Uma duvida q me persegue…
-
fera,
folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.
fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.
e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.
[snapback]596098[/snapback]
isso é verdade e não funciona só pra motos não
com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar
e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe
-
fera,
folga na regulagem de válvulas faz uma barulhada da porra em giro alto.
fui mecânico de motos e te digo….testei vêrias regulagens de válvulas em minhas motos.
e qto + folgado menos a moto anda e + barulho faz...............chucalho da porra.
[snapback]596098[/snapback]
isso é verdade e não funciona só pra motos não
com carro é exatamente do mesmo jeito você perde se tiver com muita folga de válvulas e se tiver com muito pouca folga pode ter problemas na hora que tudo esquentar
e carro de corrida com motor girador normalmente se usa a folga recomendada pelo fabricante do comando no escape (cr?tico por causa do calor ali emcima) e na admissão ?s vezes se usa menos que o mínimo recomendado, com ganhos reais medidos em dinam?metro…se usar muita fologa o troão anda pra tr?s...hehehehehe
[snapback]596106[/snapback]
poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.
por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.
-
poxa pessoal, basta ler o tópico para ver que eu nunca falei de usar folga fora da especificação do fabricante.
por exemplo, no caso do ap a gente brinca dentro da especificação do fabricante e mesmo assim dá pra mudar em até 10? a duração tanto na adm quanto no escape.
[snapback]596128[/snapback]
f?la láke
só pensando comunitariamente: ( vamo ai galera )
carro turbo gosta de mais duração no escape.
então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???
e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???
eu tenho minhas opiniões aqui, mas gostaria de ouvir a da galera.
abraço.
-
f?la láke
então, pegando um apz?o, até que ponto vocês acham que compensa apertar a folga do escape pra se ganhar um pouco mais de duração ???
e se usar as valvulas de escape em inox, alguém ja testou deixar uma folga menor que a indicada pela fabrica ???
abraço.
[snapback]596248[/snapback]
eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....
sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?
-
…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....
instalei pir?metro antes de turbinar meu carro…..dava 800?
hj c ele turbo mantenho 750?. e o termopar está na mesma dist?ncia do cabeçote.
a temperatura do escape está diretamente ligado c a mistura de combustável
mistura pobre = quente.............rica = frio
to falando de 1 motor todo original de fábrica
-
[snapback]596296[/snapback]
? verdade, tinha esquecido disso…bom, de qqer forma tem q se pensar direitinho ao mexer em folga de válvula de escape...
uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro...e isso pode influenciar
-
não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...
pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...
-
uma coisa q eu pensei aqui agora e que pode influenciar é a pressão no escape, que fica mais alta q num aspro…e isso pode influenciar
sim…vc está totalmente certo....
p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa
caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.
mas a galera adora fazer o contrário
tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio
-
sim…vc está totalmente certo....
p isso não acontecer é só usar a turbina c a configuração mansa
caracol quente c + volume q o frio......eixo maior em di?metro q o rotor e escape 50% maior em di?metro q o eixo.
mas a galera adora fazer o contrário
tá cheio de preparador colocando caracol 48 ou 58 quente e usando 70 ou 84 frio
[snapback]596353[/snapback]
ainda assim normalmente a pressão fica mais alta no escape do q na admissão…? claro q a diferença de pressão escape/admissão não fica absurda como se usar uma caixa quente pequena pra aplicação do motor, mas ainda assim a pressão no escape é um pouco maior...
e o q o adriano postou tb procede....antes da turbina fica bem quente o escape...
-
[snapback]596296[/snapback]
ponto de ingição influencia tanto quanto mistura na temperatura do escape.
-
ponto de ingição influencia tanto quanto mistura na temperatura do escape.
[snapback]596358[/snapback]
instalei a injeção perfect power no meu carro tem + de 1 ano.
faão viagens p sampa c o lambda meter ligado e o lap top no banco do passageiro
vou futucando no ponto daquê lá e não percebo diferença de temp no escape.
deve alterar sim…..mas tão pouco q nem percebo.
-
f?la láke
abraço.
[snapback]596248[/snapback]
fala thiago,
não sei o que você quer dizer com apertar , mas quando menor a folga de válvula no escape, menor a duração do mesmo.
-
eu particularmente acho meio perigoso mexer demais em folga de válvula de escape, ainda mais em carro turbo…em carro turbo ali é comum a temperatura ficar mais alta do q com um carro sem turbo, o q causa mais dilatação e se a folga tiver apertada a chance de dar merda é maior...ali eu deixria como o fabricante recomenda mesmo....
sobre as válvulas de inox, é uma boa pergunta o aão inox usado nessas válvulas dilata mais ou menos q o material usado nas válvulas comuns?
[snapback]596260[/snapback]
teoricamente as valvulas de inox aguentam mais calor sem dilatar/deformar e ainda são um pouco mais leves.
tem as de titanio também que elevam essas caracteristicas mais ainda…...agora o precinho..........
não c esque?a q a turbina consome mt calor… eficiencia termica...
pra uma real comparação teria q usar o termopar antes da turbina... e não depois mesmo q esteja na mesma distancia do cabeçote...
[snapback]596330[/snapback]
lembrando que a valvula tá vendo a temperatura da camara de combustão e não na saida do escape….
fala thiago,
não sei o que você quer dizer com apertar , mas quando menor a folga de válvula no escape, menor a duração do mesmo.
[snapback]596362[/snapback]
pra mim quanto menos folga mais duração….............
-
pra mim quanto menos folga mais duração….............
[snapback]596430[/snapback]
tá certo…..? exatamente isso confundi....
quanto maior a folga, menor a duração.
-
então agora entra no racioc?nio e responde minha pergunta anterior
[snapback]596706[/snapback]
quanto a dilatação térmica linear do material, vou dar uma verificada aqui no meu trabalho a respeito disso.
porém a questão de usar válvula em inox está mais ligada a dissipação de calor do que propriamente ao coefici?nte de dilatação térmica. o aão inoxidável tem uma capacidade maior de transmissão de calor que o aão carbono.
com relação a usar uma foga mais apertada que a recomendação do fabricante, minha opnião é que só vai te gerar problemas. quanto maior o giro do motor, menor será a folga, até que em uma determinada rotação você vai impedir a vedação da válvula com a sede o que vai te gerar perda de compressão.
qual sua opnião a respeito ?
-
complementando,
pode até ser que pelo fato da valvula de inox possuir uma troca térmica mais eficiente, ela se dilate menos e consequentemente permita trabalhar com uma folga menor do que a recomendada pelo fabricante. porém isso é só um achometro . tem que pagar pra ver
-
respeitem as folgas minimas, e se for pro pau msm, usa as maiores. se quiser mais duracao, muda o comando.
[snapback]597070[/snapback]
vou dizer pela 4-5 vez no mesmo tópico. prometo ser a ultima.
a questão não é ter maior duração a questão é equalizar o motor