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Uma duvida q me persegue…

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    RodrigoLóke
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    #23

    fera,

    folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.

    fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.

    e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.

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    isso é verdade e não funciona só pra motos não

    com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar

    e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe

    [snapback]596106[/snapback]

    poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

    por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

    1 Resposta Última resposta
    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #24

      poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.

      por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.

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      f?la láke ;)

      só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

      carro turbo gosta de mais duração no escape.

      então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

      e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ??? :ham:

      eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera. :^^:

      abraço. :p

      1 Resposta Última resposta
      • Q Offline
        Q Offline
        quarteto
        escreveu em última edição por
        #25

        f?la láke   ;)

        só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

        carro turbo gosta de mais duração no escape.

        então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

        e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

        eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

        abraço. :p

        [snapback]596248[/snapback]

        eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

        sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #26

          …em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

          instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

          hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

          a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

          mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

          to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

          1 Resposta Última resposta
          • Q Offline
            Q Offline
            quarteto
            escreveu em última edição por
            #27

            instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

            hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

            a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

            mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

            to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

            [snapback]596296[/snapback]

            ? verdade, tinha esquecido disso…bom, de qqer forma tem q se pensar direitinho ao mexer em folga de válvula de escape...

            uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro...e isso pode influenciar

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              Adriano Sushi
              escreveu em última edição por
              #28

              não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...

              pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #29

                uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro…e isso pode influenciar

                sim…vc está totalmente certo....

                p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                mas a galera adora fazer o contrário :p

                tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

                1 Resposta Última resposta
                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #30

                  sim…vc está totalmente certo....

                  p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa :^^:

                  caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.

                  mas a galera adora fazer o contrário :p

                  tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio :ham:

                  [snapback]596353[/snapback]

                  ainda assim normalmente a pressão fica mais alta no escape do q na admissão…? claro q a diferença de pressão escape/admissão não fica absurda como se usar uma caixa quente pequena pra aplicação do motor, mas ainda assim a pressão no escape é um pouco maior...

                  e o q o adriano postou tb procede....antes da turbina fica bem quente o escape...

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    Tim
                    escreveu em última edição por
                    #31

                    instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?

                    hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.

                    a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável

                    mistura pobre = quente.............rica = frio :ham:

                    to falando de 1 motor todo original de fábrica :p

                    [snapback]596296[/snapback]

                    ponto de ingição influencia tanto quanto mistura na temperatura do escape.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #32

                      ponto de ingição influencia tanto quanto mistura na temperatura do escape.

                      [snapback]596358[/snapback]

                      instalei a injeção perfect power no meu carro tem + de 1 ano.

                      faão viagens p sampa c o lambda meter ligado e o lap top no banco do passageiro

                      vou futucando no ponto daquê lá e não percebo diferença de temp no escape.

                      deve alterar sim…..mas tão pouco q nem percebo.

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        RodrigoLóke
                        escreveu em última edição por
                        #33

                        f?la láke   ;)

                        só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )

                        carro turbo gosta de mais duração no escape.

                        então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???

                        e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???  :ham:

                        eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.  :^^:

                        abraço. :p

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                        fala thiago,

                        não sei o que você quer dizer com apertar , mas quando menor a folga de válvula no escape, menor a duração do mesmo.

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #34

                          eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....

                          sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?

                          [snapback]596260[/snapback]

                          teoricamente as valvulas de inox aguentam mais calor sem dilatar/deformar e ainda são um pouco mais leves.

                          tem as de titanio também que elevam essas caracteristicas mais ainda…...agora o precinho.......... :p

                          não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...

                          pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...

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                          lembrando que a valvula tá vendo a temperatura da camara de combustão e não na saida do escape…. :^^:

                          fala thiago,

                          não sei o que você quer dizer com apertar , mas quando menor a folga de válvula no escape, menor a duração do mesmo.

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                          pra mim quanto menos folga mais duração…............. :ham:

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
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                            RodrigoLóke
                            escreveu em última edição por
                            #35

                            pra mim quanto menos folga mais duração…............. :p

                            [snapback]596430[/snapback]

                            tá certo…..? exatamente isso confundi....

                            quanto maior a folga, menor a duração.

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              Visitante
                              escreveu em última edição por
                              #36

                              tá certo…..? exatamente isso confundi....

                              quanto maior a folga, menor a duração.

                              [snapback]596704[/snapback]

                              então agora entra no racioc?nio e responde minha pergunta anterior :p

                              :ham:

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #37

                                então agora entra no racioc?nio e responde minha pergunta anterior   :p

                                :ham:

                                [snapback]596706[/snapback]

                                quanto a dilatação térmica linear do material, vou dar uma verificada aqui no meu trabalho a respeito disso.

                                porém a questão de usar válvula em inox está mais ligada a dissipação de calor do que propriamente ao coefici?nte de dilatação térmica. o aão inoxidável tem uma capacidade maior de transmissão de calor que o aão carbono.

                                com relação a usar uma foga mais apertada que a recomendação do fabricante, minha opnião é que só vai te gerar problemas. quanto maior o giro do motor, menor será a folga, até que em uma determinada rotação você vai impedir a vedação da válvula com a sede o que vai te gerar perda de compressão.

                                qual sua opnião a respeito ?

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #38

                                  complementando,

                                  pode até ser que pelo fato da valvula de inox possuir uma troca térmica mais eficiente, ela se dilate menos e consequentemente permita trabalhar com uma folga menor do que a recomendada pelo fabricante. porém isso é só um achometro . tem que pagar pra ver

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    #39

                                    respeitem as folgas minimas, e se for pro pau msm, usa as maiores. se quiser mais duracao, muda o comando.

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #40

                                      respeitem as folgas minimas, e se for pro pau msm, usa as maiores. se quiser mais duracao, muda o comando.

                                      [snapback]597070[/snapback]

                                      vou dizer pela 4-5 vez no mesmo tópico. prometo ser a ultima. :ham:

                                      a questão não é ter maior duração a questão é equalizar o motor :p

                                      1 Resposta Última resposta

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