Carburador antes da turbina
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isso funciona mesmo ou é coisa do passado?
só havia visto esse sistema uma vez numa revista oficina mecânica, que estava instalado em uma chevy com motor opala 4 cil, e depois na autopower, em uma santa matilde, mas agora tem um cara aqui em minha cidade fazendo e diz ser melhor que o sistema tradicional, com o carburador pressurizado. isso é verdade? ou será mais uma lenda dos deuses da performance de cidade pequena?
particularmente, penso que em baixas rotações isso seja uma mer** devido aos obst?culos que o combustável vai enfrentar.
o que vocês acham? alguém já viu?
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eu tenho uma revista gringa aqui que tem um fusca turbo que usa um holley 4bbl na boca da turbina. o bichinho deu 580cv nas rodas com o motorzinho 2.3l air-cooled.
ah…..o texto diz que a turbina é feita para ser usada desta forma. na autopower acho que tambem fala isso, não???
então, nao sei se em um carburadorzinho comum, com uma turbina comum esse set-up funcionaria...
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isso era usado com os antigos ihi, mas a lubrificação da turbina é prejudicada, pois atravṍs dela passa combustável/ar.
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pq prejudica a lubrificação?
o circuito de óleo do turbo é isolado de tudo e não entra em contato com o ar da admissão e nem com os de escape.
ainda hj o q mais se vê (na calif?rnia, capital dos fuscas alterados) é carburador antes do compressor.
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so relembrando…
a ford montou um prototipo de escort xr3 em 1987 com um cht 1.6 alcool turbo (ihi) com um carburador webber antes da turbina, a ideia seria de comercialização, chegaram ate a vender paineis com manometro de pressão (já vi um escort xr3 da primeira geração no brasil com esse manometro), infelizmente a ford desistiu do projeto.
talvez pelo custo-arrecadação que seria inviavel.
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cadá a opção clique para ampliar ???
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nesse caso, linha de combustivel com pressão fixa? economia nessa parte hem…
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meu irmão adora esse sistema e usa a anos. antes num passat (roubado infelizmente) e agora no gol. 1.9, cabeçote, 10 de taxa, com 1,2kg de pressão. sem ruido, sem lag, sem stress….
eu gosto.
abraço.
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já tinha visto essa foto…
bacana o esquema, diferente, mas tem que ser uma turbina relavivamente pequena pra estar girando em baixa e conseguir sugar o combustável não? que turbina é essa?
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existe esse coletor de escape no mercado??? as ideias aki estao fluindo…
ah, na foto ae usa-se bomba eletrica???
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esta turbina é ihi com selo de carvóo.
estes kits foram produzidos pela ishikawajima do brasil que encerrou as atividades em 1991.
o unico inconveniente é ter que usar um turbo com selo de carvão para evitar que o olão lubrificante seja sugado quando a borboleta está fechada
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…e acha essas turbinas com com selo de carvão ainda hjá
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esta turbina é ihi com selo de carvóo.
estes kits foram produzidos pela ishikawajima do brasil que encerrou as atividades em 1991.
o unico inconveniente é ter que usar um turbo com selo de carvão para evitar que o olão lubrificante seja sugado quando a borboleta está fechada
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nao entendi…
penso assim... com a borboleta fechada vai ter vacuo, sim... mas issu nao passa de 1kg... pensando em termos de pressão relativa, se 7a 8 kg de oleo ( a frio ) não conseguem vazar, sera q 1 kg a mais far??
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nao entendi…
penso assim... com a borboleta fechada vai ter vacuo, sim... mas issu nao passa de 1kg... pensando em termos de pressão relativa, se 7a 8 kg de oleo ( a frio ) não conseguem vazar, sera q 1 kg a mais far??
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em desacelerações acho q passa de 1 bar sim, nesse sistema…
o gus poe confirmar isso pra gente....o lance é q qdo a borboleta do carbura fecha a turbina ainda tá girando e acaba criando um vêcuo sinistramente alto...
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em desacelerações acho q passa de 1 bar sim, nesse sistema…
o gus poe confirmar isso pra gente....o lance é q qdo a borboleta do carbura fecha a turbina ainda tá girando e acaba criando um vêcuo sinistramente alto...
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l? vem a joselitisse:
não tem uma válvula de al?vio pra vêcuo?
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todo dia tem um nego achando que redescobriu a engenharia ao falar de coisas que já foram exaustivamente testadas e foram sucesso ou não…e se viabilizaram ou não dependendo se valia a pena.....
no caso de usar carburador antes da turbina tem uma série e vantagens...e uma série maior de desvantagens... algumas por exemplo:
vantagem:
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a mistura é sugada, ou seja o carburador funciona como foi projetado
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a mistura já é emulsionada pela turbina
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o acerto é muito mais rapido porque o sistema é mais limpo de interfer?ncias
desvantagem
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contaminação do óleo, o que exige mancais e selos especiais
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cavitação da turbina.
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obrigatério uso de valvula, ou qdo se fecha a borboleta a pressão é devolvida pelos sistemas de ml (espirra combustivel em alguns casos mais extremos)
a ihi fazia estes kit?s muito bem, mas a técnica usada hoje em dia prevaleceu, em garnde parte devido a problemas de turbinas que ele gerava... não querendo dizer que não funcione...apenas que não fica tão bom qto usar pressurizando (mesmo que faça o carburador trabalhar totalmente fora do que foi projetado)
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em casos de preparação pesada deve ser meio casca o compressor empurrar tanto combustivel….
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bem…fica claro que não é algo de uso di?rio e com compromisso pra alguma durabilidade que não seja 1/4 de milha hehehehehe
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e o monte de gente que anda metendo suplementar na boca da turbina de kit comum? estão errados?
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outra coisa: existe hoje alguma turbina nacional que sirva para ser usada neste sistema?