raphael, eu ando com 8,5 (original do meu motor a gasolina)…... será que da tanta dif assim/?¿......
para a mesma pressão, maior taxa de compressão sempre trará mais potência (até certo limite, claro).
tem um teste legal que um americano fez com um sr20det (motor turbo da nissan) onde só alterou a taxa de compressão e refez o acerto é claro, pois muda curva de avanço e consequentemente combustível (você sabe que alteração de avanço muda também afr né?).
a diferença de potência e torque é signficativa, e se não me engano ele foi de 9,5:1 para 10,5:1...onde o ganho é menor do que quando se sai de uma taxa mais baixa como é seu caso.
só que taxa de compressão mais elevada perdoa menos erros em relação a mistura e avanço, então num carburado com distribuidor eu não arriscaria uma taxa mais alta como 10:1 ou mais.
to ligado. realmente nao quero meter taxa..... mas seila acho que 8,5 é muito baixa apesar do carro andar relativamente normal (onde eu acho que a msitura nao ta ficando 100% por culpa do carb+valvulas e cabecote modificados).
o ponto tb joguei pra baixo..... ta 16~26....justamente pra evitar possiveis problemas.
quando tiver que abrir o cabecote vou pedir pra tirar 1mm..... a taxa iria pra quase 10 ja certo?¿.....
*** heuheue acho que justamente por essa pouca taxa que meu motor nao explodiu quando a valvula de alivio travou e pressurizei quase 3 bar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk