teoricamente sim gustavo, mas na real não é bem assim que funciona.
fala ka , por isso disse poderia até diminuir o comb , mas a maioria esmagadora dos taxados(na casa de 15:1) que fazemos , mostram um ligeiro enriquecimento na sonda . mas é tão pouco que as ies conseguem corrigir .
se fosse de acordo com a teoria, qdo vc turbina um motor deveria então baixar a giglagem, ja que o compressor aumenta a taxa din?mica e tb sobraria menos espaço pro alcool, da mesma forma de quando vc reduz o volume das c?maras ao aumentar a taxa rebaixando o cabeçote.
não , não é a mesma coisa . diminuir o espaço e colocar mais ar pra dentro são coisas diferentes , apesar de ambos resultarem em mais taxa . se colocou forçadamente pra dentro um comburente, precisa manter o afr correto do combustável utilizado , o que num motor taxado , não é o caso , pois não admite nem uma grama a mais de ar .
ah, e o motor não vai aspirar menos ar.
menos volume de ar aspirado = menor preenchimento volum?trico = menos rendimento.
opa , isso só é certo na mesma taxa de compressão .
a aspiração não se altera em nada, não esque?a q quem comanda a aspiração é (alem da borboleta) a abertura das valvulas de admissão e o movimento de descida do pistão.
tudo isso é relativo a capacidade volum?trica do motor , certo ?
o menor volume nas c?maras vai apenas comprimir mais aquele volume de mistura admitido e gerar uma explosão mais poderosa justamente pq a mistura foi mais comprimida antes de explodir.
isso ai
sds
gustavo
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exato gustavo, tb acho que não é a mesma coisa, por isso vou contra essa teoria.