Cambio maxtor vs sapinho
-
já se imaginou dentro de um carro com dente reto indo e voltando do trabalho todo dia?
[snapback]412867[/snapback]
isso eh um sonho..
-
-
dente reto vc tem menos superficie de contato, o dente eh assim pq eh mais facil de fabricar nao pq eh melhor
[snapback]412708[/snapback]
sei nao hein? uma vez aki comentouse de que o dentre reto server para torcer o eixo das engrenagens em um unico sentido, dai eh mais dificil a quebra..
os elicoidais (sei la como escreve) torve o eixo lateramente também, pois isso a quebra eh mais fácil…
se eu um dia quebrar meu pg eu choro
-
já se imaginou dentro de um carro com dente reto indo e voltando do trabalho todo dia?
[snapback]412867[/snapback]
? bem chatinho o barulho…pra um carro destinado a andar na rua diariamente é um saco...eu andando de passageiro achei por 5 minutos legal, depois disso o barulho é irritante
-
sei nao hein? uma vez aki comentouse de que o dentre reto server para torcer o eixo das engrenagens em um unico sentido, dai eh mais dificil a quebra..
os elicoidais (sei la como escreve) torve o eixo lateramente também, pois isso a quebra eh mais fácil…
se eu um dia quebrar meu pg eu choro
[snapback]413617[/snapback]
mas o que quebra em o eixo, o miolo ou os dentes?
os dentes helicoidais tem mt mais superficie de contato, digamos q 60% no minimo a mais, entao vc tem 60% mais material para dissipar a força do que em um dente reto, mesma coisa tenta quebrar a ponta de uma faca e de uma faca com ponta redonda
o q helicoidal pode fazer eh comer mais um lado onde a engrenagem gira soh, fora isso nao vejo nenhum outro maleficio dela comparada a uma de dente reto
-
naum consegui pegar o arquivo q bosta
se o arquivo refere-se ao som de um cambio dente reto isso quer dizer q é o som do cambio maxtor e naum sapinho como taum comentando
sobre o forma de como os dentes estao dispostos nas engrenagens (helicoidal ou reto), sem duvida q pra se tornear uma engrenagem com dente reto é muito + facil do q helicoidal. dente helicoidal deve ter uns 40% a mais no seu comprimento, acho dificil chegar a 60%.
o q define a resistencia a impacto e esfor?o, é o material e tratamento termico ou banho quimico utilizado. se ambos as engrenagens forem confeccionadas da mesma forma, a helicoidal tende a ser mais resistente.
a duvida maior é a seguinte: as engrenagens sapinho sao mais caras somente por serem helicoidais???
-
atualmente estou andando com original, mas tenho uma aqui de dente reto da maxtor, usei durante um tempaum, é muito engraçado as pessoas olhando pro carro com cara de espanto. mas o melhor mesmo da caixa é vc sair no sinal e ainda com a 1? engatada e o carro ao lado já trocou pra 2? marcha e vc de 1? e quando ele já está quase trocando pra 3? vc dá uma esticada ainda de 1?.
isto naum tem preço.
-
com a 1? engatada e o carro ao lado já trocou pra 2? marcha e vc de 1? e quando ele já está quase trocando pra 3? vc dá uma esticada ainda de 1?.
mesmo eu com meu pg zinho, 60 de 1? e 100 de 2? eu fico brincando com meu pai de celta…
usa 2 marchas e ele tem que usar 4
-
-
dentes retos: engrenam com todo a superficie de contato, logo o esforco é maior, e a chance de quebra maior, mas é de usinagem mais facil
-
dentes helicoidais: engrenam suavemente logo o material sofre menor fadiga e o esforco é mais distribuido, alem de nao desperdicar energia com ruido
fonte: livro de projeto de maquinas
-
-
-
dentes retos: engrenam com todo a superficie de contato, logo o esforco é maior, e a chance de quebra maior, mas é de usinagem mais facil
-
dentes helicoidais: engrenam suavemente logo o material sofre menor fadiga e o esforco é mais distribuido, alem de nao desperdicar energia com ruido
fonte: livro de projeto de maquinas
[snapback]414165[/snapback]
em engrenagens de dentes helicoidais, existe uma força lateral perpendicular é engrenagem, o que força o eixo, caixa, apoios e a propria engrenagem.
por isso quebra mais facil.
em engrenagens retas, essa força nao existe.
e pra quebra um dente de engrenagem, é necessario uma força descomunal.
mas pra quebrar o eixo na qual ela esta apoiada, não é muito dificil.
se vc elimina a força que atua no eixo, 90% do problema ta resolvido.
abs..
martin
-
-
não necessariamente. trancos por passar em remendos no asfalto e coisas desse tipo tbm são destruidores.
eu literalmente mo? a engrenagem da 2a., andando só com 1 bar.
[snapback]414233[/snapback]
entao cara, tem esse lance ai..
vc quebra o cambio, abre a caixa e ve os dentes moidos la.
acontece que não quebrou o dente pq ele é fragil, quebrou pq no tranco e/ou no excesso de força transferida, a caixa estufou e a engregagem trabalhou fora da posição normal por um instante. ai quebra mesmo.
qto aos trancos, quebra até em motor original se abusar muito das cambiadas .. em motor turbo entao
-
em engrenagens de dentes helicoidais, existe uma força lateral perpendicular é engrenagem, o que força o eixo, caixa, apoios e a propria engrenagem.
por isso quebra mais facil.
em engrenagens retas, essa força nao existe.
e pra quebra um dente de engrenagem, é necessario uma força descomunal.
mas pra quebrar o eixo na qual ela esta apoiada, não é muito dificil.
se vc elimina a força que atua no eixo, 90% do problema ta resolvido.
abs..
martin
[snapback]414218[/snapback]
ufa, alguem me entendeu…
-
mas tem uma pequena diferenca entre dar 60 no corte e 90 com folga de giro.
[snapback]414044[/snapback]
que carro dá 90 de primeiro com folga de giro? o seu mesmo que nao ?