdadeira pancada esse ignicao nao msd, acredito q dessa forma force de mais o primario da bobina original
-
a tátulo de curiosidade ja ouviram falar em:
video - velas de ignição rastreante
[snapback]682693[/snapback]
-
eu pude constatar uma coisa bem interessante recentemente.
tenho um gol 1.0 16v turbo adaptado. montei um sistema de ignição com modulo msd 6al, bobina msd blaster ss e cabos de vela msd.
o rendimento do motor melhorou em todos os aspectos mas uma coisa foi constatada. de nada adianta vc ter um bom sistema de ignição e não ter uma vela que acompanhe o pique do conjunto. no caso, eu uso velas v-power grau 9.
após a instação do conjunto, abri o gap para 0.9mm … o carro só dava excesso. após fechar o gap para 0.65mm a coisa mudou e o carro começou a andar pra frente como realmente deveria.
neste exato momento, estou atrás de um jogo de egv para fechar o conjunto de ignição.
uma coisa é fato comprovado, um bom conjunto de ignição rende ótimas melhorias no rendimento do motor mas ainda assim, não faz milagre.
-
[snapback]682706[/snapback]
-
eu pude constatar uma coisa bem interessante recentemente.
tenho um gol 1.0 16v turbo adaptado. montei um sistema de ignição com modulo msd 6al, bobina msd blaster ss e cabos de vela msd.
o rendimento do motor melhorou em todos os aspectos mas uma coisa foi constatada. de nada adianta vc ter um bom sistema de ignição e não ter uma vela que acompanhe o pique do conjunto. no caso, eu uso velas v-power grau 9.
após a instação do conjunto, abri o gap para 0.9mm … o carro só dava excesso. após fechar o gap para 0.65mm a coisa mudou e o carro começou a andar pra frente como realmente deveria.
neste exato momento, estou atrás de um jogo de egv para fechar o conjunto de ignição.
uma coisa é fato comprovado, um bom conjunto de ignição rende ótimas melhorias no rendimento do motor mas ainda assim, não faz milagre.
[snapback]682710[/snapback]
tente usar a bcpr9es….........uso + de 4 anos já
-
eh com o sextavado pequeno neh, pra 16v e ap fluxo cruzado…?? onde acho essas velas?? to com o carro parado sem velas.. :s
[snapback]682940[/snapback]
se tiver dificil de achar, ou se tiver muito caras, compre umas bpr9es ( que são de dt200, baratissimas) e manda tornear o sextavado pra 16mm
fizemos isso pra montar num palio 1.4 esse mes aqui
-
eh com o sextavado pequeno neh, pra 16v e ap fluxo cruzado…?? onde acho essas velas?? to com o carro parado sem velas.. :s
[snapback]682940[/snapback]
comprei as minhas na velauto na lapa em sampa…..o 1? jogo troquei c 40k kms de turbo e tavam perfeitas.
o gustavo auad aqui do fórum vende....mp p ele.
-
essas de dt 200 não vão segurar o tranco também … teoricamente ela são mais simples que as v-power. quero um jogo de egv ou iridium que é para não ter xab? mesmo.
mesmo assim, valeu pela dica
[snapback]682991[/snapback]
como assim fabio?
o que ela não aguentaria ?
sim, ela é uma vela bem simples, ali?s, a mais simples da ngk (e por isso as mais baratas )
só tem eletrodo projetado de a mais … sao diretas, e eletrodo do mais simples que existe.
eu uso delas h? 3 anos no meu carro (bp8es) , pelo preço, e pela facilidade de encontrar
-
… teoricamente ela são mais simples que as v-power.
ganhei do tonhão 1 jogo de velas q são usadas no dragster…...... v10 power
instalei no vts e já ligou esquisito, o carro apagava do nada, morria em giro alto, até o painel ficou maluco c o contagiros oscilando da lenta até o corte tirei na hora
conhecido de brasília insistiu e queimou a central (ecu)
-
ganhei do tonhão 1 jogo de velas q são usadas no dragster…...... v10 power
instalei no vts e já ligou esquisito, o carro apagava do nada, morria em giro alto, até o painel ficou maluco c o contagiros oscilando da lenta até o corte tirei na hora
conhecido de brasília insistiu e queimou a central (ecu)
[snapback]683138[/snapback]
?, tem carro com injeção (a maioria) que não aceita vela direta. o ruido deixa a injeção doidinha…
mas as de dt200 são resistivas bpr9es
tomando o cuidado de pegar uma resistiva dificilmente terá problemas.
os após aceitam de boa velas diretas… eu uso desde que montei, sem nenhum piti da ie